JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 22 de janeiro de 2023

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Nível do rio Muriaé começa a baixar e ruas são liberadas; Veja as unidades de saúde que voltam a funcionar na segunda

 

Na manhã desta sexta-feira (27), o nível do rio estava em 4,20m, 20 cm acima da cota de transbordo. Trabalho de limpeza segue na cidade. Famílias em abrigo já retornam para as suas casas.


O nível do rio Muriaé, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, começou a baixar, segundo divulgado pela A Defesa Civil.

Na última medição, realizada às 10h15, o nível estava em 4,20 m, se mantendo ainda 20 cm acima da cota de transbordo.


Todas as vias da cidade que estavam interditadas por conta da inundação já foram liberadas, mas o trabalho de limpeza continua sendo feito pelas equipes da Secretaria de Obras. As ruas estão sendo lavadas para a retirada da lama. Os entulhos também estão sendo removidos. 


O atendimento na sede da Secretaria de Defesa Civil ocorre normalmente, de segunda à sexta, de 8h às 13h. O plantão 24 horas é feito pelo Whatsapp no número (22) 3824-6364.


A Defesa Civil informou que há previsão de chuva na região segue até o próximo domingo, mas não será em volume que possa causar impactos na cidade.


A Prefeitura esclarece ainda que os atendimentos nas unidades de saúde que foram suspensos nesta quinta e sexta-feira vão funcionar normalmente na próxima segunda. São elas:


  • Centro de Saúde Dr. Raul Travassos;
  • Centro Administrativo;
  • Centro de Atendimento da Doença de Alzheimer e Parkinson;
  • Farmácia Básica;
  • Farmácia de Componentes Especializados;
  • Serviço Social de Mandado Judicial;
  • Vigilância Sanitária;
  • Vigilância Ambiental;
  • A Unidade de Saúde da Família do distrito de Retiro do Muriaé.

Quinta-feira sangrenta em Itaperuna, dois mortos e uma tentativa

 


Nesta quinta-feira (26), o município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, voltou a ter um dia violento, onde três pessoas foram baleadas nos bairros Aeroporto e São Francisco. Dois morreram nos locais dos crimes e um foi encaminhado ao Hospital São José do Avaí.

Na Avenida Santo Antônio, bairro Niterói. Manoel Marinho Freitas, de 31 anos, foi baleado quando estava no interior de uma oficina, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Outro homem de 30 anos levou tiro em uma das pernas e foi socorrido ao Hospital São José do Avaí.

O outro crime aconteceu na Rua Alberto Torres, próximo ao cemitério, bairro Aeroporto. Mateus Lopes de Souza Boucard, de 24 anos, também foi baleado, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Nos dois casos, policiais militares preservam as cenas dos crimes. Será feita perícia e os corpos serão removidos ao Instituto Médico Legal (IML).

Da Redação do Portal Itaperuna Notícias com informações do Jorge Luiz

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Rio pomba volta a transbordar em Pádua

 


A Defesa Civil de Pádua informa que após
as fortes chuvas que ocorreram no 
município e região nos últimos dias, o rio
Pomba atingiu a cota de transbordo durante esta madrugada (26), estando no
nível atual de 5.11, às 08h30min.

Grandes volumes de chuva devem ser
acumulados no decorrer do dia sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito
Santo, com potencial para enchentes e alagamentos.

Fonte: Jornal do Noroeste

Barranco desmorona e destrói casas em Ubá

 


Um deslizamento de terra destruiu três casas em um condomínio residencial em Ubá, na Zona da Mata mineira. O acidente ocorreu nesta quarta-feira (25).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu. Na segunda-feira (23), seis casas já haviam sido interditadas preventivamente por causa da instabilidade do talude.

Nesta manhã, o desabamento da encosta destruiu 3 casas e danificou seriamente outras três. Como ainda há riscos, 10 imóveis foram interditados preventivamente.

