Em reunião realizada no CRAS localizado no Bairro Ferreira em Pádua, a Secretaria de Assistência Social promoveu importante pauta sobre a violência contra mulher, com a finalidade de discutir e conscientizar sobre a importância do assunto cada vez mais presente na realidade das mulheres brasileiras.
Programa de proteção e prevenção
O programa “Empoderadas” em visita a cidade de Santo Antônio de Pádua esteve divulgando seu trabalho que tem como público específico mulheres vítimas de violência. O programa surgiu “diante da preocupante situação da vulnerabilidade a que todas as meninas e mulheres estão expostas todos os dias. Os centros contam com equipes multidisciplinares compostas por psicólogas, assistentes socias e advogadas. O trabalho tem o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Governo do Estado
Orientação
Representantes do Programa “Empoderadas” tiveram a oportunidade de explicar como funciona o trabalho de orientar as mulheres a melhor maneira de se prevenirem contra a violência:
“Na verdade, quando falamos sobre violência, não estamos falando apenas da questão física. Precisamos informar sobre outros tipos de agressões: A violência Moral, psicológica, sexual, patrimonial, além da física. Não podemos deixar de destacar o “feminicídio” quando são assassinadas pelo simples fato de serem mulheres. Todos esses tipos de condutas configuram violência que estão em pauta em nosso programa” - informa a palestrante Iasmim.
Segundo a advogada Kesia Cristina o programa “Empoderadas” tem o objetivo de oferecer orientação jurídica, sendo que a denúncia é o primeiro passo para acabar com o clico de violência:
“A violência se torna um ciclo que tem diferentes fases que se tornam rotineiras e repetitivas, e a mulher fica refém desse ciclo na expectativa da mudança do parceiro que nunca vai acontecer. Essa mulher precisa da proteção da justiça e do estado”.
A iniciativa também oferece apoio psicológico as vítimas do ‘Feminicídio emocional” com profissionais mulheres especializas:
“Essa mulher precisa ser ouvida e oferecemos ajuda sem rótulos socias ou religiosos” – relata a psicóloga Prisciliana Vital
Defesa da mulher
O Programa Empoderadas conta com polos espalhados em todo o Estado do Rio de Janeiro e tem contribuído para ensinar as mulheres técnicas preventivas de defesa e proteção como fermentas importantes para enfrentamento em relação ao agressor. O programa surgiu por iniciativa da lutadora de Jiu Jitsu, Erica Paes, vítima de violência doméstica. ( Explicou Nadir Dias, incentivadora do programa na cidade de Santo Antônio de Pádua)
A Secretaria de Assistência Social em Pádua demonstra sua preocupação com a questão da violência contra a mulher através dessa iniciativa em promover o assunto e colocar acessível as vítimas o apoio do poder público do Município.
Ascom Pádua: Rafael Faria Peixoto
Fotos: Assistência Social