Desde julho de 2022, a empresa lidera o pior atendimento ao consumidor, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgado em outubro.
Na ultima segunda-feira(05), a Unimed-Rio teve prazo de 72 horas para prestar esclarecimentos sobre condutas abusivas ao consumidor.
A determinação, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi expedida no último dia 05 de dezembro.
Desde julho de 2022, a empresa lidera o pior atendimento ao consumidor, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgado em outubro. Em julho, a Unimed-Rio esteve entre as dez Operadoras de Planos de saúde notificadas por indícios de reajustes abusivos.
As investigações, ainda em andamento pela Senacon/MJSP, apontaram cobrança de aumento de até 133% na comparação com o valor cobrado anteriormente.
Para o ministro da Justiça, Anderson Torres a decisão da Senacon preza pela dignidade dos consumidores e proteção de seus interesses. “A saúde é direito social. Assim, os princípios que norteiam o direito do consumidor precisam ser respeitados e as operadoras devem ter a capacidade de solucionar os serviços e prestar assistência em todos os níveis”, disse.
A Operadora pode responder processo administrativo e sofrer multa, com valor a ser definido, caso não aprimore os serviços ou preste as informações necessárias dentro do período de 72 horas. O prazo deve ser contado a partir da data de recebimento da notificação.
A Agência Brasil entrou em contato com a Unimed-Rio, mas a Operadora de Planos de saúde não retornou com o posicionamento.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil – RJ / 05.12.2022
Confira a nota completa Unimed-Rio:
"A Unimed-Rio informa que o mercado de saúde suplementar sofreu graves impactos ao longo de 2022, afetando todos os planos de saúde. Principalmente aqueles que ainda oferecem planos individuais no mercado, já que esses produtos tiveram reajuste negativo em 2021. O mercado como um todo está lidando também com um forte movimento de retomada de procedimentos, que haviam ficado represados durante a pandemia de Coronavírus.
A cooperativa esclarece ainda que os reajustes dos seus planos seguem os índices acordados em contrato e estão dentro das práticas de mercado adotadas por todas as operadoras. Como o setor é extremamente competitivo, não há espaço para aumentos acima dos praticados pelo mercado.
Nos últimos anos a Unimed-Rio voltou a crescer e consolidou-se como uma das líderes do mercado carioca. Vem passando também por um profundo processo de ajuste em suas contas, que incluiu cortes de custos e a venda de ativos importantes, como a antiga sede da empresa. Neste momento de crise de todo o setor, a cooperativa informa que está implementando planos de ação para manter os níveis de qualidade pelos quais sempre foi reconhecida."
g1.com
EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.
Devido ao grande numero de reclamações de clientes, por motivos de exames, consultas e outros negado pela operadora, a empresa com sede no município de Santo Antônio de Pádua, passou por uma auditoria pra se chegar ao motivo de tantos pedidos negados.