JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 21 de janeiro de 2024

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Atenção! Recadastramento de energia rural


As distribuidoras de energia estão convocando os produtores rurais para o recadastramento de suas unidades consumidoras nas fazendas. A informação está nas faturas de energia, devem ser verificadas na área de “informações gerais”.

Os produtores convocados em 2021 devem contatar diretamente a ENEL, CEMIG, Energisa, Energisa Sul Sudeste, e DME Energia ou CPF até o fim deste mês.

O recadastramento é importante para a manutenção do benefício tarifário rural, também para irrigantes e aquicultores. Sem o recadastramento o gasto do produtor com energia pode ficar muito mais alto.

Em Santo Antônio de Pádua os Produtores Rurais podem procurar o Sindicato Rural localizado no Endereço: R. Maj. Padilha, 56 - São Félix, Telefone: (22) 3851-0690de 07:00 ás 16:30 de Segunda a Sexta-feira.







MPRJ e Corregedoria-Geral da Polícia Militar debatem protocolo de acesso às imagens das câmeras instaladas nas fardas de policiais

 


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias de Justiça que atuam junto à Auditoria Militar, e a Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) reuniram-se na manhã desta quarta-feira (24/01), para estabelecer um protocolo de trabalho que garanta de forma célere o acesso às imagens produzidas pelas câmeras corporais, independente da colaboração espontânea dos policiais militares. Na reunião, foram discutidas formas de inibir a possibilidade dos agentes de manipularem as gravações dolosamente e a padronização das requisições remetidas ao órgão para acesso ao material produzido pelos equipamentos. 

Atualmente, as imagens produzidas pelas câmeras, relatando o dia a dia do policial militar, ficam salvas no servidor da empresa contratada por 60 dias. Nos casos em que o botão de ocorrência, fixado junto ao equipamento, é acionado manualmente pelo policial militar – assim que se inicia uma dinâmica de atuação – esses registros são retidos por 12 meses. No entanto, foram observados pelos promotores de Justiça Paulo Roberto Mello Cunha Júnior e Allana Alves Costa Poubel, a possibilidade de, no momento da ocorrência, a gravação não depender puramente da colaboração do policial e sim de controle direto também dos batalhões para que as cenas registradas não se percam e possam ser requisitadas quando houver necessidade de análise da conduta policial. 

"O que queremos é que o armazenamento dessas imagens, por um período maior, não dependa apenas da ação voluntária do policial. Queremos que os registros das ações sejam descentralizados para os batalhões. Que os setores administrativos das unidades possam garantir que essas gravações sejam geradas ainda que não haja o acionamento do botão ocorrência pelo policial", esclareceu a promotora de Justiça Allana Poubel. 
  
Foram discutidas, ainda, formas de padronização das requisições para que não haja duplicidade nos pedidos enviados pelos órgãos à PMERJ, além de meios para coibir a manipulação dos vídeos ou a falta de utilização do equipamento obrigatório no uniforme. Participaram da reunião o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, promotor de Justiça Átila Pereira de Souza; os defesores públicos André Luís Machado de Castro e Maria Júlia Miranda; o corregedor-geral da PMERJ, coronel Márcio César Monteiro; os oficiais da PMERJ, tenente Rafael Vicente Meneses e a capitã Daniele Teodoro Ferreiras. 

Por MPRJ









PÁDUA: Operação Tapa buraco chega ao distrito de Paraoquena e Campleo

 Equipes da Secretaria Municipal de Obras após trabalhos nos bairros Carvalhos, Centro, Av. Getúlio Vargas, próximasponte Paulino de Alvim Padilha, Bairro Cehab e Morro da Cehab, Gabri, Gloria, Gerador entre outros.

Nas últimas semanas que se passaram, o secretário de Obras Vinicius Fumian e sua equipe estão realizando a Operação Tapa Buraco em Paraoquena e Campelo. Nesses pontos, as ações de zeladoria foram intensificadas nesta semana.

Em outros pontos, as equipes da secretaria de obras com a empresa Vieira Stones efetuaram limpeza de bueiros e valas. Antes, foi feita a desobstrução de vias após queda de barreira em diversos pontos. Durante a semana, também teve limpeza de vias. O trabalho foi realizado por equipes mecanizadas, retroescavadeiras, caminhões, além de serviço braçal. Disse o secretário. 














Pádua é referência em Oxigenoterapia. Paciente com problemas pulmonares ou doenças respiratórias.

 Rogério Machado chefe do PSF com o Secretario de Saúde Rafael Lyons, 
e Fernanda Aquino, responsáveis pelo setor

O MunicÍpio de Santo Antônio de Pádua, através da Secretaria Municipal de Saúde e a   Atenção Primária das Unidades de Saúde da Família, presta um serviço de excelência de oxigenoterapia domiciliar a sua população. No momento mais de 50 pacientes necessitam do uso constante do auxilio mecânico no trato respiratório para melhor qualidade de vida. 

