Após empresa ser desclassificada com direito a recurso, o que poderia estender a demora angustiante, estudantes se revoltaram
A luta pelos estudantes para manter o passe livre ganhou nesta sexta-feira (10) mais um capítulo. Mas desta vez a história caminha para um "final feliz". Com a licitação realizada pela Prefeitura de Itaocara, ficou confirmado que o benefício será retomado a partir de segunda-feira (13) para alguns estudantes de Campos dos Goytacazes e de São Fidélis, e na terça para os demais estudantes de Campos e Itaperuna. Para Santo Antônio de Pádua, os coletivos já circulam desde fevereiro, e para São Fidélis, um ônibus da Prefeitura ficará encarregado pelo transporte.
Vereadores e estudantes acompanham a licitação (Foto: Reprodução/ Folha Itaocarense) |
Nove empresas estariam previstas para participar do processo licitatório, mas sete empresas se apresentaram para concorrer, sendo duas de Itaocara e as demais de Campos dos Goytacazes. Três linhas de ônibus, uma para Itaperuna e duas para Campos dos Goytacazes, foram licitadas. Um pequeno grupo de estudantes e os vereadores Jarderson, Fábio, Rondinelly e Beto acompanharam o processo. Os estudantes puderam sanar dúvidas e cobrar agilidade, enquanto que vereadores também cobraram agilidade dos trâmites.
Ficou acordado que a empresa ACE Locadora de Veículos (Salgadinho Tur) é a responsável pela linha Itaocara x Campos (Via Jaguarembé), com saída às 16h em frente à Igreja Matriz, e a empresa Litoral é a responsável pelas linhas Itaocara x Campos (Via Portela) e Itaocara x Itaperuna, ambas com saída às 16h30 em frente à Igreja Matriz.
Um ônibus escolar da Prefeitura fará o transporte para São Fidélis, com saída às 17h45 em frente à Prefeitura a partir da próxima segunda-feira (13). O serviço da empresa Salgadinho Tur também começa a ser prestado a partir da segunda, já a Litoral iniciará o transporte dos estudantes na terça-feira (14). A Litoral alegou que precisa realizar a manutenção dos veículos antes de iniciar o serviço.
Desclassificação de vencedora e desespero de alunos
Durante a realização da licitação a empresa MCR havia vencido a licitação para a linha Itaocara x Itaperuna, no entanto, foi desclassificada devido problemas com a comprovação de que a empresa oferecia serviço de transporte intermunicipal. Com o segundo menor lance, a Litoral acabou ficando com a linha. Porém, a MCR poderia recorrer da desclassificação, o que geraria mais demora para a prestação do serviço, tanto para os estudantes de Itaperuna, como também para os de Campos, uma vez que a licitação era um processo só. Os estudantes se desesperaram com a possibilidade de mais demora, tendo em vista que muitos estão em risco de reprovações no semestre por conta do excesso de faltas.
Os vereadores presentes conversaram com os empresários em busca de alguma alternativa que assegurasse a volta do transporte na próxima semana. O prefeito também se reuniu com o representante da MCR que decidiu por não recorrer da desclassificação, pondo fim à angustia dos estudantes.
Fonte: Folha Itaocarense