JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 21 de janeiro de 2018

sábado, 27 de janeiro de 2018

Prefeitura de Palma cancela festa do Carnaval de 2018 para economizar. Prefeito ressaltou que é preciso priorizar Saúde e Educação.


A Prefeitura de Palma divulgou nota na noite desta quarta-feira (24)  informando que não será realizado o carnaval na cidade este ano. Segundo o Executivo, a medida faz parte das ações que têm como objetivo a redução de despesas.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom), ressaltou que reconhece a importância do carnaval, mas por falta de recursos financeiros ocasionados pelo confisco de impostos pelo Governo de Minas decidiu seguir os exemplos de Leopoldina e Cataguases, que também cancelaram suas festividades. "Gostamos e muito de fazer boas festas para o povo, principalmente para aqueles que não têm condições de comprar uma viajem e ir passear com sua família, isso me deixa muito triste, mas temos que fazer festa com responsabilidade, sem comprometer os setores mais importantes de um município (Saúde e Educação), disse o prefeito Vinícius Finamore.

Nota Oficial

Seguindo o exemplo de Leopoldina, Cataguases, e vários outros municípios, a Prefeitura Municipal de Palma decidiu que não realizará o Carnaval 2018 por falta de recursos financeiros ocasionados pelo confisco de impostos pelo Governo de Minas. Além do IPVA, o estado não tem repassado em dia o ICMS, Transporte Escolar e vários outros. Para piorar ainda mais a situação, além da retenção dos repasses pelo governo de Minas, o governo Federal também não cumpriu a promessa de repassar R$ 2 bilhões aos municípios em dezembro de 2017, dos quais Palma receberia quase 180 mil reais. Vale ressaltar que não faltou empenho do nosso prefeito Vinícius Finamore na busca de uma alternativa para realizarmos o Carnaval 2018. 

"Gostamos e muito de fazer boas festas para o povo, principalmente para aqueles que não têm condições de comprar uma viajem e ir passear com sua família, isso me deixa muito triste, mas temos que fazer festa com responsabilidade, sem comprometer os setores mais importantes de um município (Saúde e Educação)", disse o prefeito.

Ascom Prefeitura Municipal de Palma.

Governo do RJ decreta emergência em Natividade, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, homologou na última quinta-feira (25) o decreto que formaliza a situação de emergência em Natividade, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. As cidades estão sendo afetadas pela estiagem desde outubro do ano passado. A determinação foi publicada no Diário Oficial esta sexta-feira (26).
Em Natividade, por exemplo, a Defesa Civil já divulgou que houve prejuízo de R$ 5 milhões na economia local com a perda de animais e lavouras. Com o decreto, as cidades ficam dispensadas de licitação para contratos de serviços e obras voltadas para o desastre, desde que possam ser concluídas em 180 dias consecutivos e interruptos.





