JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 14 de julho de 2024

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Alteração da água do Rio Pomba, reduz abastecimento de água potável nos municipios de Pádua, Aperibé e Miracema. Nota da em presa e prefeito de Pádua se pronuncia sobre o caso!


 O abastecimento de água potável foi reduzido em Santo Antônio de Pádua e paralisado preventivamente em Aperibé e Miracema, nesta quinta-feira (18/07), por conta da alteração da água do Rio Pomba.


Pádua e Aperibé são banhadas pelo Rio Pomba, que também abastece Miracema.

A Águas do Rio emitiu notas dizendo que o abastecimento em Miracema e em Aperibé estava interrompido devido a um problema no ponto de captação e que a população deveria economizar água. A Fortaleza Ambiental, que atende Pádua, também fez comunicado semelhante, informando que o abastecimento havia sido reduzido na principal estação de tratamento (Sede e Marangatu) em outras três ETAs (Campo, Baltazar e Paraoquena).

Por conta disso, surgiram especulações de possível contaminação da água. O INEA disse que ainda não foi notificado sobre o caso. A Águas do Rio informou apenas que análises estavam sendo feitas, sem detalhar o assunto.

A redação registrou o momento em que um comboio de caminhões pipas chega à cidade de Aperibé. A redação apurou que os caminhões vão ajudar no abastecimento em locais prioritários, como hospitais e escolas.

NOTA DA EMPRESA :


Nesta quinta-feira, 18 de julho, às empresas responsáveis pelo abastecimento de água nos municípios de Santo Antônio de Pádua, Aperibé e Miracema emitiram um comunicado de redução na captação como é o caso de Pádua e paralisação na captação como é o caso de Miracema e Aperibé.

Segundo o comunicado, a decisão foi tomada devido a uma ocorrência no ponto de captação bruta no Rio Pomba.

Na manhã desta sexta-feira, 19 de julho, a empresa Fortaleza Ambiental publicou uma nota informando o motivo do mal cheiro e odor na água.

Segundo a empresa os casos de cheiro e gosto apontado por moradores é indício de proliferação de algas no Rio Pomba, que não oferece riscos e que está reforçando a qualidade de antracito nos filtros para minimizar o ocorrido,

Ainda segundo a empresa, referente a água tratada, os resultados mostram que os parâmetros estão dentro da Portaria GM/MS N° 888, de 04 de maio de 2021, ou seja dentro dos padrões de potabilidade.

A empresa ainda em nota continua orientando aos clientes que nesse período continuem economizando água, e que está tomando as medidas técnicas para normalização da produção.

Prefeito de Santo Antônio de Pádua se pronuncia sobre o caso nas redes sociais. veja.


Com informações: jornal na boca do povo/ imagem da internet / video rede social prefeito.


















VELÓRIO E SEPULTAMENTO DO EX. PREFEITO DE PÁDUA FERNANDO LAVAQUIAL

O velório do Dr. Fernando Lavaquial será à partir de 13h na Câmara Municipal e o enterro às 18h no cemitério da Tavares



TCE-RJ mantém suspenção da licitação que privatizaria o abastecimento de água em Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Porciúncula e outros municípios


 O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro confirmou, em sessão plenária presencial nesta quarta-feira (17/07), a suspensão da licitação do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense – CIDENNF, para Concessão dos serviços públicos de operação, manutenção, adequação, reforma e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário dos Municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Porciúncula e Quissamã, no Estado do Rio de Janeiro, com prazo de execução estimado em 35 (trinta e cinco) anos, com valor de receita estimada em R$ 973.900.958,14 (novecentos e setenta e três milhões, novecentos mil, novecentos e cinquenta e oito reais e quatorze centavos).

O plenário do TCE confirmou a decisão do Conselheiro Márcio Pacheco, que em janeiro suspendeu o procedimento licitatório.
Após a identificação de diversas irregularidades, a Corte de Contas determinou na sessão de hoje a correção do Edital, ou na impossibilidade de realizar as modificações determinadas, providencie a anulação do procedimento licitatório, nos termos do art. 71, IX23, da Constituição Federal, fazendo constar, nos autos do processo administrativo, no portal da transparência do Município e no SIGFIS, a cópia da publicação do respectivo ato, com a devida publicidade, conforme estabelecido nos artigos 5424 da Lei Federal nº 14.133/21 e 8º25 da Lei Federal nº 12.527/11.
Em Natividade, com autorização do prefeito Severiano Rezende, no final de 2021, os serviços foram “vendidos” a Rio+Saneamento, que desde então opera no município em substituição a CEDAE, que era estatal.


