sábado, 24 de junho de 2023
Polícia Militar do 36º BPM apreendem drogas em Pádua
Homem é preso em posse de arma e drogas no Bairro Santa Luzia em Pádua
Reforma do Parque Ecológico em Aperibé será entregue a população dia 30/07 com show de Júnior e Gustavo
Prefeito de aperibé Ronald Moreira
Com uma incrível festa de comemoração ao 14º ano da criação do segundo distrito de Aperibé, Porto das Barcas, a Pref inaugurará importantes obras realizadas no bairro:
- Reforma e Ampliação do CRAS;
- Pamentação e canalização da Rua Ambrozina P. Roza; e
- Reforma do Parque Ecológico
Evento, que acontecerá no próprio parque do bairro, começará às 19:30 e contará ainda com um grande show da dupla Júnior & Gustavo a partir das 22.
Fonte e imagem: AperUrgente
Polícia de Miracema apreende droga e prende suspeito envolvido com assalto
Três suspeitos já haviam sido presos anteriormente e de acordo com o delegado Gésner César Bruno, as investigações apontaram que este último acusado, liderança de facção criminosa no Morro do Cruzeiro, seria o mentor intelectual e financiador do crime.
– Ele financiou a vinda dos criminosos da Baixada Fluminense para realizarem a empreitada criminosa, sendo que o dinheiro obtido, seria utilizado para financiar o tráfico de drogas e fortalecer a facção criminosa. Ressalto que todo esse trabalho de continuidade das investigações somente foi possível com apoio da 60ª DP/Campos Elíseos-RJ” – destacou o delegado. Na ação, ainda foram apreendidos mais de 100 pinos de cocaína.
Da redação da Rádio Natividade
Fifa: Novo Mundial de Clubes com 32 times ocorrerá nos EUA em 2025
País também sediará Copa América em 2024 e Copa do Mundo de 2026
primeira edição do novo Mundial de Clubes da Fifa com 32 times será realizada nos Estados Unidos em 2025, informou a entidade máxima do futebol mundial nesta sexta-feira (23).
A Fifa havia anunciado em março que a reformulada Copa do Mundo de Clubes será disputada a cada quatro anos a partir de junho de 2025. O Conselho da entidade nomeou por unanimidade os Estados Unidos como os anfitriões da competição para a primeira edição expandida.
times campeões de suas confederações entre 2021 e 2024 serão elegíveis para jogar a nova Copa do Mundo de Clubes, o que significa que Chelsea, Real Madrid e Manchester City já estão classificados pela Europa. Palmeiras e Flamengo também já estão garantidos pela América do Sul.
A versão atual do Mundial de Clubes da Fifa – uma competição anual com sete equipes – será descontinuada após 2023.
Rioprevidência dá resposta sobre situação de Via-crúcis na aposentadoria
Por Gustavo Silva
Funcionários da Secretaria estadual de Saúde (SES) enfrentam uma via-crúcis: ao pedirem suas aposentadorias, após receberem avisos dos Recursos Humanos de que poderiam dar entrada nos processos, são comunicados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de que não atendem aos requisitos. O motivo? Cerca de três anos de contribuição desses trabalhadores, referentes ao tempo em que estavam em estágio probatório e experimental, antes de receberem as investiduras, foram descontados de seus contracheques, mas não foram enviados ao INSS.
Responsável pelo repasse referente ao período – em que o servidor, mesmo empossado, deve ter os recolhimentos previdenciários destinados ao INSS –, o Rioprevidência explica que o trabalha, junto às secretarias, para regularizar a situação funcional dos servidores.
O órgão também salienta que estágio experimental foi extinto do Estatuto dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro em 2011.
Nesta etapa era avaliada a performance do candidato, bem como a verificação das aptidões exigidas pelo cargo pretendido, em um intervalo que poderia variar de seis a 12 meses. Encerrado esse período, a Administração opinava pela habilitação ou não do candidato, para a consequente investidura no cargo", escreve a nota.
Entenda o que está em jogo no julgamento do piso da enfermagem. Piso estava suspenso desde 2022
Segundo levantamento recente do Conselho Federal de Enfermagem, há mais de 2,8 milhões de profissionais do setor no país, entre 693,4 mil enfermeiros, 450 mil auxiliares de enfermagem; 1,66 milhão de técnicos de enfermagem e cerca de 60 mil parteiras.