Fonte: G1.com

Tipo de praga preocupa cafeicultores do Noroeste Fluminense

Um tipo de fusariose vem atacando o tronco de cafeeiros na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, trazendo dúvidas aos Técnicos locais, que assistem aos produtores, estes preocupados com a estranha mortalidade de plantas por essa doença em suas lavouras.
Os problemas com a doença ocorrem em cafezais mais velhos e sempre coincidem nas áreas onde se faz a recepa ou, mesmo, decote das plantas, sendo mais grave em áreas onde se faz o segundo ciclo de recepa para recuperação de lavouras. Isto indica que a doença pode estar sendo transmitida pelas ferramentas de poda, ou, então, abrem porta, no tronco, para a entrada do fungo. Ressalta-se que não se tem encontrado a doença em lavouras novas.
Muitas plantas na lavoura começam a apresentar amarelecimento geral da folhagem, se mostrando fracas. Algumas iniciam a brotação pós-recepa e logo os brotos secam e a planta acaba morrendo completamente. Outras chegam a reformar a copa, porem na 1ª ou 2ª safra, em seguida, também amarelecem, secam e morrem, tornando a lavoura muito falhada, em certos casos em 30-40% das plantas originais podadas.
Muitas plantas na lavoura começam a apresentar amarelecimento geral da folhagem, se mostrando fracas. Algumas iniciam a brotação pós-recepa e logo os brotos secam e a planta acaba morrendo completamente. Outras chegam a reformar a copa, porem na 1ª ou 2ª safra, em seguida, também amarelecem, secam e morrem, tornando a lavoura muito falhada, em certos casos em 30-40% das plantas originais podadas.
Ao se cortar o tronco pode-se ver no lenho, pouco abaixo da casca, listas de cor vermelho amarronzado, de cima a baixo, indicando sintomas típicos de fusariose. Ao entupir os vasos, ocorre a interrupção de fluxo de seiva para a parte aérea do cafeeiro, que assim fica deficiente e acaba morrendo. Muitas vezes apenas um lado ou certa haste da planta morre enquanto a outra permanece normal, verde. Isto acontece por que a absorção/translocação da seiva no cafeeiro ocorre de forma axial, ou seja, as raízes e os vasos de um lado do tronco suprem apenas aquele lado da planta.
A região Noroeste do RJ possui uma área cafeeira expressiva, de café arábica, em altitudes de 500-800 m, abrangendo, principalmente, 4 municípios -Natividade, Varre-sai, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, em zona montanhosa e estrutura de pequenos produtores. O parque cafeeiro local é estimado em cerca de 10  mil há de cafezais e os levantamentos feitos mostram que a doença já atinge em plantas atacadas no meio das lavouras, o correspondente a cerca de 500 há.
Da redação com Notícias Agrícolas

Motorista morre após tombamento de carreta com material químico no Cruzamento de Bom Jesus

Na manhã desta sexta-feira (26), um motorista que ainda não teve a identidade revelada, morreu após a carreta que conduzia ter tombado no entroncamento da RJ 186 com a BR 356, no Cruzamento de Bom Jesus. Preso às ferragens, apesar da ação de bombeiros do 21º GBM, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

De acordo com a subsecretária de ambiente de Itaperuna, a bióloga Maria Inês Tederiche, o material seria fostanato, um composto de fósforo e oxigênio, geralmente utilizado como anticorrosivo. A área segue isolada até a chegada do INEA que irá avaliar o perigo e possíveis danos ambientais, já que houve vazamento do tanque. O corpo da vítima está no IML da cidade.
Da redação da Rádio Natividade – Foto: Jornalismo/Rádio Natividade

União de esforços reorganiza e estrutura esporte amador porciunculense

Prefeito Léo Coutinho, o Juiz da Comarca de Porciúncula, Dr. Marco Antônio Abreu, o Procurador do Município, Dr. Rullian Martins, o Vereador Josiel de Souza, o Diretor da Federação, Marcos Francisco Alvim, e o Coordenador Regional da Federação de Futebol do Rio de Janeiro,  Celso Nunes Oliveira


O esporte sempre foi uma válvula de escape diante de problemas e uma solução saudável para ocupar o tempo livre de pessoas em todas as idades. A fim de proporcionar opções de lazer e de esportes à população de forma mais efetiva, o prefeito Leo Coutinho se reuniu com importantes elementos do município e, juntos, foi traçado um Programa Esportivo e de Lazer para Porciúncula.

Dessa união com representantes da Prefeitura, do Juizado de Menores, do Conselho Tutelar, das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação e de Esportes e Lazer que, através da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, foram restabelecidos os poderes federativos da LIGA PORCIUNCULENSE DE DESPORTOS, que passa a ser a entidade responsável para a execução de todo o Programa Esportivo e de Lazer da cidade.

Esta estruturação do esporte amador da cidade foi pensada e definida pelos principais órgãos de atuação junto às questões ligadas a crianças, jovens e adultos porciunculenses.

Nesse primeiro momento, foi dada posse ao Delegado interventor da Liga, Josiel de Souza, que terá prazo de 90 dias para convocar eleições diretas para a próxima diretoria. A entidade porciunculense poderá participar, já a partir deste ano, de todas as competições oficiais promovidas pela Federação, como campeonatos de Futebol Masculino e Feminino, nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17, Copa Noroeste Adulto, Copa RJ Adulto.

