JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 29 de maio de 2022

sábado, 4 de junho de 2022

Detran.RJ visita 14 municípios neste mês de junho

 



No mês de junho, o Detran.RJ vai realizar uma nova edição do programa Vistoria Itinerante, com a realização do serviço em 14 municípios do Estado do Rio. O formato móvel evita que os motoristas tenham de se deslocar a outras cidades para fazer os serviços relacionados a veículos, oferecendo mais comodidade aos moradores da região. Para utilizar o serviço, basta realizar o agendamento pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042.

Os donos de veículos terão à disposição os serviços de transferência de propriedade, transferência de jurisdição, transferência de município, alteração de características, inclusão de GNV, licenciamento anual, baixa/inclusão de alienação, mudança de cor, mudança de endereço, retificação de dados, primeira licença, emplacamento e troca de placa para Mercosul, entre outros.

Confira as datas no calendário abaixo:

7/6 - São Francisco de Itabapoana

8/6 - Quissamã

9/6 - Conceição de Macabu

14/6 - Rio das Flores

15/6 - Rio Claro

20/6 - Quatis

20/6 - Itaocara

21/6 - Cambuci

22/6 - São Fidelis

23/6 - Cardoso Moreira

27/6 - Tanguá

28/6 - Arraial do Cabo

29/6 - Silva Jardim

30/6 - Rio Bonito

Prorrogada Campanha Nacional de Vacinação contra gripe e sarampo

 


O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 24 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo para os grupos prioritários, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças.

De acordo com a pasta, a partir do dia 25 de junho os estados e municípios poderão ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis. Já foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses para todo país.


Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são os idosos acima de 60 anos de idade; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Os grupos prioritários somam quase 80 milhões de brasileiros e, até o momento, a cobertura vacinal chegou a 44% desse público.

Fonte: Agência Brasil


Queda de moto deixa dois feridos na RJ 214, Natividade

 


Duas pessoas – casal – ficaram feridas em acidente de trânsito na manhã do dia 03 de junho de 2022, na RJ 214, no trecho que liga os municípios de Natividade e Varre-Sai. De acordo com informações colhidas no local, eles seguiam de moto, quando pouco antes das 11h, a pessoa que conduzia o veículo – retirado do local antes da chegada da Polícia Rodoviária Estadual – perdeu o controle da direção sofrendo queda, a cerca de 300 metros do trevo de acesso ao bairro Morada do Engenho. Com escoriações, as vítimas foram removidas ao pronto socorro do Hospital Natividade, onde passam por atendimento.

Fonte e foto: Rádio Natividade


Dupla é detida com maconha e cocaína em Porciúncula

 



Dois jovens de 18 anos foram detidos com entorpecentes no final da noite do dia 02 de junho de 2022, no bairro João Francisco Braz, Porciúncula. Durante patrulhamento pela RJ 220, militares do 29º BPM desconfiaram do nervosismo da dupla, encontrando com ambos, três papelotes de cocaína e um cigarro de maconha. Autuados na 139ª DP, os envolvidos responderão em liberdade.

Radio Natividade


Parlamento inter-regional se reuniu em Italva

 


Italva sediou no dia 03 de junho de 2022 , mais um encontro do Parlamento Inter-Regional, que reúne vinte e dois municípios das regiões norte e noroeste do estado. A entidade, que congrega representantes de câmaras de vereadores, acontecerá a partir das 14h, na sede do legislativo de Italva.
Fazem parte do grupo, os municípios de Macaé, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã, do Norte; Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema e São José de Ubá, do Noroeste.


