JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 16 de junho de 2019

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Artesão ameaça esfaquear gerente de agência bancária no Centro de Itaperuna

O gerente de uma agência bancária localizada na Avenida Cardoso Moreira, Centro de Itaperuna, foi ameaçado por um artesão na tarde desta segunda-feira (17). De acordo com o gerente, o artesão estava expondo o trabalho na calçada perto do banco, atrapalhando a movimentação das pessoas. Ao pedir para que o homem de 32 anos mudasse de local, sofreu ameaça de ser esfaqueado.

A Polícia Militar foi acionada e o caso seguiu para a 143ª Delegacia Legal do município. Durante buscas nos pertences do artesão os agentes apreenderam duas facas pequenas e uma tesoura. O infrator foi autuado por ameaça e vai responder o processo em liberdade.
Da redação da Rádio 96.9 FM

Homicídios e crimes contra o patrimônio registram queda em junho 2018


Comparação entre trimestres de 2018 mostra tendência geral de queda de criminalidade
O mês de junho de 2018 registrou queda em importantes indicadores de criminalidade no estado na comparação com o mesmo período do ano passado. Pelo terceiro mês consecutivo, o indicador roubo de veículos registrou queda, desta vez de 12% em comparação com junho de 2017. Foi a primeira vez desde outubro de 2016 que as ocorrências ficaram abaixo das 4.100 em um mês.

O indicador roubo de cargas também caiu pelo terceiro mês consecutivo na comparação com o ano passado, ficando no mesmo patamar de maio, indicando que a queda observada naquele mês não foi causada apenas pela greve dos caminhoneiros. Em relação a junho de 2017, a queda foi de 23% (755 contra 982 ocorrências). O homicídio doloso registrou queda de 3,8% em comparação com junho de 2017 (375 contra 390 vítimas). Já a letalidade violenta (homicídio doloso, homicídio decorrente de intervenção policial, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) caiu 5% em relação a maio, mas ainda está 7,9% acima de junho de 2017. Entre os indicadores de letalidade violenta, o homicídio decorrente de intervenção policial registrou alta de 59,8% em relação a junho de 2017 e subiu 9,2% em relação a maio.
Em relação aos roubos de veículo, 2018 começou com os maiores registros de ocorrências da série. A partir de abril, porém, notamos uma trajetória consistente de queda. Quando comparamos junho deste ano com o mesmo período do ano passado, observamos uma queda de 12% no indicador. Numa análise sobre roubo de veículos (disponível abaixo) feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), notamos que as cinco Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) que mais contribuíram para a redução do índice na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2018 abrangem desde a região do Grande Méier, na Zona Norte da Capital, até a cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, passando por Madureira, Pavuna e São João de Meriti.
As ocorrências de roubo de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular) apresentam uma trajetória de estabilidade em 2018, que se dá em um patamar consideravelmente abaixo daquele observado no segundo trimestre de 2017 (os números do primeiro trimestre de 2017 foram impactados pela paralisação dos policiais civis ocorrida naquele período). Quando comparamos o mês de junho com o mesmo período do ano passado, notamos uma queda de 7% nos crimes de rua.
Após começar 2018 próximo ao patamar das 600 ocorrências, os casos de roubo a estabelecimento comercial tiveram uma queda iniciada em maio e acentuada em junho, quando chegaram ao menor nível no ano (525 ocorrências). A queda em relação a junho de 2017 foi de 15%, e em relação a maio de 2018 foi de 16%.
Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de junho.