Segundo o Ministério da Saúde, a despesa anual com a assistência financeira da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios é estimada em R$ 10,6 bilhões. No entanto, a contar de maio até o fim deste exercício financeiro, são necessários R$ 7,3 bilhões.
Aprofundando...
Na manifestação conjunta, Barroso e Gilmar votaram para liberar o pagamento do piso, desde que sejam cumpridos pressupostos, que, ao fim e ao cabo, desobrigam o cumprimento da lei tanto no setor público como privado. Além disso, ainda cria um impasse para as negociações coletivas dos sindicatos com patrões, que superam o piso.
liberar a aplicação do piso da enfermagem, em decisão individual, Barroso determinou que a medida fosse aplicada por estados, municípios e autarquias só nos limites de valores repassados pela União. Para profissionais da iniciativa privada, o ministro previu a possibilidade de negociação coletiva com valores menores ao piso.
Barroso ainda definiu carga de 44 horas para o pagamento do piso, o que permite pagamentos menores para jornadas menores, o que descaracteriza o conceito de piso mínimo salarial. O início dos pagamentos a trabalhadores do setor público seria feito a partir de maio e de acordo com portaria do Ministério da Saúde. No setor privado, os valores devem ser pagos pelos dias trabalhados a partir do 1º de julho de 2023.
Argumentação
Barroso e Gilmar citaram a “preocupação com demissões em massa ou prejuízos para os serviços de saúde” em caso de aplicação direta e imediata do piso no setor privado. As entidades representativas entendem que este ponto não passa de blefe, na medida que a maioria das empresas cumprem a exigência de pessoal mínimo, previsto pela Anvisa.
Segundo os ministros, em casos anteriores de fixação de pisos para professores e agentes de saúde, o STF “atuou de maneira deferente ao poder de conformação legislativa” do Congresso Nacional, “tendo em vista, inclusive, o aporte de recursos pela União Federal”. “Porém, é importante deixar consignado que a generalização de pisos salariais nacionais coloca em risco grave o princípio federativo, que assegura a autonomia política, administrativa e financeira dos entes subnacionais”, afirmaram.
Fachin discorda
Na primeira tentativa de julgar a decisão individual de Barroso, no meio de maio, o ministro Edson Fachin havia divergido do relator.
Fachin votou para que o piso nacional salarial da enfermagem seja aplicado de forma imediata e integral aos trabalhadores da categoria, sem distinção entre servidores públicos e funcionários da iniciativa privada.
O voto é para que “todos os contratos da categoria de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, sejam implementados, respeitando-se o piso salarial nacional”, na forma e nos termos das normas aprovadas pelo Congresso sobre o tema.
Piso da enfermagem: Julgamento no STF vira revés para demanda da categoria
Caso foi retomado nesta semana após do pedido de vista do ministro na sexta-feira (16)
Por Gustavo Silva
Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (23) julgamento da liberação do piso nacional da enfermagem. Após uma semana parado, por causa do pedido de vista protocolado pelo ministro Dias Toffoli, o julgamento, que era favorável à demanda da categoria, sofreu um revés. De 2 votos a 1 pela concessão do piso nacional da enfermagem, a votação agora está em 2 a 3.
A favor, votaram Mendes e Luís Roberto Barroso, que liberou por meio de liminar o pagamento do piso nacional da Enfermagem.
ministros Edson Fachin, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes votaram pela regionalização. Para eles, a lei aprovada pelo Congresso Nacional deve valer para todas as situações — dos profissionais da iniciativa pública e privada — ao contrário do que defendem os outros magistrados, que decidiram que os pagamentos dos trabalhadores da iniciativa privada poderiam ser negociados coletivamente com sindicatos.
O julgamento no plenário virtual do STF prossegue até a próxima sexta-feira (30).
No mês passado, Gilmar Mendes parou o caso para análise por 16 dias. O tema voltou ao debate no STF há uma semana.
sexta-feira, 23 de junho de 2023
Fisioterapia gratuita tem atendimento recorde no município de Porciúncula
Saúde municipal oferece fisioterapia nos três distritos
Neste ano, até o mês de maio, o serviço de Fisioterapia do município superou os atendimentos de todos os períodos anteriores, com acolhimento de 1.200 pacientes em média por mês.
