As inscrições do Prêmio Paulo Freire, promovido pela
Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
(Alerj), poderão ser realizadas entre os dias 3 e 19 de novembro. O edital da
segunda edição do concurso - que destaca a atuação de profissionais de educação
de escolas e universidades da rede pública que promovem ações inovadoras na
educação - foi divulgado nestas terça-feira (26/10).
A premiação, que é realizado pela Casa desde 2018,
será entregue pela Comissão de Educação no dia 13 de dezembro. Pelas regras do
edital, a escolha dos agraciados ficará a cargo de uma banca de avaliação que
será instituída por nove integrantes: três indicados pela comissão; um indicado
pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe); um pela União de
Professores Públicos no Estado do Rio de Janeiro (UPPES), um representante do
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior
(ANDES-SN); um indicado pela União Estadual dos Estudantes Secundaristas
(UEES); um pela Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro
(AERJ) e um indicado pela União Nacional de Estudantes (UNE).
A homenagem vai contemplar onze áreas de atuação:
projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental;
Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio, Técnico ou
Profissionalizante; do Ensino Superior; do Ensino à Distância; de experiência
pedagógica na área de Ciência e Tecnologia; na área da Educação Popular e da
Educação do Campo.
O prêmio homenageia um dos maiores educadores do país,
Paulo Freire, criador da “Pedagogia da Libertação”, referência mundial da área
pedagógica e atual patrono da educação brasileira. "Estamos retomando a
organização do Prêmio Paulo Freire na Alerj, neste ano, de forma emblemática.
Sob o signo do centenário do nosso grande educador, vamos reconhecer e
valorizar as iniciativas daqueles e daquelas que enfrentaram os impactos da
pandemia na educação e, mesmo no contexto das grandes desigualdades estruturais
e educacionais, promoveram interações pedagógicas potentes entre estudantes e
as instituições de ensino", destaca o presidente da comissão, deputado
Flávio Serafini (PSol).
Fonte: ALERJ
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