Durante a formalização da Liga Porciunculense de Desporto, estiveram presentes o Prefeito Léo Coutinho, o Juiz da Comarca de Porciúncula, Dr. Marco Antônio Abreu, o Procurador do Município, Dr. Rullian Martins, o Vereador Josiel de Souza, o Diretor da Federação, Marcos Francisco Alvim, e o Coordenador Regional da Federação de Futebol do Rio de Janeiro,  Celso Nunes Oliveira.

Em breve, será anunciada a data da eleição e a nova diretoria da Liga Porciunculense de Desportos. “Eu, assim como os representantes das entidades, nos reunimos para pensar algo eficaz para Porciúncula, porque acreditamos que a prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e, consequentemente, a sociedade. O esporte reduz a probabilidade de aparecimento de doenças e ainda contribui para a formação e o desenvolvimento físico e psíquico das pessoas”, afirmou o prefeito Leo Coutinho.

Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula



HOJE!!!!!Varre-Sai na Campanha contra a Febre Amarela



A Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai estará realizando neste  sábado (27/01), das 08 às 16h, no Escola Municipal Carlos Magno Fabri Martins (Jardim), a Campanha contra a Febre Amarela para pessoas entre 9 meses e  59 anos que não tenham nenhuma dose da vacinaexceto na presença de contraindicações.

Já em casos em que a criança já tenha recebido uma dose da vacina dos 6 aos 8 meses de idade, a conduta é administrar uma nova dose a partir dos 9 meses de idade, e a população acima dos 9 meses que já recebeu uma dose da vacina ao longo da vida considera-se  vacinada.  Não esqueça de levar o cartão de vacina e o cartão do SUS.

Observações Importantes:

·         Mulheres em idade fértil vacinadas devem evitar a gravidez até 30 dias após a vacinação.
·         Indivíduos com história de reação alérgica grave ao ovo e a gelatina, podem receber a vacina após avaliação médica e em ambiente com condições de atendimento de urgência/emergência.
·         Pessoas com história de reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina não deverá ser revacinada.
·         No caso de Viajante deve-se tomar a vacina 10 dias antes da viajem.
·         Doadores de sangue inapto por um período de 4 semanas após vacinação.
·         Não deverá ser vacinada a pessoa com imunossupressão ou em uso de terapias imunossupressoras, em uso de medicações antimetabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença.















quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Programação oficial do Carnaval de Itaocara

Gestão atual vai manter a festa simples em 2018, sem desfiles das escolas de samba e arquibancada; Haverá concentração/desfile de seis blocos


   A Secretaria de Cultura e Turismo de Itaocara divulgou na manhã desta quinta-feira (25) a programação oficial do carnaval deste ano. Assim como no ano passado, a festa será mais modesta em comparação com os antigos carnavais realizados no município, que tem fama de promover um dos melhores carnavais do interior fluminense.

   Neste ano os festejos serão realizados entre sexta-feira (09/02) e terça-feira (13/02) na Praça dos Quiosques, na Beira Rio. Haverá shows com DJ, bandas de Axé e bateria de Carnaval. A concentração ou desfile de seis blocos ocorrerá em todo município. As escolas de samba não desfilarão pelo segundo ano consecutivo, mas os dois maiores clubes de Itaocara (Nacional e União) vão promover bailes. A Secretaria vai manter  o matinê e banho de espuma na Beira Rio.

   Apesar da estrutura mais modesta, a Secretaria estima que cerca de 5 mil pessoas devam passar diariamente pela festa. Antes da divulgação e faltando três semanas para o carnaval, os hotéis da cidade estavam com 60% dos quartos já reservados para o período, segundo dados da pasta.
Confira a programação:

Sábado (03/02)
12h Desfile do Bloco de Bar em Bar pelas ruas de Itaocara;

Sexta-feira (09/02)
Baile de Carnaval no União E.I.;

Sábado (10/02)
19h - Sonorização na Praça dos Quiosques;
23h às 3h- Show com a Banda Pancada Bahiana e DJ Fran;

Domingo (11/02)
17h às 22h - Grito de Carnaval dos Blocos com Bateria Show da Folia;
23h às 3h - Show com Banda Swing da Terra e DJ Fran;

Segunda-feira (12/02)
14h às 20h - Bloco Loka's em Laranjais;
18h às 21h - Matinê com DJ Fran e Banho de Espuma;
16h às 21h - Baile de Carnaval no Nacional E.C.;
23h às 3h - Show com a Banda Pancada Bahiana e DJ Fran;