Facebook anuncia criptomoeda em parceria com outras empresas

O Facebook divulgou hoje (18) os detalhes de sua iniciativa para criação e gestão de uma criptomoeda própria, que ganhou o nome de libra. O projeto é capitaneado pela plataforma, mas também ganhou a participação de outras companhias, como Mastercard, Visa PayPal, eBay, MercadoPago, Uber e Spotify.
A libra estará disponível a quem tiver um smartphone e conectividade com a internet, em todo o mundo. As operações poderão ser realizadas, segundo os responsáveis, entre consumidores e empresas em diferentes lugares do mundo.
O objetivo do Facebook e da rede, que ganhou o nome de Associação Libra, é permitir operações financeiras usando a internet e aplicativos diversos, como os da empresa (a rede social de mesmo nome, o Messenger, o Instagram e o WhatsApp). A expectativa é que a critptomoeda esteja disponível em 2020.
De acordo com o Facebook, um dos propósitos é oferecer alternativas desse tipo a quem hoje não tem conta em banco, cerca de 1,17 bilhão de pessoas, o que equivale a 31% da população global. No documento técnico divulgado, o Facebook aponta como obstáculo a ser superado o cenário de altas taxas para operações financeiras e empréstimos.
A libra usará a tecnologia Blockchain, de trocas distribuídas, que dá suporte a outros tipos de criptomoeda, como o bitcoin. Segundo o documento técnico, a libra será lastreada em um fundo formado por ativos em moedas importantes e estáveis. O texto não detalha, porém, quais moedas e que tipo de ativos.
“Diferentemente da maioria das criptomoedas, a libra é totalmente respaldada por uma reserva de ativos reais. Um cesto de depósitos bancários e títulos públicos de curto prazo será mantido na reserva libra para cada libra criada, gerando confiança em seu valor intrínseco. A reserva libra será administrada com o objetivo de preservar o valor da libra ao longo do tempo”, explica o documento da Associação Libra.
O Facebook anunciou também uma “carteira” para comprar, poupar, transacionar e gastar a libra, de nome Calibra. Por meio da aplicação, será possível enviar libras a outros contatos que o usuário possui na rede social. No futuro, a expectativa da companhia é possibilitar outras operações, como o pagamento de contas e a realização de compras.

Expectativas

Na avaliação do professor de economia da Universidade de Brasília (UnB) e autor de tese sobre o tema Edemilson Paraná, o arranjo construído pelo Facebook em parceria com grandes operadoras do mercado financeiro (como Visa, Mastercard e PayPal) traz uma solução mais estável e previsível, mitigando um dos principais problemas das criptomoedas, a falta de confiança de consumidores e instituições financeiras.
Com a aposta em uma moeda própria, diz o professor, o Facebook foi além de apenas oferecer um meio de pagamento digital (como o próprio PayPal ou serviços de concorrentes, como o Google Pay). Isso pode sugerir um movimento de busca por mais autonomia em relação a bancos e a estados. A iniciativa pretende operar de forma análoga a um estado nacional, em uma solução inovadora, mas que busca dialogar com as estruturas postas. Ao mesmo tempo que sinaliza um produto que pode ter um caráter disruptivo, estrutura a nova moeda com grandes operadores do mercado, como Visa e Mastercard.
Edemilson Paraná destaca que ainda é cedo para prognósticos, já que o sucesso da empreitada depende de uma série de fatores. O primeiro é o poder e a atuação dos estados na definição das regras para os sistemas financeiros nacionais e internacional. Para operar junto a consumidores e empresas, a nova moeda precisa estar aderente às normas de cada sistema monetário nacional (com seus ministérios da Fazenda, bancos centrais e outras instituições).
Outro desafio é a capacidade de adoção pelas pessoas. O Facebook tem mais de 2,3 bilhões de usuários em todo o mundo, o que é uma base bastante representativa. Além disso, Visa e Mastercard também têm atuação em escala internacional. Contudo, a popularização de uma nova moeda depende de que os agentes econômicos passem a utilizá-la para transações diversas, como compra e venda.