Ao todo, 18 pessoas estão desabrigadas e 30 desalojadas.

De acordo com a Prefeitura, as famílias foram para residências de amigos e parentes. A Secretaria de Desenvolvimento Social presta assistência aos atingidos.

A orientação é que os moradores de áreas próximas à encostas a redobrarem a atenção devido ao risco de novas movimentações de terra.

Fonte: Legalzona.com.Br

Polícia Federal deflagra ação contra abuso sexual infantil

 

Operação Rede de Proteção tem frentes em todas unidades federativas

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (26) uma operação nacional de combate a crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. A Operação Rede de Proteção está em andamento, cumprindo 57 mandados de prisão e 40 mandados de buscas. Nas primeiras horas, foram feitas sete prisões em flagrante.

De acordo com os investigadores, as ações visam “reprimir crimes sexuais contra crianças e adolescentes, retirando do convívio social indivíduos investigados, processados criminalmente e até condenados, dando efetividade ao sistema de justiça criminal e impedindo que novos delitos sejam cometidos”.

“As ações da operação tiveram início nos primeiros dias deste ano, com o cumprimento de mandados de prisão de criminosos que já constavam do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mas ainda estavam em liberdade”, informou em nota a PF.

A PF acrescenta que delegacias e superintendências regionais de todo o país deflagraram, também hoje, frentes de ações voltadas a crimes sexuais contra crianças, mas praticados "por meio da internet”. Essas ações contam com a ajuda da Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados em identificar vítimas a partir de imagens e vídeos - criada com a finalidade de auxiliar nos resgates de vítimas e de identificação e prisão de agressores.

A Operação Rede de Proteção é a primeira deflagrada no âmbito da nova Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da PF com as delegacias especializadas no tema, localizadas em todas as 27 unidades federativas.

Fonte: Agência Brasil

Três famílias deixam casas após estrutura ser afetada pela chuva em Campos

 

Defesa Civil interditou imóveis localizados na Matinha e no Fundão. Moradores estão em casa de parentes.



Três casas foram interditadas pela Defesa Civil em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, após terem a estrutura afetada pela forte chuva que atingiu a cidade nesta semana. Em duas casas, parte das paredes desabou. Outra ficou totalmente ilhada pela inundação.

As três famílias estão abrigadas em casas de parentes, segundo a Prefeitura.

A primeira ocorrência foi na terça-feira (24), quando parte de uma casa desabou no Jóquei Clube, na localidade da Matinha. 


As outras duas, também tiveram a estrutura danificada de terça para quarta (25) na Travessa Carlos Menezes, no Fundão.


A Secretaria de Defesa Civil espalhou equipes por vários pontos de alagamento desde o final da tarde de terça-feira (24). Até as 11h de quarta-feira (25), o órgão recebeu 15 solicitações de apoio, a maior parte na área de Guarus.


Fonte: G1 Norte Fluminense








Nível do Rio Muriaé chegou a atingir 4,97 cm durante a madrugada desta quinta-feira, 26.

 


Devido às cheias dos rios Muriaé e Carangola, o nível do Rio Muriaé, em Itaperuna, chegou a 4,97cm, em sua medição na madrugada desta quinta-feira, 26, às 05h30. Até agora, esse foi o nível máximo dessa nova enchente no município. Na última medição, às 11h15, o nível estava em 4,91cm.

Referência para as Cotas do Rio Muriaé:

Cota de Atenção 290cm;

Cota de Alerta 340cm;

Cota de Transbordo 400cm.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Defesa Civil atua em áreas atingidas pela chuva em Campos

 

Alagamentos ocorreram em diversos pontos da cidade na tarde desta terça (24). Segundo a Defesa Civil, foram 69,4 milímetros de chuva em apenas uma hora.



Depois da forte chuva que atingiu Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na tarde desta terça-feira (24), equipes da Defesa Civil começaram a trabalhar em diferentes áreas afetadas por inundações.