Terça-feira (13/02)
12h às 18h - Bloco da Caixa D'água em Jaguarembé;
17h às 22h - Grito de Carnaval dos Blocos com Bateria Show da Folia;
23h às 3h - Show com Banda Swing da Terra e DJ Fran;

    Além dos blocos mencionados acima, a Secretaria de Cultura e Turismo confirmou a participação do Bloco dos Anjos, Bloco Uilzer e do Bloco das Damas.
Queda do número de blocos

   Este ano apenas seis blocos confirmaram participação no carnaval. No ano passado, oito blocos desfilaram no município ou se concentraram na Beira Rio. Em 2016 eram 17 blocos e duas escolas de samba; e em 2015, desfilaram quatro escolas de samba e 18 blocos. O motivo da redução da quantidade de blocos seria o corte de subvenção aos organizadores dos blocos.

   A secretaria informou que os festejos deste ano custarão cerca de R$ 80 mil, mesmo valor desembolsado no ano passado.

FONTE: FI

Pezão mantém esperança de colocar salários dos servidores em dia até o fim de fevereiro

O governador Luiz Fernando Pezão sustentou, nesta quarta-feira, a previsão de terminar fevereiro com os vencimentos dos servidores em dia. A projeção tem sido defendida por integrantes do governo. Vale destacar que o Estado ainda deve o 13º salário de 2017 a mais de 167 mil pessoas.

Segundo o governador, a intenção segue sendo a de colocar os vencimentos em dia, sem atrasos sobre os salários mensais ou o 13º de 2017. Integrantes do Estado sustentam, também, a possibilidade de quitar gratificações pendentes.
A dívida que o Estado do Rio possui gira em torno de R$ 1,2 bilhão. Além do 13º de 2017, estão pendentes gratificações não pagas aos servidores das policias civil e militar. Docentes do Estado também cobram metas não recebidas.

Jornal Extra

Recadastramento FAP 2018 Aposentados e Pensionistas falta uma semana para se encerra até 02/02/2018


Golpe no WhatsApp usa processo seletivo da Cacau Show para enganar usuários

Um novo golpe no WhatsApp usa o nome da marca de chocolates Cacau Show para oferecer vagas de emprego. O problema é que as supostas oportunidades são falsas e, segundo informações do DFNDR Lab, laboratório da PSafe especializado em segurança digital, 1 milhão de pessoas já clicaram no link malicioso em apenas 24 horas.

A Cacau Show utilizou sua página oficial no Facebook para reiterar que não tem relação com as mensagens. A empresa reforça que as vagas divulgadas "não são verdadeiras" e que todas as oportunidades legítimas são oferecidas somente em seus canais oficiais.

Além de aproveitar os atuais índices de desemprego para espalhar a mensagem falsa, os criminosos se valem de outras estratégias para alcançar o maior número de pessoas. Ao clicar no link – recebido em grupos ou conversas privadas no mensageiro – a vítima é induzida a compartilhar dados pessoais, como nome, e-mail, idade e áreas de atuação nas quais tem interesse. Após preencher o formulário, o falso site afirma que, para que o usuário possa enviar o currículo, é necessário compartilhar a mensagem com outros cinco amigos ou cinco grupos no aplicativo.



As vagas oferecidas são de nível operacional, como vendedor, auxiliar de limpeza, ajudantes de produção, embalador, auxiliar administrativo e jovem aprendiz.


fonte G1

IFF com inscrições abertas para o SISU na Região Noroeste


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), iniciou nesta terça-feira (23/01), as inscrições para o 1º semestre de 2018. Nesta edição serão ofertadas, ao todo, 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.
Campus Itaperuna

No Instituto Federal Fluminense (Região Noroeste) são ofertadas vagas para os seguintes Cursos de Graduação: no Campus Bom Jesus do Itabapoana, Ciência e Tecnologia de Alimentos e no de Itaperuna, Sistemas de Informação.
As inscrições para o Sisu 2018 vão até às 23h59min do dia 26 de janeiro de 2018, exclusivamente pela internet, no endereço sisu.mec.gov.br. Podem concorrer os candidatos que fizeram prova do Enem em 2017 e obtiveram nota acima de zero em redação. Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas.
A seleção é regida pelo Edital Nº 107/2017, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 29 de janeiro. A matrícula da chamada regular será realizada de 05 a 07 de fevereiro no campus do IFFluminense ofertante do curso pretendido, de acordo com os horários estabelecidos pela Portaria Nº 58, de 22 de janeiro de 2018.

Sítio é furtado em Santo Antônio de Pádua

Carro de passeio e um violão foram levados do imóvel, que fica entre Marangatu e São Pedro de Alcântara

   Um sítio foi invadido na madrugada desta quarta-feira (24) na zona rual de Santo Antônio de Pádua. Segundo a Polícia Civil, um carro de passeio e um violão da marca Takamine foram levados da propriedade.

    A Polícia Civil investiga a autoria do furto, registrado na 136ª Delegacia Policial do município. O sítio fica situado às margens da RJ-186, entre Marangatu (4º distrito) e São Pedro (5º distrito). O carro levado no furto é um Fiat Siena 2005, com placa KUJ-4961.

   Qualquer informação que ajude a Delegacia a identificar os suspeitos ou localizar os pertences devem ser repassadas pelo telefone (22) 3853-3091. A Polícia Civil ainda lembra que quem compra produtos furtados também responde criminalmente (receptação).

Assaltante armado invade loja no Centro de Pádua e rouba R$ 2,00 do caixa

Uma loja de roupas situada no Centro de Santo Antônio de Pádua foi alvo de um assalto a mão armada por volta das 13h30 desta quarta-feira (24). Um suspeito vestindo casaco com capuz entrou na loja, levantou o casaco, mostrou um revólver na cintura e anunciou o roubo.

   Segundo informações da Polícia Civil, do caixa o meliante roubou uma nota de R$ 2,00 (dois reais). Irritado, ele ameaçou a funcionária, que, com medo, lhe entregou o aparelho celular de uso pessoal. Após a ação, o assaltante fugiu tomando rumo desconhecido.

    O caso foi registrado na 136ª Delegacia Legal do município, que vai instaurar um inquérito para investigar e identificar o envolvido. A suspeita é de que um segundo suspeito tenha participado do crime dando cobertura. Imagens de câmeras de estabelecimentos próximos serão analisadas.





Folha Itaocarense

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Defesa de Lula pode recorrer de decisão do TRF4 que manteve condenação

om a decisão uninâme dos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de manter a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso triplex, no Guarujá (SP), a defesa de Lula pode recorrer e apresentar embargos de declaração, um recurso em que a defesa pede esclarecimentos sobre algum ponto da decisão. Esses embargos são apresentados ao relator do caso, João Pedro Gebran Neto, e julgados pelos três integrantes da 8ª Turma.
Os embargos devem ser apresentados até dois após a publicação da sentença, segundo a assessoria do tribunal. O TRF4 vai divulgar a íntegra dos votos e o acórdão da sessão de julgamento da apelação criminal do ex-presidente na próxima semana.

Na sessão, os desembargadores também aumentaram a pena de Lula para 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 
O cumprimento da pena de Lula só poderá ser feito após esgotados todos os recursos em segunda instância.
O tribunal informou que os desembargadores Leandro Paulsen e Victor Laus sairão de férias. Paulsen ficará 30 dias fora, a partir de 29 de janeiro. Pelo mesmo prazo, Victor Laus também estará de férias a partir de 21 de fevereiro. Nas férias dos titulares, juízes federais são convocados. Neste caso, serão chamados para a 8º Turma Nivaldo Brunoni, para substituir Laus, e Antônio Bochenek, no lugar de Paulsen. Mesmo com as férias dos titulares, os prazos processuais correm normalmente, conforme o tribunal. 
A defesa de Lula deve conceder ainda hoje entrevista, em Porto Alegre, sobre o resultado do julgamento do recurso. 
Edição: Carolina Pimentel

Por 3 a 0, desembargadores do TRF4 mantêm condenação de Lula no caso triplex

Os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, votaram hoje (24) pela manutenção da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá, no São Paulo. Os magistrados negaram o recurso da defesa de Lula contra sentença aplicada pelo juiz Sérgio Moro, em primeira instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O presidente da turma, Leandro Paulsen, proclamou o resultado e a sessão foi encerrada. 