“O Facebook têm uma rede gigante para começar e parceiros importantes, mas ainda é preciso ver como isso vai evoluir. A iniciativa esbarra na queda de braço com os estados nacionais, que não querem abrir mão de sua soberania monetária. Acho que pode caminhar para ser semelhante ao WeChat na China, um sistema de compras, pagamento e transferência sem sair do Facebook”, diz o professor da UnB.
Agência Brasil entrou em contato com o Banco Central para saber a avaliação da autoridade monetária sobre os impactos do projeto para o mercado financeiro brasileiro, mas a assessoria do órgão respondeu que não iria comentar.
Edição: Nádia Franco

Mulher fica ferida na RJ-158 após acidente

Uma mulher de 30 anos ficou ferida em uma queda de moto ocorrida na tarde desta terça-feira (18) na RJ-158, no trecho entre Itaocara e Portela. O acidente foi registrado por volta das 12h30 próximo a localidade de Duas Porteiras.

   "D.L. da S.A." foi socorrida por bombeiros do quartel de Itaocara e por uma equipe do Hospital Municipal de Itaocara, para onde foi encaminhada. A vítima ficou internada em observação.

   A moto envolvida no acidente é uma Honda CG 160 Fan. A Polícia Militar foi acionada e registrou o acidente.

Fonte: Folha de Itaocara

terça-feira, 18 de junho de 2019

Governo acaba com obrigatoriedade de simulador para tirar carteira

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse hoje (13) que o governo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida foi aprovada nesta quinta-feira (13) durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além de acabar com a obrigatoriedade do uso de simulador, o Contran também diminuiu de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para os aspirantes a habilitação da categoria B.

“A gente já vinha falando ao longo do tempo e hoje estamos tirando a obrigatoriedade dos simuladores, que passam a ser facultativos. Será uma opção do condutor fazer a aula ou não. Se ele julgar necessário que aquilo é importante para a formação dele, de que não está seguro de sair para aula prática, ele poderá fazer. Se não quiser, ele não terá que fazer a aula de simulador”, disse o ministro.
O prazo para a implementação da nova regra é de 90 dias. Com a mudança, o condutor terá que obrigatoriamente fazer 20 horas de aulas práticas. Se optar pelo uso do simulador, serão 15 horas de aulas práticas e 5 horas no equipamento.
“O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse Tarcísio.
De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. O ministro disse estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.
“Isso é importante para muito centro de formação de condutores que não possuíam o equipamento. Agora eles não vão precisar adquirir o equipamento ou fazer comodato e isso certamente terá um custo na carteira. As aulas de simulador têm um custo diferente, mas dá para estimar que a gente vá ter uma redução de até 15%. A ideia é deixar que o mercado defina isso”, disse.

Placas

O Contran também reafirmou as mudanças nas placas Mercosul. As alterações ainda estão passando por ajustes técnicos e devem entrar em vigor até o final do ano. Com isso, o prazo para a implantação do novo modelo em todo o país, que era 30 de junho, foi adiado.
Entre as mudanças estão a eliminação de alguns elementos gráficos e a adoção de um QR Code, um tipo de código de barras bidimensional que pode ser ativado por telefones celulares equipados com câmera e outros equipamentos.
O código trará informações mais precisas, a exemplo do local de produção da placa, o estado onde ela foi encaminhada, o veículo emplacado, entre outras informações. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jerry Dias, o objetivo é garantir mais segurança na identificação do veículo, com todo o processo produtivo passando por um rígido controle.
“O mais importante é que a nova placa possibilita um controle de todo o processo de emplacamento o que minimizará o risco de clonagem de placas. Com isso será possível saber onde a placa foi produzida, qual empresa fez, para onde foi encaminhada e em qual veículo ela está,” disse.
Segundo Dias, as mudanças visam dificultar a clonagem de placas e facilitar a fiscalização. “Aumentando a rastreabilidade, vamos dificultar a clonagem. A nova placa não tem condição de ser feita em qualquer lugar, alguém pode até tentar fraudar, mas isso vai ser descoberto na fiscalização, uma vez que não tem como reproduzir o mesmo código. Uma placa que não foi utilizada e for furtada, poderá ser cancelada antes que venha a ser usada em algum veículo. O controle é nacional”, disse Dias.
No Brasil, a placa começou a ser adotada em setembro do ano passado no Rio de Janeiro, no Amazonas, na Bahia, no Espírito Santo, no Paraná, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul. Segundo o ministro, não haverá obrigatoriedade para que os proprietários de veículos troquem de placa.
“Ninguém vai ser obrigado a trocar de placa. Os carros que estão com as placas antigas, permanecem. Os carros novos é que terão a placa nova. Não vai ter ônus adicional”, disse.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Aprovado aumento na conta de luz ! No Rio e em MG o aumento já começa neste sábado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nesta terça-feira, o aumento nas contas de luz de consumidores dos estados de Minas Gerais, do Paraná e do Rio de Janeiro. Os novos valores começam a ser cobrados neste sábado, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, e na segunda-feira, no Paraná.


