|
Rogério Machado chefe do PSF com o Secretario de Saúde Rafael Lyons, e Fernanda Aquino, responsáveis pelo setor |
O MunicÍpio de Santo Antônio de Pádua, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Atenção Primária das Unidades de Saúde da Família, presta um serviço de excelência de oxigenoterapia domiciliar a sua população. No momento mais de 50 pacientes necessitam do uso constante do auxilio mecânico no trato respiratório para melhor qualidade de vida.
Atualmente a Secretaria de Saúde dispõe de cilindros de oxigênio medicinal, e de concentradores de oxigênio para atender paciente que recebem o tratamento de oxigenoterapia domiciliar, gratuitamente, e são acompanhados pelas unidades de atenção básica.
A oxigenoterapia domiciliar é um tratamento que oferece uma quantidade extra de oxigênio, pré-determinada por um médico, para o paciente com problemas pulmonares ou doenças respiratórias. Assim, a oxigenoterapia domiciliar mantém os níveis de oxigênio adequado no corpo do paciente, melhorando a disposição, a resistência física, a acuidade mental e, principalmente, eliminando a necessidade de idas constantes ao hospital.
O Concentrador de oxigênio (fotos) é uma forma prática e mais econômica para a administração do oxigênio medicinal em domicílio, porque é uma fonte renovável de oxigênio.
Ele funciona ligado à energia elétrica. O Município dispõe de profissionais que exercem esse trabalho com muito amor e dedicação. O servidor Luís Venâncio e Fernanda Aquino, responsáveis pelo setor, são verdadeiros “anjos da guarda dessas pessoas”, disse Rogerio Machado, Coordenador da Atenção Primaria à Saúde.
A aquisição desse equipamento,”o concentrador”, se deu através de recursos destinados a saúde e esforços concentrados pelo Secretario de Saúde Rafael Lyons e o Prefeito Paulo Roberto Pinheiro (Paulinho da Refrigeração). Administração responsável, comprometida com o bem estar do seu povo, é assim, finalizou Rogério Machado.
Rogério Machado chefe do PSF com Fernanda Aquino, responsáveis
pelo setor e o servidor Luís Venâncio