JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 21 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Via pública é usada como ‘revenda de carros’


Todos os motoristas que utilizam a Rua dos Leites estão acostumados a encontrar vários carros estacionados em frente à farmácia do Marcio, com placas de ‘vende-se’ e inúmeros telefones para contato. Essa prática de utilizar a calçada das ruas como revenda de veículos já é rotineira, porém o que a comunidade paduana não sabe é que este uso da via pública é indevido e proibido.  Há proibições previstas no Código de Trânsito Brasileiro. “Pelo CTB, é proibido usar a via pública para comércio ou depósito. O cidadão que está fazendo isso não pode nem ter alvará, porque é algo proibido. Estão irregular, esses carros não podem permanecer ocupando vagas direcionadas aos motoristas. O fato de haver uma ‘revenda de veículos’ na calçada não é novidade, porque há muitos anos carros são colocados naquele estacionamento para serem vistos e conseqüentemente vendidos.

Em Pádua, já são poucas as vagas para estacionamento; e as poucas que têm, ficam ocupadas ora  por conta dos taxistas e motoristas de vans que ocupam essas poucas vagas e agora, o motorista ainda tem que disputar vaga com revendedores de automóveis.

Alô fiscalização, vamos se ligar e trabalhar. Liberando o transito e as respectivas vagas para os motoristas, pois, por isso muitos motoristas estacionam em fila dupla pois, a urgência se faz necessária e no final acaba cometendo inflações.

O JORNAL SEM LIMITES SE RETRATA AOS TRABALHADORES EXONERADOS


Retratação:

 

Cumpre-nos informar que a despeito do que foi publicado em nosso blog dia 26 de outubro de 2012, quanto às exonerações por qual passaram alguns servidores do Município de Santo Antônio de Pádua, que não se trata na sua totalidade de “funcionários fantasmas”. Que optaram por sair por iniciativa própria, e, outros servidores que foram exonerados pelo simples fato do término do mandato do prefeito de Santo Antônio de Pádua.

Cumpre-nos o dever de informar ao prezado leitor que a grande maioria não se trata de “funcionários fantasmas” e sim de pessoas que honraram os seus cargos. Aos primeiros a justiça se encarregará deles, aos demais nos cumpre também o nosso profundo respeito e o desejo de que sigam suas carreiras desempenhando de forma irreparável as novas atribuições que almejarem, desejando-lhes boa sorte em suas novas jornadas.

A retratação refere-se aos funcionários que realmente trabalhavam e trabalham ainda, quanto aos funcionários fantasmas não temos que nos retratar.

Retratação:Festa no além, fantasmas a solta!



 

 

Correção para fantasmas a solta, nem todos os funcionários são fantasmas, tem funcionários efetivos, concursados, tem os que trabalham realmente, e os que não.

Mas não podemos generalizar. E toda regra tem umas exceções, os funcionários que trabalhavam,ralavam, todos os dias, por aqueles que sequer davam o ar da graça, só recebiam mesmo.

E muitos recebiam DSE o que foi cortado de muitos servidores. Então peço desculpas aos trabalhadores, os fantasmas NÃO!!!!

 

 

 

Vereadores de Padúa apóiam com unanimidade orçamento para 2013 no valor de 102 milhões


Sem nenhum voto contra o futuro prefeito Josias Quintal vai poder governar, mas tranqüilo, pelo visto a reunião com os vereadores ontem à tarde dia 26, surgiu ótimo efeito. Pois prefeito nenhum trabalha bem sem apoio da câmara de vereadores.

A reunião seguiu tranqüila com presença de alguns dos novos vereadores com o caderninho debaixo do braço, para anotar algumas lições de como agir ao sentar em sua cadeira em 2013. Os mas presentes são Alexandre Brasil, Ten. Bastos, Marcelo Larjan, Assef,e ontem D. Maria Dib compareceu talvez a futura presidente da câmara,se for eleito o mas votado.

Josias Quintal é entrevistado por Marco Antônio Lek na 104FM

O Prefeito eleito em Santo Antônio de Pádua esteve nessa quinta-fera 25/10 na rádio Ritmo FM, para fala do plano de governo e acaba com boatos. Assista aqui um trecho desta super entrevista realizada por Marco Antônio Lek e Rádio Ritmo 104 FM.


Caso o vídeo não rode acesse o Link abaixo.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MUDANÇAS EM FINAL DE GOVERNO,COLOCA NA BERLINDA FUNCIONÁRIOS FANTASMAS


 
 

Festa no além, fantasmas a solta, e ainda faltam muitos fantasmas. Agora os fantasmas mesmo já foram  dispensados.
Desde o resultado da eleição para prefeito e vereadores de Santo Antônio de Pádua, estamos nos deparando com a seguinte situação: Medo de perder emprego, por parte das empreiteiras contratadas e por parte dos apadrinhados.