Rádio Natividade

FRANK AGUIAR, O ´CÃOZINHO DOS TECLADOS´ JÁ ESTÁ EM VISCONDE PARA ANIMAR A II EXPOSIÇÃO DO CAVALO MANGALARGA

 





O repertório vai desde ‘Lavou tá Nova' até 'Moto Táxi' e 'Morango do Nordeste'. Sucessos que vão animar a noite da II Exposição Cavalo Mangalarga Marchador em Visconde de Imbé, em Trajano de Moraes. E para completar a festa, o 'Cãozinho dos Teclados’ já está no distrito e foi recebido pelo prefeito Rodrigo Viana. O show promete agitar o Parque de Exposições a partir das 24h quando o artista subirá ao palco com sua banda. A programação acontece até domingo (5), e a entrada é gratuita.
Mais uma vez o evento traz diversas atrações, como exposição especializada do Mangalarga Marchador, Copa de Marcha, prova de três tambores, provas de salto, rodeio, shows e praça de alimentação. O público poderá curtir também o show da dupla Cristiano Banni & Daniel, marcado para começar às 22h. A música "Morango do Nordeste" foi uma das mais marcantes da carreira de Frank Aguiar. Ela faz parte do disco "Frank Aguiar vol. 5", que foi lançado em 2000. Nesta sexta vamos poder curtir esse repertório na Expo”, disse o prefeito.
No sábado, dia 4, terá desfile Garota Trajano às 20h e show de Fernando Fernandes a partir das 22h e quando o relógio marcar às 00h, quem sobe no palco principal é Pedro Soberano. A II Exposição do Especializada Mangalarga Marchador encerra a programação no domingo, dia 5, com o show de Marcos Lopes às 18h e 19h a apresentação fica a cargo de Ronaldo & Josi.
“A programação está bem variada e vai incluir provas esportivas no entorno do espaço. Quero agradecer desde já a todas as pessoas envolvidas para que este evento aconteça e seja mais uma vez um sucesso”, comentou o prefeito Rodrigo Viana. As provas esportivas acontecem na com a maneabilidade, que é a passagem por tambores e balizas.


PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES - RJ

Assessoria de Comunicação - Ascom
Douglas Smmithy – MTB FENARJ: 27589/RJ

sexta-feira, 3 de junho de 2022

JORNAL SEM LIMITES EDIÇÃO 355









 

Festa de Santo Antônio de Pádua – Padroeiro do Município de Santo Antônio de Pádua/RJ

 



A trezena em honra ao padroeiro da Cidade, Santo Antônio de Pádua, teve início no dia 31 de maio. Este ano estamos celebrando os 180 anos da Paróquia.

No dia 02 de maio, o Padre Paulo Henriques, foi o celebrante da Missa, e depois do momento de adoração e da palavra, os fiéis puderam desfrutar da boa música e das deliciosas comidas das barracas da festa..

A Imprensa local foi convidada pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, através do seu Pároco Padre Paulo Henriques Barreto, a paraninfar na Santa Missa Trezena em honra ao Padroeiro no dia 02 de maio de 2022, e foi com muita alegria que através da presidente Márcia Nogueira Mendes e do diretor Marcius Michael N. Mendes do Jornal Sem Limites juntamente com os demais da imprensa local estiveram presentes comemorando com gratidão ao padroeiro, na igreja Matriz de Santo Antônio.

Hoje, sexta-feira dia 03 de maio, a missa será celebrada pelo Padre Paulo Rodrigues estará presente para celebrar a Santa Missa, participe dos festejos em honra ao Padroeiro da nossa cidade, Santo Antônio.



























Um dos santos mais conhecidos e venerados no mundo, Santo Antônio de Pádua, também chamado Santo Antônio de Lisboa, cidade onde nasceu, e que segundo a tradição é invocado para encontrar objetos perdidos, o que se deve a um problema que teve com um noviço, e ainda como o santo casamenteiro, devido à ajuda dada a uma jovem pobre. 

Foi declarado Doutor da Igreja por Pio XII em 1946, ficando conhecido como o “Doutor do Evangelho”.

Santo Antônio nasceu em Portugal em 1195 em uma família nobre. Desde criança, consagrou-se à Santíssima Virgem. Em sua juventude, foi atacado por paixões sensuais, mas com a ajuda de Deus as dominou, encontrando sua força nas visitas ao Santíssimo Sacramento.