A fisioterapia municipal é oferecida através da Secretaria Municipal de Saúde a todos os munícipes. Para atendimento fisioterapêutico, o morador deve ir ao Centro de Fisioterapia mais próximo de sua residência portando o Cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento dado por médico da UBS, Policlínica ou Unidade Mista de Saúde.
A coordenadora de fisioterapia no município Liz Ferreira Zenha reitera que a demanda tem aumentado ao longo dos meses. “É importante frisar que tem aumentado o número de pacientes e estamos prestando o mesmo atendimento sem filas de espera e com a qualidade preservada, graças à estrutura mantida pela Secretaria de Saúde.”
Funcionamento dos Centros de Fisioterapia municipais:
Porciúncula – Centro de Múltiplo Uso
Horários 2ª e 4ª feira – de 5 da manhã às 16 horas
3ª, 5ª e 6ª – 7 às 16 horas
Purilândia – Centro de Fisioterapia
3ª e 6ª feira – 8h30m às 12h30m
Tarde – atendimento domiciliar
Santa Clara – Centro de Fisioterapia
3ª, 4ª e 5ª feira – 8h às 16 horas
Após 16 horas – atendimento domiciliar
PREFEITURA DE PORCIÚNCULA
Homem é socorrido após acidente com moto na RJ-158 em São Fidélis
Imagem: SF Notícias |
Um homem foi socorrido após um acidente de trânsito ocorrido na noite desta quarta-feira (21) em São Fidélis, no Norte Fluminense. A vítima, de 49 anos, estava em uma moto, e teria sofrido uma queda.
O acidente aconteceu na RJ-158, nas proximidades do Parque de Exposições. O homem foi socorrido pelas equipes do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Armando Vidal, no Centro.
Nossa redação ainda não obteve informações sobre o estado de saúde da vítima junto à unidade hospitalar, mas segundo informações, ele foi socorrido sem ferimentos graves.
Fonte: SF Notícias
Empresa acusada de atrasar pagamentos de funcionários tenta cercear direito de fiscalização de deputado no Rio
O deputado Sérgio Fernandes (PSD) recebeu em seu gabinete, na Alerj, uma notificação extrajudicial da empresa Shine Rio Serviços solicitando uma "retratação formal" por parte do parlamentar, além da retirada de um vídeo postado em suas redes sociais. De acordo com a empresa, trata-se de um conteúdo ofensivo à sua honra. Para o deputado, trata-se de uma tentativa de cercear o poder de fiscalização de um parlamentar.
O imbróglio começou quando o deputado recebeu em seu gabinete a reclamação de alguns funcionários da Shine Rio contratados para trabalhar de forma terceirizada na Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). De acordo com o grupo, há dois meses a empresa não paga o salário dos trabalhadores.
Fernandes resolveu comprar a briga e postou, em uma de suas redes sociais, o vídeo de um pronunciamento realizado no dia 12 de maio em que o deputado denuncia a situação dos funcionários da Shine.
“Não paga Fundo de Garantia, não cumpre o dissídio coletivo, paga de forma parcelada e também atrasado o auxílio transporte. Dois meses de salário atrasado. A empresa Shine Rio tem que estar longe da prestação de serviço público no Estado do Rio de Janeiro e, em especial, na Secretaria de Educação”, dizia Sergio Fernandes no vídeo.
Link do vídeo: https://www.instagram.com/reel/CsJkX17g0Z7/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D
A empresa reclamou que o deputado não contextualizou a questão e explicou que a dívida aconteceu pelo fato de a Secretaria de Educação ter atrasado os pagamentos devidos. Em nota, a Shine também reclamou de outros pontos da fala de Fernandes, classificando-os como "inverídicos".
"É importante registrar, que nesse momento os atrasados mencionados pelo deputado - em fala infeliz do vídeo veiculado e disponibilizado em suas redes sociais - foram pagos integralmente no mesmo dia que o valor “caiu” na conta corrente da empresa, assim como todos os benefícios, eventualmente, em atraso. Ou seja, todos os valores atrasados foram pagos em 16/05/2023, não havendo hoje qualquer pendência", dizia a nota.
Em resposta, o deputado disse que agiu exercendo o seu papel parlamentar de fiscalização. “Se o atraso do pagamento dos funcionários aconteceu, como a própria empresa atestou, a responsabilidade não pode ser repassada para a Seeduc, já que a relação da empresa com seus funcionários é regido pela CLT”, explicou Fernandes.
De acordo com a Lei 8.666/93, apenas após 90 dias de atraso pode, o prestador de serviços, suspender ou rescindir o contrato, precedido de aviso e devido processo administrativo. A lei também estipula que o atraso no pagamento só pode ser considerado caso a empresa tenha cumprido todas exigências previstas em edital.
“Descobrimos que a empresa só apresentou as notas para pagamento do mês de março no dia 5 de maio, ela mesma deu causa aos atrasos da secretaria, embora nada justifique o não pagamento dos funcionários”, concluiu o deputado, que garantiu: “Não irei me calar!”
Homem sofre tentativa de homicídio em Pádua
Na noite de ontem, 22/06, por volta das 23h30min, um homem foi baleado na rua Cel. Oliver, próximo à Praça Monsenhor Diniz, em Pádua.
DUAS PESSOAS SÃO BALEADAS EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
De acordo com a Seção de Comunicação Social do 36°BPM, na noite desta quinta-feira, 22 de junho, policiais militares foram acionados e se deslocaram até a rua Anacleto de Alvim Padilha, no Centro de Santo Antônio de Pádua, onde em contato com testemunha, foram informados que dois indivíduos numa motocicleta, se aproximou e perguntou onde poderiam comprar drogas, momento este em que o garupa da motocicleta efetuou vários disparos, vindo a atingir um homem de 32 anos no braço esquerdo.
A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Hélio Montezano e não corre risco de morte.
Em seguida, o 36°BPM, foi acionado pelo Hospital Municipal de Aperibé, para verificar na unidade uma vítima que havia dado entrada, com ferimento de disparo de arma de fogo.
Chegando ao local, uma testemunha informou que a vítima, um homem de 22 anos, estava na Avenida Chain Elias, no bairro Tavares, em Pádua, quando dois indivíduos em uma moto CG 160, de cor preta, se aproximaram e efetuou disparos contra o mesmo.
A vítima foi alvejada na mão direita, sendo socorrida para o hospital de Aperibé e não corre risco de morte.
Ambos os casos foram registrados na 136ª DP.
Jornal Boca do Povo
Vice-prefeito de Natividade se manifesta sobre caso do vazamento de áudio de boicote ao governo. E envia nota oficial
Na nota, Thiago que desde o ano passado está rompido politicamente com o prefeito Severiano Rezende, salientou que interferências externas teriam sido os principais motivos de seu distanciamento.
LEIA:
Jovem é assassinado a tiros
Jovem é assassinado a tiros em Itaperuna
Na tarde desta quinta-feira (22), o jovem identificado como Samuel Mendes Estrela Simões, de 24 anos, foi morto a tiros na Rua Ari Moreira Bastos, “Morro da Honda", bairro Aeroporto, Itaperuna.
Durante perícia foram recolhidas 11 cápsulas de calibre 9mm.
O corpo foi removido no rabecão dos bombeiros ao Instituto Médico Legal (IML) do município.
O homicídio foi registrado na 143ª DP, que investiga o caso.
Operação Escola Segura registra 368 prisões e apreensões desde abril. Ações de combate à violência escolar continuam
A Operação Escola Segura atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia. O ministro Flávio Dino enfatiza que as ações não têm data para acabar. “A Operação Escola Segura continua. Temos eventos desafiadores, eventos tristes, tragédias. Por isso, infelizmente, nós lamentamos e nos solidarizamos profundamente”.
Até o momento, Operação Escola Segura registra 3.396 boletins de ocorrências relacionadas à violência nas escolas de todo o Brasil. Além disso, 1.595 adolescentes e suspeitos foram conduzidos a delegacias para serem ouvidos pelas polícias estaduais. O ministro divulgou que 2.830 casos estão sendo investigados. O balanço da Operação Escola Segura ainda registra 368 buscas e apreensões pelos agentes do Estado de objetos que 2.830 casos estão sendo investigados. O balanço da Operação Escola Segura ainda registra 368 buscas e apreensões pelos agentes do Estado de objetos que podem auxiliar em investigações.