O que se tem verificado é que em Santa Cruz, distrito de Pádua, os funcionários da limpeza urbana já foram dispensados em massa, outros funcionários desse setor estão amedrontados, pois, estamos em final de ano e muitos têm compromissos assumidos. O que se vê na secretaria de saúde não é diferente disso. O problema é que os apadrinhados estão a tanto tempo nesses setores que estão fazendo falta.

A pergunta que fica é porque não houve lisonja, por que não houve a efetiva contratação resultante de concursos públicos. Agora é essa correria que estamos vendo, esse pânico que se nota no semblante das pessoas que encontramos pelas ruas.

A onda da boataria está correndo à solta, todo mundo com medo de demissão. O mais grave são os casos dos fantasmas, ou seja, funcionários que apareciam na prefeitura apenas para assinar o mês e nunca davam as caras ao trabalho. Esses sim, ao invés de procurar vagas nos departamentos de direito, vão procurar no além.

Está tão visível o desespero da bancada que sai que as demissões se refletem inclusive nas empresas privadas.

É caso para aguardar como o próximo governo vai absorver essa demanda de mão de obra. Sim, porque afora os interesses políticos, existem as famílias que não podem esperar para colocar o sustento em seus lares, muitos desses demitidos são oportunistas e já deveriam estar na rua há muito tempo, porém, a grande maioria são pessoas de bem, que só queriam uma oportunidade de trabalho. Abaixo relacionamos alguns servidores, , exonerados, que poderão fazer muita falta, pois, apesar da situação ilegal de contratação contribuíram de alguma forma com o seu melhor.
 

 

 

MÉDICOS E HOSPITAIS CONVENIADOS TERÃO QUE JUSTIFICAR SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (25/10), em primeira discussão, o projeto de lei 477/11, que obriga médicos e instituições conveniadas a planos de saúde a justificar ao paciente, por escrito, as razões da impossibilidade de atendimento. A proposta do deputado Bebeto (PDT) explica que no momento da recusa o médico ou unidade deverá fornecer a justificativa em papel timbrado. A intenção é fornecer ao consumidor um documento que ateste a possível má-fé do plano contratado, facilitando o atendimento dos órgãos de defesa do consumidor. “Assim como a pirataria industrial, também no segmento dos planos aparecem as “falsificações”, empresas que são formadas sem a menor estrutura, que são compostas por elementos que, via de regra, levam suas vidas aplicando golpes, verdadeiros estelionatários”, denuncia.




36º BPM implanta mais um Projeto Social


No dia 23 de Outubro de 2012, às 10h30min o 36º Batalhão de Polícia Militar através do STen Mario Sergio Augusto Leitão, Relações Públicas e Sd PM Wagner Gomes Barbosa, professor de judô, compareceu ao Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, onde na presença de mais de cem pessoas incluindo alunos, professores, diretores, pais, etc., foi implantado o Projeto “Lutando Para Vencer”, o qual consiste em aulas de artes marciais ministradas por policiais-militares para crianças e adolescentes na faixa etária de 08 a 16 anos de idade, com bom aproveitamento escolar, cabendo ressaltar que tal iniciativa complementará os projetos sociais lá existentes. Representando o comandante do 36º BPM, Ten Cel PM Cid Rodrigues Tavares, o Sten Mario Sergio esclareceu aos presentes o objetivo do projeto e de outras iniciativas sociais como o PROERD e a “Escolinha de Futebol do 36º BPM”. A Sra Joana Lúcia Barros, Diretora da Escola e a Sra Nancir Pimentel, Coordenadora Pedagógica se emocionaram com a implantação, aconselhando os alunos a aproveitarem a ocasião, enfatizando que poucos experimentam tal oportunidade em nossos dias.

Exiba P4260013.JPG na apresentação de slidesExiba P4260003.JPG na apresentação de slides
Exiba P4260007.JPG na apresentação de slides

Prefeitura de Pádua do CÉU ao Inferno em 2 semanas


Após as eleições municipais com o resultado negativo nas urnas a atual administração até então solida, começa a fazer demissões em massa, férias coletivas, luz cortada em órgãos geridos a prefeitura, como o CIRETRAN, secretaria de obras.

A prefeitura recebeu o aviso de corte, mas operação foi abortada após funcionários da ampla prontos para finalizar o corte.

Além da preocupação de muitos fornecedores que prestaram e prestam serviços para a prefeitura que não sabem se vão receber pelos serviços que já lhe foram prestados. O prefeito não deu nenhum pronunciamento a respeito, ao ser procurado disse não poder atender no momento.