Foi admitido nos franciscanos no início de 1221, participou em Assis do capítulo geral da ordem desse ano e, mais tarde, foi enviado para pregar em várias cidades, obtendo um grande êxito na conversão dos hereges.

Como as pessoas procuravam estar perto dele e alguns arrancavam pedaços de seu hábito, foi designado um grupo de homens para protegê-lo após os sermões. Às vezes, pregava em praças e mercados. Bastava sua presença para que os pecadores caíssem de joelhos a seus pés.

Mudou-se para Pádua, onde havia trabalhado anteriormente. Denunciou e combateu o vício da usura, mas gradualmente a saúde de Santo Antônio foi se deteriorando e se retirou para descansar na floresta. Sentindo que sua vida estava chegando ao fim, pediu para voltar para Pádua, mas só chegou aos limites da cidade.

Em 13 de junho de 1231, recebeu os últimos sacramentos, entoou um canto à Virgem e antes de partir para a Casa do Pai, disse sorrindo: “Vejo vindo Nosso Senhor”.

Foi canonizado pelo Papa Gregório IX, sem que tivesse transcorrido um ano de sua morte. E foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII.

Um homem desafiou Santo Antônio a provar que Jesus estava na Eucaristia e deixou sem comer por três dias sua mula. Levou o animal ao templo e mostrou-lhe um pasto fresco, mas a mula escolheu ir com o santo, que estava ao lado com uma hóstia consagrada, e ajoelhou-se.

Santo casamenteiro e dos objetos perdidos

Muitos fiéis recorrem a Santo Antônio quando querem encontrar um marido ou uma esposa. Segundo consta, o título de santo casamenteiro se deve a um episódio, no qual uma jovem pobre teria pedido a bênção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento por causa da baixa condição financeira de sua família, a qual não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas e o enxoval. O frei abençoou a moça e pediu que confiasse; passados alguns dias, a mulher recebeu tudo o que precisava e conseguiu se casar.

Além disso, o santo é invocado para encontrar objetos perdidos, talvez porque certo dia um noviço fugiu do convento com um saltério que ele usava. Santo Antônio orou para recuperar o seu livro e o noviço se viu diante de uma aparição terrível e ameaçadora que o obrigou a regressar e devolver o que roubou.

Diz-se também que em uma ocasião, enquanto orava, apareceu-lhe o menino Jesus e o santo segurou-o em seus braços e por esta razão, até hoje, é representado sustentando o menino Deus. Santo Antônio é patrono das mulheres estéreis, dos pobres, dos viajantes, dos pedreiros, dos padeiros, entre outros. Devido à sua caridade com os pobres, com frequência se representa Santo Antônio oferecendo pão a indigentes. Santo Antônio também é considerado um dos doutores da Igreja, sendo chamado de “Doutor do Evangelho”, pela riqueza da sua pregação.


PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA COMEMORA O DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Hoje, 03 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Educação Ambiental. A data foi instituída através da lei 12.633/2012, com o intuito de lembrar a necessidade de fortalecimento de políticas e práticas educativas para a conservação socioambiental e a construção de sociedades sustentáveis.
A mobilização pela causa ambiental e social precisa estar no cotidiano de nossa sociedade.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESENVOLVE TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSCIENTIZAR ALUNOS EM SANTO ANTONIO DE PÁDUA

 




Vamos pensar juntos?


O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com valores referentes sua proteção e melhoria.

Secretaria de Saúde de Itaperuna segue trabalhando no combate ao mosquito Aedes aegypti

 


Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando firme no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

No final do mês de maio foi divulgado relatório com dados relevantes. O número de casos de dengue em Itaperuna, de janeiro a maio de 2022 foram 184 casos notificados e 35 casos confirmados em laboratório. Já os casos de chikungunya foram identificados da seguinte maneira: 14 casos prováveis e 3 casos confirmados no mesmo período.

Além das ações rotineiras de combate ao mosquito, a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) realiza o serviço de cobertura de caixas d´água, evitando assim, que esses recipientes possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.

