JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 6 de junho de 2021

quarta-feira, 9 de junho de 2021

EDUCAÇÃO DE PÁDUA -RJ DIVULGA SELECIONADOS PARA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Governo do Estado do Rio de Janeiro






Município de Santo Antônio de Pádua
Secretaria Municipal de Educação
Conselho Municipal de Educação - Ato de Criação Lei n° 2.415 de
27/05/1997.

EDITAL n° 01/2021 - C.M.E. DE 27 DE
ABRIL DE 2021 - PROCESSO DE ESCOLHA DE MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA – ESTABELECE NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PARA O MANDATO DE JUNHO DE 2021 A
MARÇO DE 2023.

RESULTADO

Membro indicado pela Secretaria de Educação:

Àdma Silva Oliveira Souza


Representante do Poder Legislativo:

Eliana Blanc


Membro indicado pelos Diretores da Rede Municipal de Ensino:


Kellen Silva Correa


Membro indicado pelos Secretários das Unidades Escolares Municipais:

Graziela de Souza Belloti


Membro indicado pelos professores da Rede Municipal de Ensino:

Waldyr Barcellos Junior


Membro representante da Rede Estadual de Ensino:

Kátia Adriana Salles Pegorim



Membro representante da Rede Particular de Ensino

Marcilio Parreira Dos Reis


Membro Representante de Pais de Alunos:

Cassia Maria Silveira


Membro Representante da comunidade:

Adalbino Maia Cunha Junior


Membro Representante da Educação Superior:

Tibério Borges Vale


Os conselhos municipais de Educação estão presentes em 86% das cidades brasileiras. Com funções diversificadas, eles ajudam a estabelecer um maior controle da gestão municipal de ensino e, se bem conduzidos, podem ser um importante pilar de uma gestão democrática, com a participação da sociedade civil nas decisões políticas relacionadas à Educação.

 

Quais são as principais funções dos conselhos municipais de Educação?

Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal. Destacam-se cinco funções do órgão:

  • Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário.
  • Deliberar: autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino. Legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino.
  • Assessorar: responder aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade. As respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres.
  • Fiscalizar: acompanhar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.

 

Como se dá a criação de um conselho?

Conselho Municipal de Educação (CME) é instituído por meio de lei municipal. Portanto, nas cidades onde ele ainda não existe, é preciso apresentar à câmara um projeto de lei. Após a tramitação, o projeto será submetido à aprovação em plenário e entra em vigor após a sanção do prefeito.

 

O passo seguinte é nomear os conselheiros, que serão definidos por eleição ou indicação, conforme a lei aprovada. A primeira atribuição dos conselheiros é elaborar um plano de atividades. O conselho também deve contar com infraestrutura que possibilite as reuniões periódicas, materiais e equipamentos. Para que possa iniciar suas atividades, o conselho deve recrutar e capacitar uma equipe administrativa, com apoio da secretaria municipal de Educação.

 

Quem faz parte do conselho?

Devem compor o conselho representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil em geral. O órgão deve contar com membros da secretaria municipal de Educação; docentes; diretores e funcionários das redes de ensino do município. Há a possibilidade também da participação de entidades religiosas, organizações não-governamentais, fundações e instituições de capital privado.

 

Todos os municípios são obrigados a ter um conselho próprio?

Não existe legislação no Brasil que obrigue uma cidade a ter um conselho municipal de Educação. A criação de um CME deve resultar da vontade da sociedade e do poder executivo. Debater com a comunidade e as lideranças do município as razões e o perfil do CME que será criado (ou reestruturado), definindo sua composição, funções, atribuições e estrutura, é a forma mais indicada para mobilizar a sociedade pela educação.

 

Os Conselhos estão previstos em lei?

Sim. A existência do conselho municipal de Educação como instituição encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 e no Plano Nacional de Educação (PNE), como estratégia da Meta 19 (19.5) estimular a constituição e o fortalecimento de conselhos escolares e conselhos municipais de educação, como instrumentos de participação e fiscalização na gestão escolar e educacional, inclusive por meio de programas de formação de conselheiros, assegurando-se condições de funcionamento autônomo;”

 

O que acontece com as cidades que não têm conselho?

As cidades que não têm conselho dependem do conselho estadual de Educação do Estado onde se localizam. Normalmente, a sede do órgão estadual é na capital.





Roubo na Caixa Econômica Federal de Pirapetinga-MG

Segue a caça aos ladrões no roubo da Caixa Econômica Federal de Pirapetinga-MG


Guarnições das polícias militares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais estão atuando em conjunto com o intuito de capturar os criminosos.



                                                   


O setor de  Comunicação Social do 36 BPM, informa que por volta das 04h00min da manhã desta quarta-feira, ,09/06 Policiais Militares foram acionados por populares, que relataram que vários indivíduos armados estavam efetuando roubo na Caixa Econômica Federal de Pirapetinga-MG e não estavam conseguindo efetuar ligação para o Polícia Militar de Minas Gerais. O local do fato fica a poucos metros da divisa entre o estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo separado por uma pequena ponte.

                             

Diante disso, com o intuito de preservar a vida dos munícipes daquele estado, procederam até a divisa entre os dois estados, sendo constatado que os criminosos haviam se evadido sentido a Santo Antônio de Pádua-RJ e imediatamente foi efetuado cerco, bem como, diligências e buscas tendo os militares logrado êxito em apreender no Distrito de Paraoquena o automóvel 1, que foi um dos veículos utilizados na ação criminosa. 


O local está sendo preservado e a perícia foi acionada. Continuando as buscas e diligências pelas imediações os militares lograram êxito em localizar na RJ 186, Estrada Pirapetinga x Pádua-RJ, o automóvel 2. Guarnições das polícias militares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais estão atuando em conjunto com o intuito de capturar os criminosos. Seguem as diligências e qualquer fato novo será imediatamente repassado.


                       


                               

                                                         



 


                                             


                                                 




















.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Mulher é executada a tiros e homem ferido

 Uma mulher morreu e um homem ficou ferido após atentado a tiros na noite desta quinta-feira (03), na Rua Paulo Teixeira da Silva, no bairro Cehab, Itaperuna. De acordo com testemunhas, dois elementos armados com pistolas se aproximou, abriu fogo contra o casal e fugiu a pé, não sendo localizados apesar das buscas realizadas por militares do 29º BOM.


Emanuele Ferreira da Silva, de 34 anos, não resistius ao ferimentos e morreu antes da chegada de bombeiros, que socorreram Luciano Silva Souza, de 39, com ferimento no braço esquerdo ao Hospital São José do Avaí, onde permaneceu internado, sem, contudo, correr risco de morte. O corpo da vítima passou por perícia e removido ao IML. As investigações estão por conta do setor de homicídios da 143ª DP, que registrou.

Mulher morre após sofrer acidente na RJ 186, em Pádua e deixa duas feriadas

 Uma mulher identificada como Adriana de Oliveira Pereira, de 42 anos, morreu após sofrer acidente de trânsito no início da noite deste domingo (06), na RJ 186, altura da localidade de Mangueirão, São Antônio de Pádua.


Ela seguia pilotando a Honda Biz de cor azul, quando se chocou contra a caminhonete Fiat Strada de cor branca, conduzida por Jonas Dutra Caldeira, de 60. Com o impacto, a motociclista não resistiu aos ferimentos e faleceu no local antes da chegada dos bombeiros, que socorreram o motorista ao Hospital Hélio Montezzano, onde permaneceu em observação.

O corpo da vítima, passou por perícia sendo removido ao IML, enquanto a Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), assumiu a ocorrência, registrada na 136ª DP.