 





terça-feira, 23 de outubro de 2012

Viação 1001 divulga lista dos mortos do acidente de ônibus no Rio


A lista divulgada informa o nome de 13 mortos identificados:

Charles Estelitta André
Edes Moraes da Silva
Eduardo Fernandes
Guiomar Pereira da Silva
Ilma da Silva Florido
José Neves Mota
José Severino da Silva
Jussara Nelon Magacho
Lúcia Florido Turques da Silva
Márcio Luis Ramos
Maria Aparecida Mota Neves
Osvaldo Wilson Dias da Costa
Zenalda Pereira Frades

Ao todo, 15 pessoas estão internadas, segundo a Polícia Civil, o ônibus teria perdido o freio e caiu em uma ribanceira. A polícia cogita ainda a possibilidade do motorista, que também morreu, ter passado mal.

O ônibus será levado para o pátio da empresa e lacrado para a perícia. Segundo a 1001, o veículo havia passado por uma revisão recentemente.

 

Projeto Escola na Praça III em Aperibé


 

Na sexta-feira, 19 de outubro, foi realizada na Praça Francisco Blanc, em Aperibé, o Projeto Escola na Praça III. O evento foi o resultado de ações desenvolvidas pelas instituições de ensino da rede municipal durante o ano letivo de 2012, referentes ao Projeto Viagens Inesquecíveis IV com o subprojeto reconhecendo autores da literatura infanto-juvenil brasileira, alusivos aos autores Pedro Bandeira e Roseana Murray, além do projeto‘Portinari – O Bauzinho do Pintor’ e aproveitou para se encerrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Participaram deste evento todas as instituições educacionais da rede municipal de ensino com contos de histórias, apresentações em telão, capoeira e também teve a participação da Banda Marcial de Aperibé.

As apresentações seguiram da seguinte forma: Leitura de slides com informações dos autores Pedro Bandeira e Roseana Murray. Apresentação em telão dos alunos da Creche Municipal Renato de Alvim Padilha com a poesia‘Sou Criança’ de Pedro Bandeira. Da Creche Municipal Vovó Maria Wérber de Oliveira Sardinha e Escola Municipalizada Vereador Francisco de Souza com‘Palavras Mágicas’ de Pedro Bandeira. Da Creche Escola José de Souza Fagundes com ‘O Mágico’ de Roseana Murray. Da Creche Municipal Célia Bairral com ‘A Bruxa de Pedro Bandeira’. Do Centro de Educação Infantil Professora Leonor Villela Rebello com ‘Palavras Mágicas’ de Pedro Bandeira. Além de apresentações ao vivo da Escola Municipal Antônio Ferreira da Luz com ‘Bizazinha’ de Pedro Bandeira. Da Escola Rômulo Sardinha com a aluna Layane Faria do 5 º ano que declamou a poesia ‘Marca de uma Lágrima’ de Pedro Bandeira.

As apresentações seguiram ao vivo com contos de histórias das instituições: Creche Municipal Renato de Alvim Padilha com a professora Elizângela Braga com ‘O Coelhinho Fufu’, Escola Municipal Antônio Ferreira da Luz com a professora Suzilene com ‘Rapunzel’, Creche Escola Municipal José de Souza Fagundes com a professora Valquíria com ‘O Ovo’, Escola Municipalizada Rômulo Sardinha com Raquel Ribeiro com ‘O Pescador, o Anel e o Rei’. Centro de Educação Infantil Professora Leonor Villela Rebello com as professoras Cíntia, Rita, Kézia, Francele, Verônica e Elissandra e Elissandra Lessa na sonoplastia com ‘A Dona Baratinha’, Creche Municipal Vovó Maria Wérber de Oliveira Sardinha e Escola Municipalizada Vereador Francisco de Souza com a professora Lupércia Barcelos com ‘Vento Norte’, Creche Municipal Célia Bairral com as professoras Aline e Marilza com ‘O Lobo Bom’ e Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca com a professora Marta Gomes com a história ‘A Casa Torta’.

Para encerrar o evento teve as apresentações referentes a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema ‘Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde’. Participaram alunos da Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca com a música ‘Mãe Natureza’, alunos do 6º ano e a professora Emília Magno da Escola Municipaliza Rômulo Sardinha com a peça intitulada ‘Sustenta’,e as também alunas da Escola Rômulo Sardinha com um desfile Miss Gincana Cultural Sustentável.





 

Câmara de Santo Antonio de Pádua reunião para orçamento de 2013


 


                                   vereadores eleitos observam os atuais,na casa do povo.


A reunião hoje, 23 de outubro foi aberta com o presidente Sr. Cassiano e demais vereadores presentes, entre os assuntos abortados o orçamento para 2013, foi colocado em pauta para próxima reunião. Comissão de Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle da câmara de Pádua, estará reunida na próxima quinta dia 25, para a apresentação de emendas ao projeto de Lei Orçamentária Anual.

Ferido em acidente com ônibus acha que a sorte o salvou: 'Nasci de novo'


PM trocou assento em que sempre viajava por atrasar compra da passagem.
Acidente na Rio-Teresópolis deixou 11 mortos e pelo menos 19 feridos.

O policial militar Anésio Rosa de Freitas Júnior, de 37 anos, sofreu apenas um pequeno corte em cima da orelha direita no grave acidente de ônibus ocorrido na tarde desta segunda-feira (22), na altura do km 102 da rodovia Rio-Teresópolis (BR-116), que deixou pelo menos 11 mortos e 19 feridos. Morador de Itaperuna, de onde partiu o coletivo, ele é estudante de música da UFRJ e viaja para o Rio todas as terças e quintas-feiras, sempre na poltrona 23. Dessa vez, deixou para comprar a passagem em cima da hora e acabou obrigado a ir na poltrona 35. Foi o que o salvou, segundo o PM.

"Tinha a janela de emergência do lado e eu consegui sair por ela", contou o PM, que esteve em observação no Hospital Municipal de Guapimirim, município mais próximo de onde ocorreu o acidente, e teve alta à noite. Ele acredita que os feridos com mais gravidade estava nos bancos mais à frente.

Anésio disse que estava dormindo e que acordou com muita gente gritando e o onibus descendo muito rápido. Ele conta que viu o veículo cortar um caminhão antes de bater no meio-fio e entrar na mata. O PM aguarda os familiares para voltar para casa. "Quando eu voltei no ônibus para buscar minhas coisas, vi vários mortos", disse ele. "Eu nasci de novo", completou, ainda abatido (no vídeo, veja reportagem do Jornal Nacional sobre o acidente).

Falha no freio
Peritos de Polícia Civil investigam se o ônibus, que caiu em uma ribanceira, teria perdido o freio antes do acidente. A falha técnica também é uma das hipóteses da causa do acidente, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A outra possibilidade é a de o motorista, que também morreu, ter passado mal.

A linha de investigação da PRF é baseada em relatos de testemunhas, que viram o ônibus, da empresa Auto Viação 1001, descer a serra na contramão, com o alerta ligado. A técnica de enfermagem Sônia Tambara e o aposentado Sebastião Tambara seguiam de carro para Teresópolis quando viram o ônibus descer a serra na contramão. Sebastião diz que desviou, mas mesmo assim o ônibus bateu na lateral do seu carro. O casal fez o retorno para ir atras do ônibus e tentar pará-lo, mas não achou mais o coletivo na estrada. "Descemos a serra até a delegacia e ao chegar lá fomos saber do acidente", contou Sônia. "A gente ia bater de frente. Descemos rezando o terço juntos."

Segundo peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, o tacógrafo, que registra a velocidade do ônibus, marcava 80 km/h. A velocidade máxima permitida é de 60 km/h. A polícia também afirmou que não há marcas de freio.

O onibus será levado para o pátio da empresa e lacrado ate a polícia ir ao local fazer uma perícia mais aprofundada. O caso foi registrado na 67ª DP (Guapimirim).

A 1001 informou que faz manutenção constante nos veículos e que vai investigar se o veículo acidentado havia tido o freio inspecionado recentemente. A companhia disse que vai divulgar o nome dos mortos nesta terça-feira (23) e disponibilizou para os parentes das vítimas telefones (0800 941 3334, (11) 5060-5610 e (11) 5069-1177) para informações sobre o estado de saúde dos internados.

 

O ônibus saiu da cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense do Rio, às 9h da manhã desta segunda-feira (22) com 29 pessoas, segundo a 1001. A assessoria disse ainda que, na hora do acidente, o número de passageiros poderia ser maior, já que o ônibus parou em outras cidades, como Miracema, Santo Antonio de Pádua, Pirapetinga e Além Paraíba. O destino do veículo era o Rio de Janeiro, com chegada prevista para 16h.

Segundo o Corpo de Bombeiros, oito feridos foram socorridos pela corporação. A CRT, companhia que administra a rodovia, informa que socorreu outros 11. Os corpos dos mortos foram levados à noite para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio. Segundo a PRF, 10 vítimas morreram no local e apenas uma morreu a caminho do hospital.

Segundo os bombeiros, os oito socorridos foram levados para o Hospital das Clínicas de Teresópolis (5 vítimas), o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, (1 vítima) e o Hospital Municipal Miguel Couto (2 vítimas), na Gávea, Zona Sul do Rio.

De acordo com a CRT, os outros 11 feridos foram levados para o Hospital das Clínicas de Teresópolis, Hospital Adão Pereira Nunes e Hospital Municipal José Rabelo, em Guapimirim. Até 18h20, a empresa não havia informado quantos feridos haviam sido levados para cada unidade.

A Secretaria municipal de Saúde confirmou a chegada de dois feridos no Miguel Couto, um homem e uma mulher. Ele é alemão, tem cerca de 50 anos e está em estado grave, com várias fraturas pelo corpo. Até 19h, não havia informações sobre o estado de saúde da mulher.

Segundo a Concessionária Rio-Teresópolis, a via chegou a ficar interditada por 35 minutos.

 

Corpos retirados do IML por familiares.


      Corpos retirados do IML por familiares.

São eles: José Neves Mota, Edes Moraes da Silva, Charles Estellita André, Maria Aparecida Mota Neves; Ilma da Silva Florido e Lúcia Florido Turques da Silva. Também foram divulgados os nomes de Jussara Nelon Magacho e Osvaldo Wilson Dias da Costa, que continuam no IML.

Casal morto em acidente no RJ filho ainda não sabe da morte dos pais


Jovem de 14 anos também estava no ônibus e sofreu escoriações leves.
Além do casal, pelo menos outras nove pessoas morreram no acidente.


 

O filho de um casal que morreu no grave acidente com um ônibus na Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116), na segunda-feira (22), ainda não sabe que os pais morreram no acidente. De acordo com Sandro Henrique da Silva, 36 anos, primo do casal Edes Moraes da Silva e Lúcia Florindo Turques da Silva, o menino de 14 anos, que viajava com os pais, sofreu escoriações leves e está internado em um hospital de Teresópolis. “Vamos ter que preparar ele”, afirmou Sandro. Segundo ele, a família tinha passado o final de semana em Itaperuna, no Norte do Estado, e voltava para casa em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, quando aconteceu o acidente que matou 11 pessoas.

De acordo com Sandro, a família ainda não pensa em quais medidas tomar a respeito do acidente. “Isso a gente não vai pensar agora, nós primeiro queremos consolar as outras pessoas”, afirmou. Segundo o rapaz, Ilma da Silva Florindo, que também morreu no acidente, pertencia a família. Segundo a Polícia Civil, seis corpos já foram identificados e retirados do IML por familiares. São eles: José Neves Mota, Edes Moraes da Silva, Charles Estellita André, Maria Aparecida Mota Neves; Ilma da Silva Florido e Lúcia Florido Turques da Silva. Também foram divulgados os nomes de Jussara Nelon Magacho e Osvaldo Wilson Dias da Costa, que continuam no IML.

Segundo informações da viação 1001, 18 pessoas continuavam internadas na manhã desta terça. Das vítimas, 16 estavam no Hospital das Clínicas de Teresópolis, seis delas em estado grave. Outros dois feridos estão internados no Hospital Miguel Couto e o passageiro que foi encaminhado para o Hospital de Guapimirim já recebeu alta.

No momento do acidente, segundo a diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis, Rosane Rodrigues Costa, muitas pessoas estavam em pé dentro do ônibus. “Eles contam que sentiram um cheiro de borracha queimada e aí ficou um pânico no ônibus. Os que estavam na frente, saíram, levantaram e foram para a parte do meio e final do ônibus, em pé. Na hora do impacto, as pessoas estavam em pé, estavam soltas, e isso agravou ainda mais o acidente”, contou.

Técnicos tiveram dificuldade para retirar ônibus do local
Doze horas depois do acidente, técnicos ainda trabalhavam na Rodovia Rio-Teresópolis para retirar o ônibus da ribanceira. O ônibus só foi retirado no final da madrugada desta terça-feira. A operação cuidadosa, que envolveu cerca de 40 pessoas, começou depois da remoção do último corpo, o do motorista. A rodovia Rio-Teresópolis permaneceu com meia pista interditada e técnico desceram na mata para fixar cabos de aço ao veículo. Foi necessária a força de três guinchos grandes para começar a puxar o ônibus lentamente.

No caminho, árvores foram serradas para facilitar os trabalhos. A violência do acidente deixou o veículo totalmente destruído e os técnicos precisaram reposicionar os guinchos várias vezes. Foram mais de 40 minutos de tentativas, até que a rodovia foi fechada nos dois sentidos e o ônibus voltou a ser puxado para a pista.

O trabalho dos técnicos ficou ainda mais difícil porque as rodas traseiras estavam travadas e, em função disso, eles não conseguiam arrastar o ônibus. O problema só foi resolvido perto das 4h da manhã. Agentes ainda limparam a pista, antes de ser totalmente liberada.

Falha no freio
Peritos de Polícia Civil investigam se o ônibus, que caiu em uma ribanceira, teria perdido o freio antes do acidente. A falha técnica também é uma das hipóteses da causa do acidente, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A outra possibilidade é a de o motorista, que também morreu, ter passado mal.

A linha de investigação da PRF é baseada em relatos de testemunhas, que viram o ônibus, da empresa Auto Viação 1001, descer a serra na contramão, com o alerta ligado. A técnica de enfermagem Sônia Tambara e o aposentado Sebastião Tambara seguiam de carro para Teresópolis quando viram o ônibus descer a serra na contramão. Sebastião diz que desviou, mas mesmo assim o ônibus bateu na lateral do seu carro. O casal fez o retorno para ir atras do ônibus e tentar pará-lo, mas não achou mais o coletivo na estrada. "Descemos a serra até a delegacia e ao chegar lá fomos saber do acidente", contou Sônia. "A gente ia bater de frente. Descemos rezando o terço juntos."

Segundo peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, o tacógrafo, que registra a velocidade do ônibus, marcava 80 km/h. A velocidade máxima permitida é de 60 km/h. A polícia também afirmou que não há marcas de freio.

O ônibus será levado para o pátio da empresa e lacrado ate a polícia ir ao local fazer uma perícia mais aprofundada. O caso foi registrado na 67ª DP (Guapimirimx).

A 1001 informou que faz manutenção constante nos veículos e que vai investigar se o veículo acidentado havia tido o freio inspecionado recentemente. A companhia disse que vai divulgar o nome dos mortos nesta terça-feira (23) e disponibilizou para os parentes das vítimas telefones (0800 941 3334, (11) 5060-5610 e (11) 5069-1177) para informações sobre o estado de saúde dos internados.

O ônibus saiu da cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense do Rio, às 9h da manhã desta segunda-feira (22) com 29 pessoas, segundo a 1001. A assessoria disse ainda que, na hora do acidente, o número de passageiros poderia ser maior, já que o ônibus parou em outras cidades, como Miracema, Santo Antonio de Pádua, Pirapetinga e Além Paraíba. O destino do veículo era o Rio de Janeiro, com chegada prevista para 16h.

 

IML libera corpos de vítimas do acidente na serra Rio - Teresópolis após reconhecimento de familiares e amigos


De acordo com a empresa de ônibus Viação 1001, já são 12 mortos e 18 feridos

 

 

Márcia Mendes | 23/10/2012 às 8.00 h

 

 

O IML (Instituto Médico Legal) informou que seis corpos de vítimas da tragédia com o ônibus na serra Rio - Teresópolis foram liberados após reconhecimento de familiares. Os corpos foram liberados, mas continuavam no IML na manhã desta terça-feira (23), aguardando os familiares se refazer do choque de reconhecer parente.

 dez corpos se encontram no instituto no centro do Rio. De acordo com a assessoria da empresa de ônibus Viação 1001, na tarde de segunda, a Defesa Civil divulgou que 11 pessoas morreram. No entanto, durante a noite, a empresa recebeu a informações de que uma vítima que foi levada para o Hospital de Saracuruna, na baixada, morreu, totalizando 12 mortos e 18 feridos no acidente.

Da varanda de casa, os professores universitários aposentados Murilo Mendes e Lea Marques.

 


 

O acidente será investigado pela Delegacia de Guapimirim (67ª DP). De acordo com a PRF, as duas hipóteses que se trabalha são de uma falha mecânica, como falta de freio, ou uma questão de saúde com o motorista.

Ainda segundo o chefe da 4ª Delegacia da PRF, Paulo Sérgio Gama da Luz, as primeiras informações são de que o motorista desceu um trecho da serra piscando o farol para indicar que o veículo estava com algum problema.


Os familiares de passageiros podem obter informações no telefone da empresa: 0800-941-3334.

 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MORRE AOS 86 ANOS, A ESCRITORA MARIA ALICE BARROSO


Baixe Foto Maria Alice Barroso.JPG (1849,0 KB) 
Miracema ficou em luto neste último dia doze de outubro. Faleceu a prestigiada e premiada escritora miracemense Maria Alice Barroso. Nascida em 1926, Maria Alice entrou para o cenário da Literatura Brasileira em grande estilo. Seu livro Os Posseiros, publicado em 1955, rendeu-lhe elogios de Jorge Amado e uma publicação na antiga União Soviética com 200 mil exemplares. Em 1967, publicou o romance Um Nome Para Matar, o primeiro do “Ciclo Parada de Deus”, que garantiu à escritora o Prêmio Walmap, cuja comissão julgadora tinha nomes como Jorge Amado, Antônio Olinto e Guimarães Rosa. Em 1969, publicou o livro Quem matou Pacífico?, o segundo do “Ciclo Parada de Deus” e que virou filme do cinema nacional com estrelas do calibre de Jece Valadão, Jofre Soares e Ruth de Souza . Com A Saga do Cavalo Indomado, também um livro do “Ciclo”, recebeu o prêmio Jabuti em 1989, a maior honraria da literatura nacional.
Maria Alice recebeu, em dezembro de 2011, o Prêmio do Mérito Cultural Hermes Simões Ferreira do Conselho de Cultura de Miracema pelo conjunto de sua obra. Deixou um livro no prelo no qual conta sua autobiografia: Meu destino de mulher.
 Por Drª Ana Lúcia Lima da Costa
                             (pesquisadora em pós doutorado sobre a obra da autora)

Santo Antônio de Pádua tem o melhor IDEB do estado do Rio de Janeiro Aperibé e São José de Ubá também aparecem entre os primeiros colocados


 

Os moradores de Santo Antônio de Pádua têm motivos para se orgulhar da educação do município, a cidade tem o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino fundamental (4º e 5º série) do estado do Rio de Janeiro com média 5,9. Com essa nota o município supera com folga a meta do Governo Federal que é de atingir a média de 4,6 para esse ano e também supera a média nacional que foi de 5,0, provando assim que não é necessário grandes orçamentos para conseguir uma [...]

Os atrasados do Estado de 60 mil pensões, não são pagos nem na justiça


Rio previdência revisou, nos últimos anos cerca de 60 mil benefícios de pensionistas de servidores estaduais. Com essa atualização de valores, os dependentes dos funcionários já mortos passaram a ter o direito de receber os retroativos dos últimos cinco anos. No entanto, esse acerto de contas até hoje não foi feito e tem tudo para demorar ainda mais. De acordo com o Rioprevidência, não há prazo para efetuar o pagamento dos atrasados.

Maria de Lourdes, de 73 anos, é uma dessas pensionistas. Ela teve seu benefício reajustado há três anos, mas nunca recebeu a quantia retroativa.

— Sempre que eu faço contato com o Rioprevidência, dizem que não sabem quando vão me pagar. Tenho medo de não estar mais aqui para aproveitar esse dinheiro quando sair. O reajuste da pensão me ajudou, mas ainda faltam os atrasados. Afinal de contas, é meu direito receber.

Outras pensionista passam pelo mesmo sofrimento,em santo Antonio de Pádua,interior do Rio de Janeiro  a viúva Márcia nogueira Mendes(51 Anos),há 10 anos vem tentando receber os atrasados,a revisão foi feita no ano passado,mas sem os atrasados.

O Rio previdência informou que optou por dar prioridade ao processo de revisão de pensão, acertando o valor atual e pagando os atrasados depois. Segundo o atendente o estado não paga os atrasados, não consta na lista de pagamento cada processo deve ser analisado, individualmente, antes do acerto dos retroativos, e essa análise requer consultas aos órgãos de origem sobre a situação do instituidor da pensão.

 O Rio previdência está sendo feito um levantamento do valor total a ser repassado às pensionistas que têm direito aos atrasados das revisões.

A atualização das pensões do funcionalismo estadual terminou em 2010. Foram revisados benefícios nos quais o Rio previdência encontrou alguma defasagem e também os casos de pensionistas que entraram com processos administrativos. O aumento médio para quem foi beneficiado pela revisão foi de 97%%. Processos na justiça batem no entrave do contador que demoram realizar os cálculos. E com tantas dificuldades e falta de interesse das autoridades, as pensionista se tornam refém de empréstimo, para cobrir a desfalque no beneficio, pela demora na atualização. Muitas vivem endividadas, mesmo com a atualização, para cobrir despesas feitas anteriormente o reajuste não cobre todos os danos e prejuízo no orçamento familiar, durante anos de espera. Alugueis aumentam, remédios, luz, plano de saúde, alimentação, divida bancárias, etc...

Pensionistas questionam porque a justiça não intervém, e obriga o estado a pagar esses atrasados?

Uma pergunta que aguarda resposta!


Os subsídios dos vereadores


Além do salário, os vereadores contam com benefícios, como auxílio moradia, paletó, combustível, passagens aéreas e telefone. O vereador realiza o gasto, apresenta a nota justificando a despesa, e é reembolsado. A maioria também recebe verba de gabinete, para contratar assessores para auxiliá-lo.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o vereador recebe auxílio gasolina (1 mil litros/mês), auxílio paletó (100% do salário, duas vezes por ano, um no início da Sessão Legislativa e outra ao final), tem direito a 20 cargos comissionados e 4 mil selos mensais.

O segundo salário mais alto está em Natal, onde o subsídio no Legislativo municipal é de R$ 15.019 -- a câmara local não informou se há verba indenizatória. Em Macapá, cada vereador tem salário de R$ 12 mil, sem verba de gabinete, seguido de Goiânia: R$ 11.082, com direito a 25 assessores, combustível (quantidade em litros por mês) e telefone (plano empresarial pós pago), e Curitiba, com salário de R$ 10.996,52.

Os subsídios dos vereadores são os únicos não fixados em lei e estão atrelados aos dos deputados estaduais. São determinados pelas câmaras com base na população do município e a Constituição. Em municípios de mais de 500 mil habitantes, por exemplo, corresponde a 75% do subsídio dos deputados estaduais que, por sua vez, não podem receber além de 75% do fixado aos ministros do Supremo Tribunal Federal, atualmente em R$ 26.723,13.