Segundo o órgão, em apenas uma hora choveu 69,4 milímetros, conforme registro feito no pluviômetro localizado na Ponte Barcelos Martins.

"O prefeito Wladimir Garotinho determinou que as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social estejam nas ruas para atender os chamados mais urgentes", divulgou a Prefeitura.


A Defesa Civil recebeu, até as 18h30, onze chamados para os bairros Parque Lebret, Calabouço, Horto, Parque Prazeres, Fundão, Jardim Carioca, Parque Vicente Dias, Centro, Parque Santa Rosa e Parque Santa Clara. O maior volume ocorreu na área central, que ficou com alagamentos na descida da Ponte Leonel Brizola, Rua Barão do Amazonas e Rua Voluntários da Pátria.


Também houve registro de queda de árvore no Parque Vicente Dias. No Jóquei Clube, parte de uma casa na Matinha desabou e, segundo a Prefeitura, a família será retirada do local para ser encaminhada pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social para uma casa de passagem.


Estamos no aguardo de atualizações da Prefeitura sobre a
situação dessa família.


O coordenador do Setor de Monitoramento da Defesa Civil, Leandro Rezende, explicou que o órgão já esperava a pancada de chuva para a tarde de terça, situação bastante comum durante o verão.


Fonte - G1 Norte Fluminense

iceberg gigante do tamanho da cidade de SP se desprende da Antártica

 

Apesar de a região estar ameaçada pelo aquecimento global, o desprendimento não está relacionada à mudança climática, afirma o British Antarctic Survey (BAS), um órgão que estuda as regiões polares.

Um iceberg com tamanho equivalente à área da cidade de São Paulo se desprendeu no domingo de uma plataforma de gelo próxima a uma estação científica do Reino Unido na Antártica, anunciou um grupo de cientistas na segunda-feira (23).

Apesar de a região estar ameaçada pelo aquecimento global, o desprendimento não está relacionada à mudança climática, afirma o British Antarctic Survey (BAS), um órgão que estuda as regiões polares.

O bloco de gelo, de 1.550 km² (a cidade de SP tem cerca de 1.520 km²), se desprendeu da camada flutuante entre 16h e 17h de domingo, no horário de Brasília, depois que a maré forte na região aumentou a fenda que já existia na plataforma de gelo, informou o BAS.


Há dois anos, outro iceberg de tamanho similar já havia se desprendido nessa mesma região, batizada de plataforma de gelo Brunt, onde está localizada a base científica britânica Halley VI.


As grandes fissuras nas plataformas de gelo vêm aumentando na última década, segundo os glaciologistas.


Em 2016, o BAS decidiu mover a base Halley VI para outro lugar, a cerca de 20 quilômetros de distância, por temer que a estação ficasse à deriva sobre um iceberg.


"Este desprendimento era esperado e é parte do comportamento natural da plataforma de gelo Brunt. Não está vinculado à mudança climática", explicou o glaciologista Dominic Hodgson, citado em uma nota.


Fonte - G1

CCZ tem mais de 40 animais disponíveis para adoção em Campos

 

A Prefeitura explica que são cães e gatos vacinados, castrados ou que já vão sair com o agendamento do serviço garantido.



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com mais de 40 pets, entre cães e gatos, disponíveis para adoção em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

São adultos e filhotes já cadastros, vacinados ou que já sairão do local com o serviço agendado.


"Adotar um pet é um ato de amor e empatia. Afinal, com a adoção, você estará dando aquele bichinho, que vivia em condições insalubres, sofrendo maus tratos e de periculosidade nas ruas, um lar", afirma o município.


O atendimento no CCZ ocorre de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h. Aos fins de semana, as atividades se concentram no Jardim São Benedito, com a Feira de Adoção, de 9h às 17h. No local, também ocorre a vacinação antirrábica.