Os desembargadores entenderam que a sentença de Moro é válida. E também aumentaram a pena do ex-presidente de 9 anos e meio de prisão para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado pelos crimes citados, acolhendo pedido do Ministério Público Federal (MPF). 
O último desembargador a votar, Victor Luiz dos Santos Laus, também foi favorável à manutenção da condenação de Lula e pelo aumento da pena.
Laus disse que os desembargadores não julgam pessoas, mas fato. E completou: “Esses fatos que foram trazidos no ambito da instrução criminal foram objeto de ampla investigação. O resumo que se tem é que, ao fim e ao cabo, aquele primeiro mandatário auferiu benefícios com esses fatos”.
Os desembargadores também concordaram em reduzir as penas previstas inicialmente para O ex-presidente da OAS, José Aldemario Pinheiro Filho, e para o ex-diretor da área internacional da OAS, Agenor Franklin Magalhães Medeiros. José Aldemário, conhecido como Léo Pinheiro, foi condenado em primeira instância a 10 anos e 8 meses de prisão, mas teve a pena reduzida para três anos e seis meses. Já Agenor Franklin teve a pena reduzida para um ano e 10 meses. A princípio, ele tinha sido condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a seis anos.
A defesa de Lula deve conceder entrevista dentro de alguns minutos para falar sobre o resultado e futuros recursos. 
Entenda o caso
Para o juiz federal Sérgio Moro, ficou provado nos autos que o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia eram de fato os proprietários do imóvel e que as reformas executadas no triplex pela empresa OAS provam que o apartamento era destinado a Lula e faziam parte do pagamento de propina ao ex-presidente por ter beneficiado a empreiteira em contratos com a Petrobras.
No recurso, a defesa alegou que a análise de Moro foi “parcial e facciosa” e “descoberta de qualquer elemento probatório idôneo”. Os advogados afirmaram que um conjunto de equívocos justificava a nulidade da condenação. Para a defesa, o juiz teria falhado ao definir a pena com base apenas na “narrativa isolada” do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, sobre o que os advogados consideram “um fantasioso caixa geral de propinas” e a suposta compra e reforma do imóvel.
Julgamento
O julgamento começou às 8h30 com a apresentação do relatório do desembargador João Pedro Gebran Neto. Ele fez um resumo da ação e negou questão de ordem apresentada pela defesa que pedia mais tempo de fala.
Depois, o procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum, teve 30 minutos para se manifestar. Ele afirmou que o ex-chefe do Executivo se corrompeu e que a defesa não conseguiu apresentar qualquer elemento probatório consistente que afastasse a acusação dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Lamentavelmente, Lula se corrompeu”, resumiu.
O advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou, durante julgamento, que o processo é nulo e que, na sentença, não foi feita prova da culpa, mas, sim, da inocência do ex-presidente. Na alegação, Zanin apontou uma série de inconsistências no processo.
Depois, os desembargadores iniciaram a leitura dos votos. O primeiro foi o relator, João Pedro Gebran Neto, que votou pela condenação de Lula e o aumento da pena de 9 anos e 6 meses de prisão para para 12 anos e um mês de reclusão. Para o desembargador, a pena de Lula deve ser cumprida em regime fechado. Em relação ao ex-executivo da OAS Agenor Franklin, o relator propôs a redução da pena de 6 anos de prisão em regime fechado, para 1 ano, 10 meses e 7 dias de reclusão, em regime aberto. A pena do ex-presidente da empreiteira da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, foi mantida em 3 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto.
O revisor, Leandro Paulsen, votou em seguida. Ele acompanhou o relator e também manteve condenação de Lula e aumento da pena. Com isso, o placar ficou em 2 a 0, o que significa maioria no tribunal para manutenção da condenação de Lula. Paulsen disse, no entanto, que a pena só deve ser cumprida após todos os recursos "serem exauridos na segunda instância". 
Edição: Carolina Pimentel

Fake News ! Boatos em whatsapp dão conta de que diretoria do Hospital Hélio Montezano em Pádua foi trocada . MENTIRA