 
Da redação da Rádio Natividade/Tribuna NF











Morre ex-prefeito de Pádua: Fernando Perlingeiro Lavaquial

 


Morreu nesta quinta-feira, 18 de julho, aos 89 anos o ex-prefeito de Santo Antônio de Pádua, Fernando Perlingeiro Lavaquial.

Figura ilustre em Santo Antônio de Pádua, Fernando Lavaquial como era conhecido por muitos, foi prefeito do município de 1975 a 1980. Assim como diretor desde 1995 de uns dos colégios mais conceituados da região, o centenário Colégio de Pádua.

Nas redes social do Colégio de Pádua publicou a seguinte nota de pesar:

¨É com profunda tristeza que informamos o falecimento do Sr. Fernando Perlingeiro Lavaquial, Diretor do Colégio de Pádua.


Realização do governo do sr Fernando lavaquial

Informações sobre velório e sepultamento serão compartilhados em breve.

Agradecemos a compreensão e o respeito neste momento tão delicado.

Fernando Perlingeiro Lavaquial, filho de José Lavaquial Biosca e Maria Rodrigues Perlingeiro Lavaquial, tendo como irmãos, José Mozart, Maria Ignês, Regina Dalva, Leda Graciema, Celina Heloísa, Myriam Beatriz e Maria José.

Casou-se com Elenita Alves Jaegge no ano de 1960.

Formou-se Engenheiro de Petróleo na Louisiana State University – LSU, Louisiana, USA.

Chegando ao Brasil, a Petrobras o enviou aos Campos de Petróleo em Alagoas, Sergipe e Bahia, onde trabalhou na perfuração em poços pioneiros, de extensão e de desenvolvimento.

Foi o 2° engenheiro de Petróleo a integrar a equipe do Centro de Pesquisas da Petrobras, onde montou os laboratórios de Perfuração, Produção e Reservatório.

Aos 15 de março de 1975, foi nomeado Prefeito de Pádua. Durante sua gestão, foram feitas diversas obras importantes, dentre elas, a Rodoviária, Sede do Tiro de Guerra, da Receita Federal, da Receita Estadual.

Em 1984, foi designado Delegado Federal de Agricultura no Rio de Janeiro. Em 1984, trouxe a Universidade Federal Fluminense para Pádua, abrigou a UFF no Colégio de Pádua, gratuitamente, até o ano 2000.

Em 1995, aposentou-se e permaneceu como um dos Diretores do Colégio de Pádua, além de professor do laboratório de Física.

Em 2010, a convite do SPE, foi a New Orleans, EUA, onde recebeu o título “LEGIAN OF HONOR MEMBER” por sua participação nas atividades de petróleo por mais de 50 anos.

Nos solidarizamos com seus familiares e amigos nesse momento e manifestamos nossos sinceros sentimentos a todos!

Descanse em paz, DR. Fernando Lavaquial!¨
















Bispo Emérito de Campos, Dom Roberto Guimarães, Recebe Alta após 49 Dias de Internação

 


Dom Roberto Guimarães retorna para casa sob cuidados paliativos, acompanhado pelas irmãs do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho

A Diocese de Campos informou que o bispo emérito Dom Roberto Gomes Guimarães recebeu alta na manhã desta quarta-feira (17/07), após 49 dias internado no Hospital Geral da Unimed, em Campos. Segundo o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, Dom Roberto Guimarães retorna para casa onde continuará recebendo cuidados paliativos pelo sistema de Home Care, assistido pelas irmãs do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho, Irmã Rosa e Irmã Mariana.


De acordo com Dom Roberto Francisco, o bispo emérito utilizará um respirador mecânico portátil e seguirá todas as orientações médicas para esta nova etapa de seu tratamento. "Continuamos as orações por nosso querido Dom Roberto Guimarães, para que a misericórdia de Deus se manifeste", declarou Dom Roberto Francisco em nota oficial.

O reitor do Seminário, Pe. Alexandre Mothé, designado pelo Bispo Diocesano para acompanhar Dom Guimarães, informou que houve uma melhora no quadro clínico do bispo emérito, mas que os cuidados especiais ainda são necessários. "Apesar do quadro de saúde estável de Dom Roberto Guimarães, ele continuará necessitando de cuidados especiais nesta nova fase. Ele seguirá o tratamento em casa, com mais conforto e dignidade", afirmou Pe. Alexandre.

A comunidade católica de Campos mantém suas preces por Dom Roberto Guimarães, esperando por sua recuperação e agradecendo pelos cuidados médicos recebidos. 

Da redação da 96,9 FM - Fonte: Ruan Sousa/Comunicação Diocese de Campos