Adoção Compartilhada

O CCZ conta ainda com o projeto “Adoção Compartilhada”, que é pioneiro na região. Neste caso, ocorre a guarda compartilhada, em que o canil fica aberto toda sexta-feira, das 10h às 15h.


O interessado pode levar o pet para casa, passar o final de semana com ele e devolvê-lo na segunda, como explica a Prefeitura.


“Quem quiser levar um animalzinho para casa deve ter idade mínima de 18 anos e apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um termo de responsabilidade, no qual o adotante se compromete a cuidar bem do animal”, informou o responsável técnico pelo canil, o veterinário Marcelo Maeda.


Em 2022, cerca de 581 pets foram adotados no Canil do CCZ.


Fonte - G1 Norte Fluminense

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários de NIS de final 6


A Caixa Econômica Federal paga hoje (25) a parcela de janeiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6. O valor mínimo corresponde a R$ 600.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês, o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,9 milhões de famílias, com um gasto de R$ 13,38 bilhões. O valor médio recebido por família equivale a R$ 614,21.


A partir deste mês, o programa social volta a chamar-se Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.
Em publicação nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu que a manutenção da parcela mínima segue o compromisso estabelecido entre o novo governo e o Congresso Nacional.

 “Começaremos o pagamento de R$ 600 para famílias beneficiárias. Compromisso firmado durante a campanha e que conseguimos graças a PEC que aprovamos ainda na transição, já que o valor não tinha sido previsto no orçamento pelo governo anterior”, postou o presidente no último dia 16.


O pagamento do adicional de R$ 150 para famílias com crianças de até 6 anos ainda não começou. Há duas semanas, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou que o valor extra só começará a ser pago em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para eliminar fraudes.


No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Calendário Bolsa Família de Janeiro de 2023

Fonte: Agência Brasil 

Aneel faz audiência pública sobre revisão tarifária da Enel Rio. Cliente residencial poderá ter reajuste de 15,82% em março

 



Nesta quarta-feira (dia 25), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar uma audiência pública para discutir a revisão tarifária periódica da Enel Distribuição Rio, que deve vigorar a partir de 15 de março. De acordo com a proposta, as tarifas da concessionária deverão ser reajustadas nos seguintes índices: 15,82% para os consumidores residenciais; 16,01% em média para os clientes de baixa tensão; e 4,44% para os de alta tensão (indústrias). Com isso, o efeito médio será de 13,02%.

O reposicionamento tarifário, feito no momento da revisão tarifária periódica, consiste na redefinição das tarifas em nível compatível com a cobertura dos custos operacionais eficientes e com a remuneração dos investimentos.

Antes da audiência, foi aberta uma consulta pública sobre a revisão tarifária da distribuidora, que atende cerca de 2,7 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Estado do Rio. O prazo para o envio de sugestões começou no dia 15 de dezembro e terminará em 30 de janeiro.

Segundo a Enel, o processo de revisão tarifária ocorre a cada cinco anos, quando é revisto o equilíbrio econômico financeiro da distribuidora. A empresa também ressalta que o processo é conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que a definição da tarifa é baseada em leis e regulamentos federais, que têm impostos, encargos setoriais, custos de geração e transmissão, que não são de responsabilidade da Enel.

"A Enel Rio ressalta que tem investido fortemente na modernização, automação e ampliação da capacidade da rede elétrica nos 66 municípios atendidos pela empresa, com foco na melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos clientes. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 4,3 bilhões em sua área de concessão, dos quais cerca de R$ 1 bilhão foi aplicado apenas nos primeiros noves meses de 2022. Como resultado, a distribuidora registrou avanços expressivos nos índices de qualidade medidos pela agência reguladora do setor elétrico, a ANEEL", informou a empresa.

A audiência pública para discutir a revisão tarifária periódica da Enel Distribuição Rio será presencial, em Niterói, no Prédio do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB) da Universidade Federal Fluminense (UFF), às 14h, mas o credenciamento dos participantes vai começar às 13h30.