"Responsável por administrar as eleições em todo o território nacional, Justiça Eleitoral anuncia campanha e alerta para "danos" gerados ao país por disseminação de notícias falsas. " 


Em Santo Antônio de Pádua, a rumores " Algumas verídicas em caso de troca de secretárias e outras bem suspeitas". Mais vale a tese de se pesquisar e confirmar a noticia a partir de quem a divulga e nesse caso o Jornal Sem Limite Esteve no Hospital Hélio Montezano atrás de confirmar se seria verídico o afastamento do Diretor do Hospital Flávio Bitencourt Macre e sua equipe onde o diretor e editor do Jornal Sem Limites pode comprovar que toda a equipe esta focada e atuando na melhoria da saúde do povo paduano. Assim que for possível estaremos postando uma entrevista com o Diretor Flávio .



Perigo descontrolado, e com potencial de se alastrar sem freios na internet, as fake news entraram na agenda preventiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Responsável por administrar as eleições no país, a Corte anunciou uma campanha, ainda protocolar, para estancar a disseminação de notícias falsas pelas redes e sites, claramente capazes de desconstruir a imagem de qualquer candidato.
A iniciativa oficial do poder público brasileiro ocorre depois dos estragos que esse mecanismo de influência digital manipulada gerou nas eleições presidenciais de outros países, como os Estados Unidos e a França. Recentemente, um executivo do Facebook admitiu que, antes e depois da eleição presidencial norte-americana do ano passado, entre janeiro de 2015 e agosto deste ano, 146 milhões de usuários podem ter visto conteúdos com distorção de dados, mentirosos e enganadores.
“A criação de notícias falsas para prejudicar e atacar adversários em disputas políticas não é novidade, mas, com a internet, a disseminação dessas informações passou a ser muito mais rápida, fácil e barata. A realidade mundial já demonstra a influência em processos eleitorais, e o Brasil não pode ficar parado. Fake news são uma ameaça real”, alerta o TSE em nota à reportagem.

Marcius Mendes
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/01/1952930-fake-news-comecou-com-serpente-e-eva-no-jardim-do-eden-diz-o-papa.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/01/1952930-fake-news-comecou-com-serpente-e-eva-no-jardim-do-eden-diz-o-papa.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investime

Hospital Natividade: Com convênio vencido, salários atrasam e até ambulâncias podem param por falta de combustível

Segue há várias semanas o impasse envolvendo a renovação do convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Caixa dos Pobres, mantenedora do Hospital Natividade. De acordo com fontes ouvidas pelo jornalismo da Rádio Natividade, a diretoria da entidade, que recebe do poder público para manter o pronto socorro (responsabilidade da prefeitura), pleiteia um reajuste no repasse, que há anos não seria corrigido, enquanto que o governo municipal afirma não ter como aumentar o valor.
Com isso, os servidores da unidade de saúde, seguem sem receber o 13º referente ao ano passado. Ainda segundo esta mesma fonte, também se acumula débito de três meses de fornecimento de combustível e o posto, já informou que caso não seja quitado imediatamente, este será cortado, provocando assim, a paralisação no serviço de ambulância. Uma reunião aconteceu o final da tarde de ontem (23), mas sem nenhum acordo firmado.
– Nesta quinta-feira (25), está marcada outra reunião com o conselho do hospital, na qual, pelo que tudo indica, a atual diretoria deverá colocar os cargos à disposição e entregar a unidade não mãos da prefeitura ou quem sabe, o pior, determinar o fechamento das portas da unidade, o que seria terrível, pois serão mais de 90 funcionários e 15 médicos que seriam dispensados. Existe um passivo trabalhista que covardemente, foi deixado por gestões anteriores da prefeitura nas costas do H.N., por conta daquelas contratações do PSF, o que está inviabilizando seu funcionamento. O 13º dos servidores está atrasado e fornecedores não receberem há 90 dias. A obra, por exemplo, que está sendo feita, é bom que se esclareça, é fruto de uma emenda parlamentar, cujo valor só pode ser usado para este fim, – destacou um dos conselheiros.
A emissora tentou, sem êxito, contato telefônico com a Secretário Municipal de Saúde Juliano França, mas deixou uma mensagem e aguarda retorno com uma posição da pasta sobre o tema.
Da redação da Rádio Natividade