O primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Fundação de Apoio à Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) do Noroeste Fluminense foi inaugurado nesta quarta-feira, dia 23, em Miracema, pelo prefeito Ivany Samel, pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo, pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e pelo presidente da Faetec, Celso Pansera. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões na construção do CVT de Miracema. Nele serão preparados 1.020 profissionais por ano para o mercado de trabalho, nas áreas de serralheria, construção civil e informática.
- Os CVTs são escolas profissionalizantes que capacitam para o mercado de trabalho. Estão subordinados à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Temos milhares de jovens e adultos entre 17 e 45 anos que não têm uma especialidade profissional. A economia do nosso Estado cresce e demanda mão de obra especializada - ressaltou o governador Sérgio Cabral, que foi representado pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, na inauguração do CVT de Miracema.
O CVT miracemense oferece cursos de Eletricista Predial, Encanador-Bombeiro Hidráulico, Serralheiro em Alumínio, Serralheiro em Ferro e Informática. A unidade recebeu 2.719 inscrições para o preenchimento das 300 vagas que, inicialmente, atenderão à demanda vocacional da região. No ato inaugural, Ivany Samel recebeu a visita de cinco colegas prefeitos da região: Alcione Correa de Araujo (Itaocara), Flávio Gomes de Sousa (Aperibé), José Renato Fonseca Padilha e seu vice Ralph Kezen Leite (Pádua), Marcos Antonio da Silva Toledo - Taninho (Natividade) e Maria das Graças Ferreira Motta - Branca (Bom Jesus do Itabapoana).
- O Centro Vocacional Tecnológico de Miracema vai qualificar a mão de obra local e dinamizar ainda mais a economia do Noroeste. O objetivo é dar formação profissional para que possam produzir no local. O conceito do CVT é a integração do desenvolvimento econômico e da educação. É uma determinação do governador Sérgio Cabral e um exemplo para todo o país - explicou Alexandre Cardoso.
Ivany Samel, a primeira-dama do município, Dona Sônia Nilce Calor Samel, e Alexandre Cardoso, acompanhados do secretário estadual de Trabalho e Renda, Brizola Neto, além de Celso Pansera, dos deputados estaduais Paulo Melo, Rogério Cabral, João Peixoto e Rafael Picciani, do presidente da Câmara Municipal, André Band Luiz Amim Monteiro, dos vereadores Carlos Armando de Azevedo, Gideão Duarte Gonçalves, Maurício Vô Santana Soares, Antônio Roberto Venâncio e Paulo César da Cruz de Azevedo (um dos maiores responsáveis pela implantação do CVT da Faetec em Miracema) foram levados pela coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico miracemense, professora Sandra Maria Gomes de Zevedo, para uma visita aos laboratórios da unidade agora inaugurada, que fica ao lado do portão principal do Parque de Exposições Jamil Cardoso, de frente para a Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares.
- É ótimo ver um centro vocacional que irá assegurar diplomas e salários mais dignos para a população de Miracema e para os municiípios vizinhos. O CVT fica em frente a uma serralheria, que conta com 500 vagas de emprego. A cidade está funcionando muito bem e isso, também, graças às ações conjuntas feitas entre o Município e o Estado - comemorou o prefeito Ivany Samel.
Em seu pronunciamento durante a inauguração, o presidente da Alerj disse que a construção do CVT de Miracema, bem como dos outros 25 já em funcionamento no Estado do Rio, deve-se à determinação do governador Sérgio Cabral de levar a formação profissional de excelência para todo o território fluminense. Segundo Paulo Melo, a meta de Cabral é implantar CVTs em todos os municípios.
As aulas começaram no último dia 21, no CVT de Miracema, mas as expectativas do aposentado Elder Antônio Guedes, de 62 anos, e do porteiro Sávio Luiz Nervos, de 32, já são grandes. Os miracemenses ficaram surpresos com as modernas instalações e com os equipamentos disponíveis nos laboratórios do CVT, onde começam a “escrever” mais um capítulo de seus futuros.
- Sempre quis aprender um pouco mais sobre informática, mas não tínhamos opções em relação a cursos gratuitos. Hoje, posso fazer a qualificação na minha cidade e pensar no futuro, porque quero voltar ao mercado em breve. E isso está ficando cada vez mais próximo da realidade, com a ajuda do CVT - disse o professor.
Para Sávio, matriculado no curso de serralheria, uma das atividades econômicas de Miracema, ajudar no crescimento econômico de sua cidade através da capacitação foi um dos motivos que o levou a procurar a unidade profissionalizante. Depois de concluir o curso, ele sonha alto: quer abrir seu próprio negócio e se tornar um microempresário.
- Estou muito feliz de poder fazer esse curso e aumentar a minha renda, e isso tudo na minha cidade. Gostaria de trabalhar em uma das empresas da região, mas também quero crescer por conta própria. Ser autônomo. O centro vocacional é uma conquista de Miracema. O CVT é uma grande oportunidade para os moradores da cidade - contou Sávio.
Participaram também da inauguração do CVT de Miracema, entre outros, todo o secretariado municipal do prefeito Ivany Samel; vereadores e outras lideranças políticas de vários municípios da região; venerável da Loja Maçônica Libertas II, João Batista Pestana; presidentes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (José Carlos Cabreira), da Federação das Associações de Moradores de Miracema - Fammira (Harlei de Oliveira); chefes das divisões regionais do DER, engenheiro Maurício Barros Mercante, e da Emop, arquiteto Francisco Ernesto Davi; coordenadora local da Fundação Leão XIII, Elizabeth Pinto; grupo da chamada “melhor idade”, do Centro de Convivência do Idoso de Miracema; Companhia Folclórica Cara da Rua; dirigentes e professores de escolas municipais, estaduais e particulares do município; responsáveis pela Ciretran, Cedae e Emater na cidade; representantes do Lions e Rotary Club locais e do Stradas Moto Club; e o supervisor regional Noroeste da secretaria estadual do Interior, Ricardo Oliveira.
(Colaboração: Marcelle Colbert, da Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro)