JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 22 de setembro de 2013

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

1ª Festa do Idoso em Santo Antônio de Pádua

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Pádua realizou no dia 27 de setembro o primeiro Encontro da Melhor Idade de Pádua. O evento aconteceu na Avenida Nossa Senhora de Fátima, Praça Pereira Lima no centro.
A abertura foi feita pela Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Tertuliana Souza Oliveira, com as presenças do prefeito Josias Quintal, deputado João Nacif, vereadores Tourinho e Vanderlea, funcionários, servidores da promoção social e idosos.

A festa vai ficar marcada na história paduana para os idosos, que mais do que merecem essa linda homenagem.





Montagem da festa

Tertuliana acompanha de perto a organização da festa
















SMS de Itaperuna realiza neste sábado o ‘Dia Municipal de Mobilização contra a Dengue’

Neste sábado (28/09), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna (SMS), através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), vai realizar o “Dia Municipal de Mobilização contra Dengue”. As equipes da Secretaria vão percorrer ruas do município, num trabalho de mobilização social. O objetivo da ação é uma tentativa de conscientizar a população quanto aos riscos da proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. O ponto de concentração das equipes será em frente à Concha Acústica, a partir das 8h.

DIA MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE
Data: neste sábado (28)
Hora: 8h
Local: ponto de concentração em frente à Concha Acústica

Prefeito Alfredão faz abertura oficial da I Mostra de Orquídeas de Itaperuna‏

Cores e formas raras invadiram o Centro de Itaperuna. Na manhã desta sexta-feira (27/09), o prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, abriu oficialmente a I Mostra de Orquídeas do município. As Secretarias municipais de Agricultura e de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo promovem o evento que começou hoje, tem entrada de graça e vai até o próximo domingo (29/09). Os visitantes poderão passar pela exposição no período de 9h às 22h.O objetivo é estimular a produção de plantas que podem ser comercializadas, gerando renda. A Associação Orquidófila Vale do Itabapoana (Aovi) e a empresa ItaMudas são parceiras nesta mostra.
Durante a solenidade, Alfredão reafirmou o compromisso com Itaperuna para continuar fazendo um trabalho de qualidade para todos. Ele falou também da satisfação em realizar a mostra. “Os itaperunenses merecem eventos que contemplam a diversidade e neste fim de semana todos poderão conhecer essas belas plantas”, disse o chefe do Executivo.
Para o secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Almeida, “esta é uma ótima oportunidade para conhecer várias espécies e aprender sobre o cultivo”. Sérgio lembrou também que as orquídeas são conhecidas pela beleza rara.
O secretário de Agricultura do município, Luiz Alberto Azevedo, ressaltou que com a mostra pretende-se incentivar o cultivo da floricultura no município e falou que o primeiro passo para quem conhece pouco do assunto, é participar das oficinas que vão acontecer durante o evento.
A programação conta com palestras e oficinas para iniciantes, sorteio de plantas e produtos para as orquídeas. Os interessados deverão fazer inscrição em uma das secretarias que realizam o evento, pois as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3824-6606 ou 3824-6373.

Crédito para fotos: Marcelo Nunes


Festa da Flor e Café em Bom Jardim/RJ


Itaperuna comemora Semana do Idoso em grande estilo

Em Itaperuna/RJ, município localizado na região Noroeste Fluminense, a Semana do Idoso foi comemorada em grande estilo. As celebrações ocorreram entre os dias 23 a 27 de setembro. A culminância do evento aconteceu na quinta-feira (26), no Itaperuna Tênis Clube (ITC), com um Café Dançante bastante animado, que contou com a presença de todas as equipes das unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família), inclusive distritos, além dos respectivos idosos – estrelas do evento – que frequentam essas unidades.
Durante a semana os idosos participaram de uma série de atividades, incluindo palestras de caráter preventivo e educativo no que tange à saúde. No decorrer do Café Dançante também foi oferecida especial atenção ao público da Terceira Idade, incluindo alguns testes, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação do estado nutricional e outros.
De acordo com a dentista Jurema Marques Viana, coordenadora da Prevenção Odontológica, a semana foi uma excelente oportunidade para orientar os idosos. Dentre os cuidados com a higiene bucal, foi mostrado ao público os malefícios das próteses mal adaptadas; como utilizar a escova dental com cabo adaptado; como usar o higienizador de língua; entre outros esclarecimentos. Carla Mozeli, técnica em Saúde Bucal, juntamente com outras técnicas do setor, fez sucinta apresentação sobre “Saúde Bucal na Melhor Idade”, objetivando abordar cuidados, prevenção e conscientização sobre a saúde bucal. As técnicas em Saúde Bucal também passaram informações sobre como realizar o autoexame.
Para Milena Alves, assessora técnica da ESF, é de suma importância criar ações que privilegiem o público da Terceira Idade. “Nós almejamos levar alegria aos idosos atendidos pelo NASF [Núcleo de Apoio à Saúde da Família], além de promover uma grande confraternização para esse público, que é muitas vezes esquecido”. Milena agradeceu a todos os funcionários da Saúde que se empenharam ao máximo para que o evento fosse realizado
Denyse Maria Tostes Padilha, supervisora dos programas da Secretaria Municipal de Saúde, disse que o município está empenhado em valorizar o público da terceira idade. Ela ainda se lembrou do Programa da Terceira Idade, que funcionava muito bem, há alguns anos, e afirmou que as equipes da Secretaria de Saúde estão trabalhando com o intuito de conseguir o melhor para os idosos do município. “Esse evento é o pontapé inicial para retomarmos nossa programação com esse público”, reforça. A supervisora ainda elogiou a todos que colaboraram direta ou indiretamente para a realização do evento. “Eles realmente tem trabalhado muito, mesmo com algumas dificuldades que surgiram, o evento aconteceu e está sendo esse sucesso”, comemora.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), compareceu ao evento e reafirmou o compromisso da atual administração em buscar melhor qualidade de vida para a população do município. Alfredão agradeceu aos funcionários da Secretaria de Saúde pela dedicação e empenho demonstrado no dia-a-dia do setor. Atento às dificuldades encontradas no início do governo, o prefeito agradeceu às equipes, que tem se doado ao máximo para alavancar o setor de Saúde no município.
Idosos agradecem pelo evento - A professora aposentada Maria Márcia de Campos aprovou o evento. “Gosto de frequentar grupos da Terceira Idade. O evento está muito bom, maravilhoso. A gente precisa disso. Estou gostando de tudo”, diz a aposentada que garantiu ser uma excelente dançarina. “Eu gosto de vários ritmos: Samba, Valsa, até o Tango. Ainda não dancei por que está faltando cavalheiro”, brinca. O comerciante aposentado João Batista também aprovou o Café Dançante. “A gente fica muito satisfeito por ser lembrado com tanto carinho. Está tudo ótimo”, finaliza.
O evento com o apoio e a parceria da Faculdade Redentor, setor Municipal de Odontologia, médicos do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde.






ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SÓ PODERÁ COMPRAR MADEIRA CERTIFICADA

A produção de madeira em florestas manejadas, com planejamento e controle do impacto ambiental, será incentivada no estado. É o que prevê o deputado Gilberto Palmares (PT), autor do projeto de lei 3.310/10, que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou em segunda discussão nesta quinta-feira (26/09). O texto proíbe a administração pública de comprar madeira não manejada como matéria-prima, o que, para Palmares, incentivará a atividade que atenda as leis ambientais. “O desmatamento ilegal acontece, ainda é uma realidade. Por outro lado, o Governo é um grande comprador de madeira. O que esta proposta faz é garantir que a administração publica só recorra aos fornecedores estabelecidos legalmente, o que beneficia os empresários que corretamente investem no plantio”, disse. A madeira a ser adquirida deverá ter selo de identificação comprovando o plano de manejo.
O projeto seguirá para o governador Sérgio Cabral. Caso seja transformado em lei, ainda precisará de regulamentação para entrar em prática.
(texto de Fernanda Porto)

CORAL DE CABO FRIO SERÁ PATRIMÔNIO IMATERIAL

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (26/09), em segunda discussão, o projeto de lei 836/11, em que o deputado Jânio Mendes (PDT) declara o Coral Universitário Cantavento patrimônio imaterial do estado. “O coral tem como objetivos contribuir para a cultura de Cabo Frio e do Rio de Janeiro, mediante atividades no município e através de intercâmbios com corais nacionais e internacionais”, cita o autor. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

COMISSÃO VAI À PATY DOS ALFERES PARA DEBATER TELEFONIA FIXA E MÓVEL

A Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativo do Rio (Alerj) realizará uma audiência pública, nesta sexta-feira (27/09), para debater a qualidade dos serviços das concessionárias de telefonia fixa e móvel na região conhecida como Serra Azul do estado. A reunião será às 10h, no município de Paty dos Alferes, no Arcozelo Palace Hotel, que fica na rua Capitão Zenobio, 1.100. Para o presidente da comissão, deputado Dionísio Lins (PP), o problema de comunicação na região é grave. "Há falta de respeito com a população por parte das operadoras, e todas foram chamadas a participar da audiência", afirmou. Também foram convidados secretários das cidades do entorno e representantes das prefeituras de Paty dos Alferes e Miguel Pereira.  



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

PREGOEIRO DO TCE FALA SOBRE GESTÃO DE BENS PATRIMONIAIS NA TV ALERJ

"As pessoas precisam ter a consciência de que o patrimônio público é de todos nós." A frase é do pregoeiro do TCE-RJ Otavio Mariano Martins de Souza. Ele é o entrevistado desta sexta-feira (27/09) no programa TCE-RJ Notícia, que será exibido, às 22h, pela TV Alerj (canal 12 da NET).
Criador do curso de Gestão de Bens Patrimoniais da Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE-RJ, Otavio Mariano destacará, durante a entrevista, o valor de cada tipo de bem, desde os mais simples até os mais complexos. "É importante que o gestor saiba avaliar o patrimônio. Além de registrar escolas e museus, ele deve saber o valor histórico e artísticos de alguns bens", exemplificou.  O servidor do Tribunal  citará ainda casos inusitados envolvendo o estádio do Maracanã e os imóveis ocupados, no passado, pelas casas de show Canecão e Scala. Apresentado pelo jornalista Renato Auar, o programa será reprisado no sábado (28/09), às 12h, e no domingo (29/09), às 21h.
Abaixo, veja a relação dos demais canais a cabo onde a TV Alerj é transmitida e as orientações para sintonizar pela parabólica:
Niterói - 03
Nova Friburgo - 97
Teresópolis – 41
Três Rios – 96
Volta Redonda – 13
Angra dos Reis – 14
Barra Mansa – 96
Cabo Frio – 34
Campos dos Goytacazes – 10
Itaperuna – 99
Macaé – 10
Petrópolis – 95
Resende – 96
São Gonçalo – 12
Paty do Alferes – 96
Informação para recepção via parabólica: - Satélite Brasilsat - B4 at 84° W - Taxa de Símbolos = 3,0 MSps - Frequência Banda-C = 3816,0 MHz - FEC = 3/4 - Frequência Banda-L = 1334,0 MHz - Polarização= Horizontal.

MECANISMO DE COMBATE À TORTURA APRESENTA RELATÓRIO DE VISTORIAS

O Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, órgão operacional do Comitê Estadual de Combate à Tortura, vai apresentar, nesta sexta-feira (27/09), às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, prédio anexo ao Palácio Tiradentes, um relatório contendo a análise da progressão de regime de cumprimento de pena no sistema penitenciário do Rio de Janeiro. O relatório é resultado de estudos e visitas realizadas pelo grupo a espaços de privação de liberdade. “O comitê representa um avanço no combate à tortura. Esta é a legislação mais avançada do Brasil sobre este tema, e a gente segue o protocolo da Organização das Nações Unidas (ONU), um documento internacional que o Brasil ratificou”, explicou o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Marcelo Freixo (PSol), que é co-autor da lei 5.778/10, que cria as duas entidades, ao lado do deputado Luiz Paulo (PSDB) e do ex-deputado Jorge Picciani.



Pedro Motta Lima

MAIORIDADE PENAL: RELATÓRIO E AUDIÊNCIAS EM TODO O ESTADO

A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso irá preparar um relatório sobre redução da maioridade penal para apresentá-lo à Comissão Nacional de Presidentes de Comissões Legislativas dos Direitos da Criança e Adolescente: “Vamos enviar esse documento a fim de pontuar nossa opinião, que é contrária à redução da maioridade penal, e também para reforçar a importância desse debate antes de qualquer proposta de alteração legislativa em nível federal”, explica a presidente do colegiado, deputada Claise Maria Zito (PSD). A informação foi dada durante audiência pública realizada nesta quinta (26/09).
Presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Teresa Consentino apresentou dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) sobre a violência entre crianças e adolescentes no estado do Rio: “Em 2011, 27 mil crianças e adolescentes foram vítimas, enquanto 3,5 mil cometeram algum ato infracional. E entre estes, cerca de 0,2% foram de natureza hedionda”, assinalou Teresa, que ainda disse que a maioria dos crimes é relacionada ao tráfico de drogas, furtos e roubos: “Ninguém vai ganhar nada a não ser uma falsa sensação de justiça cumprida. O que ganha esse adolescente de 16 anos ao responder como adulto?”. E justifica: “Não é que não exista punição para o adolescente infrator, já existe a medida socioeducativa estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.
Claise também anunciou que pretende levar a outros municípios do estado as audiências públicas da comissão: “Precisamos levar a discussão desse tema polêmico para todo o estado. È uma forma de esclarecer a população”, acredita. Também estavam presentes na reunião a delegada titular da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente, Patrícia Aguiar, a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Marli Câmara, o presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do estado do Rio, Valtair do Nascimento, a representante do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, a psicóloga Teresa Nunes, entre outros.
(texto de Camilla Pontes)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GINQUEDOTECA DIA DAS CRIANÇAS É AQUI ! SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - RJ


Somos a, !!!

Trabalhamos com enxovais completos e artesanatos personalizados para quartos de bebes Possuímos uma variada opção de brinquedos para todas as idades. Aqui você encontra o estoque mais diversificado da Região em Barbie, Polly Pocket, Fisher Price, BanBao, Imaginext e Maisto. Do dia 07/10 ao dia 11/10 das 17h as 19h, estaremos aguardando você cliente com Recreadores e muita diversão para receber seu filho(a) para entrarmos no clima das brincadeiras e assim ajudá-lo a escolher um bom presente. Estamos localizados em Santo Antônio de Pádua, na Rua Paschoal Possidente, n°13 – Bairro Gerador.
*Não deixe de nos fazer uma visita para conhecer os lançamentos e novidades.

CLICK NAS FOTOS PARA AMPLIAR !

 COMO CHEGAR NA GINQUEDOTECA? CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR!




CLICK AQUI CASO O LINK NÃO ABRA