Os policiais integrantes da operação solicitaram às plataformas digitais a preservação e a retirada de 901 conteúdos de incitação à violência no ambiente escolar. Também foram feitas 384 solicitações de dados cadastrais em plataformas de redes sociais.
Com a intenção de juntar esforços para prevenir e reprimir ataques às escolas, o MJSP mantém o fluxo continuo de envio de informações às polícias estaduais. Em abril, foram 48 notificações às secretarias estaduais de segurança pública. Em maio, 19. E 12 envios de dados, no mês corrente.
Sobre o ataque desta terça-feira, em que um atirador matou dois jovens no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná, Dino diz que o governo federal está colaborando para ampliar as investigações. “Trabalhamos desde o início em parceria com a Polícia do Paraná. Ajudamos na prestação de informações que foram colhidas juntos às plataformas [digitais] para identificar o engendramento para além do indivíduo, autor direto dos disparos. Mostrando, assim que havia um envolvimento de outras pessoas”.
O ministro adiantou que, nesta sexta-feira (23), a Senasp/MJSP realizará uma reunião nacional com representantes dos segmentos de inteligência das polícias estaduais para incrementar a Operação Escola Segura e contribuir para elucidar os crimes.
Canal de denúncias
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com organização não-governamental SaferNet Brasil, mantém um canal virtual exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Não é exigida a identificação do denunciante.
Participação de policiais penais no programa Segurança Presente em regime adicional de serviço é tema de debate na ALERJ
Regime Adicional de Serviço (RAS) foi criado para remunerar o trabalho dos agentes de segurança em dias de folga e/ou férias, de forma a complementar a renda dos profissionais, reforçando o patrulhamento no estado.
– Entendemos que hoje há cerca de 40% de vagas ociosas no RAS que atende ao Segurança Presente, pelo menos na segunda metade do mês. A ideia é fazer com que seja possível aceitar os policiais penais nestas vagas –, explica Rodrigo Amorim (PTB), um dos relatores do projeto, em conversa com a coluna.
Sobre o Programa "Segurança Presente"
O Programa "Segurança Presente" é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações do programa visam um ambiente mais seguro aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.
quinta-feira, 22 de junho de 2023
Vereadora Eliana Blanc, viaja à Brasília em busca de melhorias para o Município de Pádua
A vereadora Eliana Blanc, está em Brasília cumprindo intensa agenda juntamente com o Vice Prefeito Jadir Júnior, Secretário de Cultura José Machado e uma comitiva.
Vice-Prefeito Jadir JR, Alex comunicação, Secretario José Machado e vereadora Eliana Blanc |
Com intensa programação na Câmara dos Deputados e no Ministério de Cultura , a vereadora,busca várias demandas que beneficiarão a cidade de Santo Antônio de Pádua RJ.
No encontro com o Deputado Federal Lindbergh Farias a vereadora pleitiou demandas para os autista junto ao oficio da OAB, uma academia adaptada.
Vereadora Eliana Blanc, Deputado Federal Lindbergh Farias e Sec. de Cultura José Machado |
Já com o Deputado Federal Júlio Lopes autor da Lei Seca que completou 15 anos nesta semana, a vereadora reenvidicou ações na área de Infra-estrutura para o município.
Deputado Julio Lopes recebe a vereadora Eliana Blanc |
Vice-prefeito Jasdir Junior e Secretario de Cultura José Machado Participam de reunião com Deputado Federal Julio Lopes . |
Já com o Deputado Federal Macelo Queiroz, foi fortalecido o pedido para a questão de cães e gatos que em breve será divulgado pelo Deputado e pela vereadora Eliana Blanc.
Dep. Federal Marcelo Queiroz, Vereadora Eliana, Sec. José Machado |
a convite do Deputado Federal Macelo Queiroz que preside a comição de cultura a vereadora Eliana Blanc o vice-prefeito Jadir Junior e o Secretário de Comunicação José Machado, presenciaram a entrega do primeiro prêmio Paulo Gustavo que agraciou varios artistas. O evento contou a apresença da Ministra de Cultura Margaret Menezes.