Para os consumidores atendidos pela Energisa Minas Gerais (EMG), a Aneel aprovou reajuste médio de 6,73%. A empresa atende cerca de 457 mil unidades consumidoras localizadas em 65 municípios de Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Os consumidores atendidos em alta tensão pela EMG terão reajuste de 7,41% e os atendidos na baixa tensão, de 7,41%.

egundo a Aneel, pesou no índice o impacto dos componentes financeiros e custos de compra de energia. A concessionária adquire energia da Usina de Itaipu, e esta transação é precificada em dólar.

Ainda no estado do Rio de Janeiro, a Aneel aprovou reajuste médio de 9,26% para os consumidores da Energisa Nova Friburgo (ENF). Para a alta tensão, o aumento será de 9,48% e para a baixa tensão, de 9,21%. A empresa atende 108,6 mil unidades consumidoras localizadas nos municípios fluminenses de Nova Friburgo, Bom Jardim, Carmo, Duas Barras, Sapucaia e Sumidouro. 

A Aneel informou que, no cálculo do reajuste, levou-se em conta a variação de custos associados à prestação do serviço. "O índice de reajuste da empresa foi positivo, principalmente, pelos impactos dos componentes financeiros e custos de aquisição de energia", disse a agência.

Já para os 4,6 milhões de unidades consumidoras atendidas pela distribuidora paranaense Copel, o reajuste médio aprovado foi de 3,41%. Para a alta tensão, aumento médio será de 4,32% e para a baixa tensão, de 2,92%. Segundo a Aneel, o índice de reajuste foi impactado principalmente por componentes financeiros.

Fonte: Agência Brasil

Adolescente é agredido por assaltantes que invadiram a residência da família em Pádua

Uma tentativa de assalto terminou com um adolescente de 13 anos, agredido por bandidos na manhã desta segunda-feira (17), na zona rural de Santo Antônio de Pádua. Elementos armados, teriam invadido a residência de uma família que fica às margens da estrada vicinal que liga a sede do município à localidade conhecida como “morro Grande”.
Imagem Ilustrativa de arquivo
O imóvel foi completamente revirado pelos criminosos, que não teriam levado nada de valor, mas antes de fugirem, deixando para trás uma espingarda calibre 36 e seis munições, passaram a atacar o menor, que sofreu escoriações pelo corpo. Acionados, militares do 36º BPM realizaram buscas pela área, mas até o fechamento do registro na 136ª DP, não haviam conseguido levantar pistas dos suspeitos.

OCORRÊNCIAS POLICIAL 36ºBPM. Moto recuperada em Paraoquena e apreensão de 2 simulacro em Miracema.

36º Batalhão em defesa da sociedade.


Policiais Militares em cumprimento do seu dever neste final de semana,conseguiram recuperar um veículo roubado no dia 16/06/19 no Distrito de Paraoquena (ocorrência apresentada na 136ª DP) e apreenderam em Miracema no Bairro vila Nova 01 simulacro de revólver cal.38, 01 simulacro de pistola cal.40 e 06 cartuchos (ocorrência apresentada na 137ª DP).