Atualmente a Secretaria de Saúde dispõe de cilindros de oxigênio medicinal, e de concentradores de oxigênio para atender paciente que recebem o tratamento de oxigenoterapia domiciliar, gratuitamente, e são acompanhados pelas unidades de atenção básica. 

A oxigenoterapia domiciliar é um tratamento que oferece uma quantidade extra de oxigênio, pré-determinada por um médico, para o paciente com problemas pulmonares ou doenças respiratórias. Assim, a oxigenoterapia domiciliar mantém os níveis de oxigênio adequado no corpo do paciente, melhorando a disposição, a resistência física, a acuidade mental e, principalmente, eliminando a necessidade de idas constantes ao hospital. 

O Concentrador de oxigênio (fotos) é uma forma prática e mais econômica para a administração do oxigênio medicinal em domicílio, porque é uma fonte renovável de oxigênio. 

Ele funciona ligado à energia elétrica. O Município dispõe de profissionais que exercem esse trabalho com muito amor e dedicação. O servidor Luís Venâncio e Fernanda Aquino, responsáveis pelo setor, são verdadeiros “anjos da guarda dessas pessoas”, disse Rogerio Machado, Coordenador da Atenção Primaria à Saúde. 

A aquisição desse equipamento,”o concentrador”, se deu através de recursos destinados a saúde e  esforços concentrados pelo Secretario de Saúde Rafael Lyons e o Prefeito Paulo Roberto Pinheiro (Paulinho da Refrigeração). Administração responsável, comprometida com o  bem estar do seu povo, é assim, finalizou  Rogério  Machado.


Rogério Machado chefe do PSF com Fernanda Aquino, responsáveis 

pelo setor e o servidor Luís Venâncio


 








“Cuidar da sua saúde e bem-estar é se amar” afirma Rogério Machado, coordenador da Atenção Primária à Saúde no município.

 


Em parceria entre as secretarias de Assistência  Social,  Secretaria de Saúde e Atenção Primária à Saúde, foram realizados nos dias 24 e 25 deste mês, exames de glicemia, aferição  de pressão arterial, exames de sangue e de eletrocardiograma para fins de atestado de saúde, e aptidão  a atividade física!  Povo tá animado! “Cuidar da sua saúde e bem-estar é se amar” afirmou Rogério Machado, coordenador da Atenção Primária à Saúde no município.



ASCOM/PÁDUA







EDUCAÇÃO: Restituição de contribuição sindical: Sepe cria formulário para devolver valores a servidores do Rio

 


Valores correspondem a contribuições 'congeladas' entre 1990 e 2017. Inscrições vão até final de abril

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) abriu um formulário eletrônico para que servidores da Prefeitura do Rio recebam a restituição dos impostos sindicais pagos entre 1990 e 2017. O Sepe realiza o repasse de parte do dos valores do imposto sindical, que estavam retidos judicialmente e, agora, foram liberados pela Justiça.

O sepe, que é contra a cobrança do imposto sindical obrigatório, tinha uma decisão congressual de devolver o dinheiro do imposto aos educadores. O sindicato ressalta que defende a contribuição voluntária dos profissionais, que se filiam ao Sepe por vontade própria.

"Estamos abrindo este cadastramento para os profissionais da rede municipal para habilitar quem preenche os requisitos para fazer jus à devolução", explica a assessoria de imprensa do colegiado.


Antes de preencher o formulário do sindicato, é preciso que o servidor solicite cópias dos contracheques referentes aos anos entre 1990 e 2017, todos do mês de março, quando o imposto sindical anual era descontado.

Nos tribunais

O imposto foi extinto em 2017 pela Reforma Trabalhista e previa o desconto de um dia de trabalho anualmente. Por um imbróglio entre sindicatos do funcionalismo público sobre a permissão ou não da suspensão, a Justiça fluminense congelou a cobrança e reteve o montante das contribuições dos profissionais da rede municipal em uma conta judicial, com valores arrecadados de 1990 a 2017.

Durante sete anos, o dinheiro ficou retido, já que não havia acordo entre sindicatos que faziam jus ao recolhimento. Na virada do ano, os servidores chegaram a um pacto judicial. O acordo ocasionou o repasse, aos envolvidos, do dinheiro retido.

A divisão ficou assim:

17,7% para o Sepe

40% para o governo federal, destinado ao fundo de amparo ao trabalhador, centrais sindicais e federações

43,3% aos outros sindicatos de servidores envolvidos na disputa


Por Gustavo Silva — Rio de Janeiro / Jornal Extra