A equipe de Educação em Saúde vem realizando uma série de palestras e encontros em várias unidades escolares, mostrando a professores e alunos, como evitar a proliferação do mosquito.

Os profissionais ainda orientam a população para ajudar no controle da proliferação do mosquito, mantendo os quintais sempre limpos, eliminando ou guardando longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos.

Além disso, o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.

DECOM - Itaperuna





IPVA ATRASADO? RECUPERA IPVA-RJ PERMITE O PARCELAMENTO EM ATÉ 24X. PRAZO VAI ATÉ 30 DE JUNHO

Motoristas poderão aderir ao programa Recupera IPVA RJ até 30 de junho, para parcelar débitos do imposto em até dois anos.



O governo estadual do Rio de Janeiro regulamentou o programa Recupera IPVA RJ, que permite o parcelamento do imposto em atraso. Até o dia 30 de junho deste ano, os motoristas fluminenses poderão entrar com o pedido de negociação do valor devido até o exercício fiscal de 2020. O parcelamento poderá ser feito em, no máximo, 24 vezes.

O Decreto 48.107/2022, que regulamenta Lei 9.525/2021 — que criou o programa Recupera IPVA RJ — foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (dia 1º de junho). A lei é de autoria dos deputados Luiz Paulo (PSD), Lucinha (PSD) e Márcio Pacheco (PSC).

— Esta é uma lei onde todos ganham. O cidadão que pode regularizar seu IPVA e o Estado acaba recuperando valores, até então, perdidos. A lei permite ao cidadão devedor quitar suas dívidas, evitando que sejam inscritas na Dívida Ativa — esclarece o deputado Luiz Paulo.

A legislação permite desconto em multas e juros das dívidas do imposto, inscritas ou não na Dívida Ativa. A norma vale também para pagamento de débitos que estejam sendo parcelados. O objetivo do governo é recuperar débitos de IPVA que, somente em 2020, fez com que o Estado do Rio deixasse de arrecadar mais de R$ 123 milhões.

O ingresso no programa depende de aceitação prévia da autoridade competente, do pagamento da parcela única ou da primeira parcela, que poderá ser estabelecido por meio eletrônico pela Secretaria de Estado de Fazenda ou pela Procuradoria-Geral do Estado. Estes órgãos deverão disponibilizar em seus sites as informações detalhadas para o contribuinte que pretender ingressar no programa.

O parcelamento será cancelado em caso de inadimplência do pagamento das parcelas, por três meses consecutivos ou alternados, e pelo descumprimento de outras condições estabelecidas no decreto.

O detalhamento do programa, no entanto, virá em regulamentação ainda não tem data definida para publicação, informou a Secretaria de Fazenda do Estado.

Começam as aulas do Núcleo de Educação Popular em Itaperuna




 

Em Itaperuna, RJ, já começaram as aulas do Núcleo de Educação Popular – NEP – da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e FUNITA (Fundação Universitária de Itaperuna).

O NEP oferece aulas gratuitas de Português e Matemática para a população em geral, que tenha o Ensino Médio completo ou cursando o 3º ano.

Dentre os objetivos do NEP, proporcionar um ambiente de ensino, para aqueles que desejam prestar concursos públicos, ENEM, vestibulares e para aqueles que queiram apenas um "reforço" nas matérias aplicadas.

De acordo com Olliver Trajano, secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, este é um projeto que busca gerar oportunidades.

“Este é um projeto que busca gerar oportunidades de aprendizado e conhecimento, àqueles que desejam passar em vestibulares e concursos públicos. A atual administração vem trabalhando incansavelmente buscando criar oportunidades de estudo e trabalho, visando qualificar a nossa população. Vamos continuar buscando outras conquistas mais, para a nossa população”, comenta o secretário.

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira na FUNITA, no turno da noite. A duração é de três meses e as aulas acontecem das 19h às 22h. Segunda-feira, Matemática; terça, Geometria; quarta, Redação; e quinta-feira, Português.

O início das aulas aconteceu no dia 30 de maio e foram oferecidas 40 vagas.

 

 

DECOM - Itaperuna