Policia Militar apresenta ocorrência na 136ª DP de Pádua de uma moto que foi furtada em 2015

Policiais do 36º Batalhão de Polícia Militar, em patrulhamento pela Av. Souza no Bairro Ferreira em Santo Antônio de Pádua nesta segunda-feira (17/06), avistaram uma moto suspeita e ao realizar consulta pode-se constatar que era produto de furto no ano de 2015. Ocorrência apresentada na 136ª DP.

Fonte: 36ºBPM

Vereadora Vanderléia se encontra com a Presidente do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico

Ainda durante viagem à Brasília, a Vereadora Vanderléia se encontrou com a Presidente do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Kátia Bogéa, para deliberar sobre a reforma do prédio histórico da Câmara de Vereadores de Pádua.
Dep. Aureo, presidente do IPHAN Kátia Bogéa e vereadora Vanderléia
A reforma do prédio da Câmara vai acontecer sobre a coordenação do INECAP - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, no entanto, a visita ao IPHAN foi importante para uma orientação profissional e responsável sobre esta obra de relevância para a cultura e história paduana. Na oportunidade a Vereadora Vanderléia solicitou informações sobre a viabilidade de transformação do prédio em patrimônio histórico no âmbito do IPHAN.

Adicionar legenda


ASCOM/CÂMARA 

Na última quarta feira, dia 12, a Vereadora Vanderléia esteve em Brasília, onde se reuniu com o Deputado Federal Áureo Lídio.

Na pauta da capital federal, a possibilidade de encerramento do atendimento de perícias médicas na agência do INSS de Pádua e a reforma do prédio histórico da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Pádua.

Sobre a demanda do INSS, a vereadora e o deputado se reuniram com o Secretário da Previdência Social, Ronaldo Rolim.
Na oportunidade, a Vereadora entregou ofício, encaminhado ao senhor Ministro da Economia Paulo Roberto Nunes Guedes, solicitando a manutenção do trabalho de perícia médica na agência do INSS de Pádua, bem como a manutenção dos profissionais que ali estão lotados.

ASCOM/CÂMARA DE PÁDUA

Homem é preso após furtar carro e causar acidente em Miracema

Moradores ajudaram a deter o suspeito do furto
   Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (15) no Centro de Miracema. Ele teria furtado um carro e sofrido um acidente com o veículo.

   A Polícia informou que “M.B. dos S.” teria usado uma chave “mixa” para abrir e ligar a Fiorino de um mercado. O veículo estava estacionado em frente à casa do proprietário. O proprietário percebeu que o veículo estava sendo furtado e resolveu segui-lo em uma moto. Quando o suspeito notou que era seguido, tentou fugir, mas acabou batendo com o veículo em um carro estacionado e depois em uma árvore.

   Moradores escutaram o barulho e ajudaram a deter o suspeito, até a chegada da Polícia Militar. “M.” foi encaminhado à 135ª Delegacia Legal de Itaocara, responsável pelos flagrantes no fim de semana na região, e autuado em flagrante pelo furto.

Fonte: Folha Itaocarense /  C Jornal A Folha

PMs apreendem frascos de "cheirinho da Loló" dentro de carro em Aperibé

Um homem foi conduzido para a Delegacia de Santo Antônio de Pádua

 A Polícia Militar apreendeu, na madrugada do último domingo (16), sete frascos de "cheirinho da Loló" dentro de um carro no centro de Aperibé. Um homem foi encaminhado para prestar depoimento na 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua.


   Os agentes do setor "Eco", do 36º Batalhão da PM, patrulhavam pela cidade quando desconfiaram do ocupante de um carro, modelo Gol, que trafegava pelo Centro. O veículo foi abordado e revistado, sendo encontrado no interior cinco frascos pequenos e outros dois frascos grandes do entorpecente.

   O suspeito, "H.S. da S.", foi conduzido para a 136ª Delegacia Legal de Pádua e liberado após ter prestado depoimento. Os frascos ficaram apreendidos para perícia.