A vereadora volta para a cidade de Santo Antônio de Pádua com a bagagem cheia de boas notícias para a população.
Aparecimento de peixes mortos no Rio Paraíba gera preocupação em São Fidélis
Diversos peixes da espécie Salminus brasiliensis, mais conhecida como dourado, encontrados mortos no Rio Paraíba do Sul por pescadores e moradores, em São Fidélis, no Norte Fluminense, desde a última semana, estão sendo analisados por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
Os animais foram encaminhados para universidade por representantes da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – SEAPPA.
Segundo o professor e pesquisador Manuel Vazquez Vidal Júnior, do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal, a situação é atípica pois existem espécies mais sensíveis na calha do Rio Paraíba do Sul, mas, até o momento, apenas os dourados foram encaminhados para análise.
“A suspeita é que possa ser uma doença específica da espécie ou que, como se trata de um grande carnívoro, eles possam estar comendo peixes com baixa intoxicação, que acabam se acumulando neles”, informou.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou, em nota, que irá realizar análise da água no local para apurar a causa da morte dos peixes. Os resultados dos exames realizados na Uenf têm previsão de conclusão ainda nesta semana.
Serra News
Vereador derrama esgoto no chão do plenário durante protesto em Campos
O vereador Luciano Rio Lu (PDT) fez um protesto contra a falta de saneamento básico na região durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na noite da última terça-feira (20/6
O vereador levou para o plenário um balde com água de esgoto e fezes e derramou no chão da Casa legislativa. O parlamentar afirmou que foi procurado por moradores do bairro Santa Edwiges e se disse indignado com as condições de saneamento básico do local.
“Isso é uma covardia. Isso aqui não é brincadeira, não. É cocô, presidente”, disse ao jogar o esgoto no Plenário. “Aqui nós estamos falando de um cocô que caiu na tribuna, agora imagina o cocô na frente da casa desse povo no dia-a-dia, presidente.”
Luciano Rio Lu cobrou ações do prefeito Wladimir Garotinho (PSD) para resolver o problema. Segundo ele, o prefeito teria barrado uma obra para o tratamento de esgoto na região. A fala do vereador recebeu gritos e manifestações de apoiadores e moradores da região, que estavam presentes na sessão.
O presidente da Câmara, Marquinho Bacellar (Solidariedade), advertiu o vereador logo após sua fala. “Houve um excesso do vereador Luciano Rio Lu. Realmente, aqui é a casa do povo, a casa da manifestação, isso tem que ser respeitado. Mas sujar o Plenário é algo que não é aceitável”, disse.
Rio Lu pediu desculpas aos funcionários da limpeza da Câmara após o fim da sessão. “Isso é o que os moradores vivem diariamente, esgoto a céu aberto. Eu levei para lá, acabei me alterando e caiu no Plenário”, disse em uma publicação em sua rede social.
Fonte : Serra News
‘Programa Mãos à Horta’ deixa a paisagem mais verde em Itaperuna
Em Itaperuna, RJ, o “Programa Mãos à Horta” é um enorme sucesso no município e vem contribuindo amplamente com a complementação alimentar de muitas famílias.
A horta comunitária principal está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions e já modificou a paisagem do local, deixando-a muito mais verde.
O Programa beneficia alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
A secretária Municipal de Agricultura Viviane Braga Pereira Rodrigues (Vivi Dentista), aposta na união para o bom desenvolvimento do projeto.
“O sucesso desse programa é devido a união de muitas secretarias e parceiros, que abraçaram o projeto com muito carinho. O prefeito Alfredão é um grande entusiasta do Mãos à Horta e segue trabalhando firme, com a gente, buscando ampliar o número de pessoas atendidas”, comenta Vivi Dentista.
Vale destacar que o programa foi idealizado com metas audaciosas, pretendendo inclusive, realizar o plantio de 300 mil mudas de hortaliças.
São parceiros da Secretaria Municipal de Agricultura no “Programa Mãos à Horta”, as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).
Há ainda, outras hortas espalhadas pelo município, incluindo escolas, unidades de saúde, dentre outros locais.
Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Agricultura e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
Vereadores em Brasília buscando melhorias e recursos para Santo Antônio de Pádua