Segundo a Constituição Federal, a Câmara Municipal não pode gastar mais de 70% de sua receita com folha de pagamento, incluindo os subsídios dos vereadores, sob o risco de cometer crime de responsabilidade.

Veja a seguir a relação dos subsídios conforme informado pelas câmaras municipais:
Capital
Subsídio*
Benefícios/verba gabinete
Com aumento previsto para 2013
Rio de Janeiro
R$ 15.031.76
Auxílio gasolina (1 mil litros/mês), auxílio paletó (100% do salário, duas vezes por ano, um no início da Sessão Legislativa e outra ao final), 20 cargos comissionados, 4 mil selos mensais. Os vereadores não têm verba indenizatória, auxílio saúde e carro oficial
Vai aumentar 75% em 2013
Natal
R$ 15.019
Não informou
--
Macapá
R$ 12.000
Não tem verba de gabinete
--
Goiânia
R$ 11.082
25 assessores, combustível (quantidade em litros por mês) e telefone (plano empresarial pós pago)
--
Curitiba
R$ 10.996,52
Não informou
--
Teresina
R$ 10.507,97
Até 20 assessores: R$ 30 mil; verba indenizatória: R$ 6,5 mil
R$ 15.031,76
Salvador
R$ 10.400,76
Verba de gabinete R$ 53.033,16; vale-refeição R$ 1.272; tíquete-combustível R$1.865 e 1 mil selos por mês
--
Aracaju
R$ 10.392,38
Verba indenizatória R$ 10 mil e verba de assessoria R$ 17 mil
R$ 15.031
Porto Alegre
R$ 10.335,72
13º salário
--
Palmas
R$ 10.021,16
Despesas parlamentares R$ 13.371,67 e verba de gabinete R$ 23,7 mil
--
Manaus
R$ 9.288,05
Auxílio-combustível R$ 2,3 mil (seis veículos por gabinete); ticket-alimentação R$ 2 mil; verba indenizatória R$ 4,6 mil/mês; auxílio-paletó R$ 9.288,05 anual (mesmo valor do salário); verba de gabinete R$ 40 mil/mês; verba-alimentação R$ 4 mil (pago como ressarcimento); verba combustível R$ 4 mil (pago como ressarcimento); telefone R$ 300/mês
--
Belo Horizonte
R$ 9.288,05
13°, 14° e 15° salários e verba indenizatória de R$15 mil
Neste ano foi proposto o projeto de lei para extinguir os 14º e 15º salários. O PL aguarda votação em plenário
São Paulo
R$ 9.288,05
Verba para 18 assistentes parlamentares, de R$ 106.452,03 e verba para despesas R$ 17.287,50
Um aumento para R$ 15.031,76 a partir de 2013, já aprovado, está sob discussão no Supremo Tribunal Federal
Fortaleza
R$ 9.288,04
Despesas: R$ 12 mil (transporte, comunicação etc.); verba de assessoria R$ 33.450; 13º salário
R$ 11.888,64
Cuiabá
R$ 9.288
Verba indenizatória R$ 17 mil (contratação de funcionários) e verba de gabinete dos vereadores R$ 15 mil
Até dezembro deve ser apresentado um projeto para aumentar o salário para a próxima legislatura
Recife
R$ 9.287,57
Auxílio-combustível: R$ 2,3 mil (seis veículos por gabinete); ticket-alimentação: R$ 2 mil; verba indenizatória: R$ 4,6 mil
R$ 15.031,76
João Pessoa
R$ 9.280
Telefone e celular: R$ 350; cotas de material de expediente e de postagem (mensais) e de entrega de comendas (medalhas e títulos) anual. Não há valor fixo
R$ 15 mil
Belém
R$ 9.250
Não informou
R$ 15.031,76
Campo Grande
R$ 9.200
Ajuda de custo R$ 8 mil
--
São Luís
R$ 9.155
Verba de gabinete R$ 13,8 mil; verba indenizatória R$ 24 mil
Existe um projeto tramitando na Câmara de aumento pra esses cargos
Maceió
R$ 9.000
Não informou
--
Florianópolis
R$ 8.780,44
Não informou
R$ 13.375,41
Vitória
R$ 7.430,40
Não informou
--
Porto Velho
R$ 7.430
13º salário
--
Boa Vista
R$ 6.200
Verba indenizatória: R$ 10,6 mil e verba para pagamento de mão de obra: R$ 19,8 mil/mês
R$ 10.200
Rio Branco
R$ 6.129
Verba rescisória (despesas gerais) R$ 15 mil/ mês e verba de gabinete (paga salários de assessores) R$ 15 mil/ mês
--
*Valores dos subsídios brutos fornecidos pelas câmaras municipais