Ação policial termina com cinco detidos em Pádua

Drogas e arma foram apreendidas após denúncia de que traficantes estariam recebendo reforço de Campos

Três homens foram detidos e dois adolescentes apreendidos em uma ação policial registrada na noite do último sábado (15) no bairro Tavares, em Santo Antônio de Pádua. Drogas e arma foram encontradas em dois endereços.

   A Polícia Militar iniciou as diligências ao redor da Rua São João Batista após ter recebido informações de que elementos envolvidos com o tráfico de drogas estariam recebendo reforço de traficantes de Campos dos Goytacazes. 

   Durantes as buscas, foram apreendidos 186g de maconha em 43 buchas, 44g de cocaína em 24 papelotes, além de uma pedra grande de crack e um revólver calibre 38 desmuniciado. Também foram apreendidos R$ 313,00 em dinheiro e três aparelhos celulares.


    Cinco suspeitos foram encaminhados para a 135ª Delegacia Legal de Itaocara e ouvidos pela Polícia Civil. "M.V.V.", de 18 anos, "C.J.S.S.", de 22, e "A.F.T.S.", de 23, aguardarão detidos a audiência de custódia. Os adolescentes, de 16 e 17 anos, serão apresentados ao Ministério Público de Santo Antônio de Pádua. O grupo, segundo a Polícia Civil, foi autuado por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas, majorado com emprego de arma de fogo.

Equipe do Projeto Godoy é vencedora da IV Corrida e Caminhada de Pádua

A Equipe do Projeto Godoy foi a grande vencedora da IV Corrida e Caminhada de Santo Antônio de Pádua. A largada dos cinco quilômetros aconteceu na Praça Pereira Lima, Centro, na manhã deste domingo (16). O evento contou com cerca de 200 atletas e 15 equipes de várias cidades. A corrida é em comemoração ao padroeiro do município, Santo Antônio.  

A equipe de Itaperuna recebeu troféu pelo melhor índice técnico da competição. Um dos maiores destaques foi a primeira colocação da atleta Talita, vencedora do geral feminino. A competidora revelou a importância de se trabalhar em grupo. Há três anos no Projeto Godoy, Talita comemora os bons resultados obtidos.

Mulher é atingida por tiro durante suposto confronto entre facções em Miracema

A polícia de Miracema está investigando a tentativa de homicídio contra uma mulher na noite deste domingo (16), na comunidade do Morro do Demétrio, Miracema. Segundo fontes, Cristina Aparecida Martins Freitas, de idade não confirmada, teria sido atingida por disparo na perna, instantes depois de moradores terem relatado, através de redes sociais, um suposto confronto entre integrantes de facções criminosas rivais, que tentam conquistar a hegemonia na venda de drogas no local. Equipes do 36º BPM realizaram incursões naquela área da cidade, que teve o policiamento reforçado. Capsulas deflagradas de diversos calibre teriam sido recolhidos pela perícia e o caso está sob análise da 137ª DP, que registrou.

Motorista morre e passageiro tem a perna decepata em acidente na RJ 116, em Pádua

Um grave acidente deixou um homem morto e outros dois feridos no começo da noite deste domingo (16) na RJ-116, em Santo Antônio de Pádua. Dois carros colidiram frontalmente na altura do quilômetro 229, próximo à divisa com Miracema. Em um dos carros, estavam o motorista Antônio Luiz Ribeiro da Silva, de 60 anos, e o carona de 49. Antônio chegou a ser socorrido, mas não resistiu e faleceu no Pronto Socorro de Miracema. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna. O carona, que teve a perna decepada, foi encaminhado para o Hospital Hélio Montezano, em Pádua, e segue internado em estado grave.
No outro veículo, um VW Virtus, o motorista “I.R.F.”, de 58 anos, também se feriu na colisão e foi encaminhado para o Hospital Hélio Montezano, mas transferido em seguida para a Casa de Saúde Santa Mônica. A Polícia Civil aguarda o laudo da perícia e instaurou um inquérito para investigar a causa do acidente.