JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 5 de novembro de 2017

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Exposição no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno com artista Alberto Pereira

                 




No mês de novembro a exposição no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. o artista  Alberto Pereira, que traz sua arte intitulada "Empatia" para o público.

"Desafio capinar dentro de si o campo onde nunca se colheu a flor, o interior da casa onde nunca se abriu a porta, o amor não sentido, dificuldade não calejada. Algum poderoso instrumento humano seria capaz de dar massa ao que ainda nada ocupa na bagagem da nossa trajetória? Empatia é amar o que não somos."

- Peter de Albuquerque


Na abertura da expo, ~ paralelamente ~ a MEMBRANV, apresenta um desfile coletivo que começa às 19h na varanda do Paschoal.

- Período de visitação EXPOSIÇÃO: 08/11/2017 a 30/11/2017.

- Segunda à sexta-feira das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 15h. Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí.




Compareçam e apreciem uma boa arte.


Confira tudo na pagina Centro Cultural Paschoal Carlos Magno



REPRESENTANTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO INEA VISITAM TRAJANO DE MORAES

                




Uma visita surpresa, porém para trazer boas notícias, e que renderá bons frutos e oportunidades aos jovens. Trajano de Moraes recebeu a equipe de funcionários de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente – Inea. E na bagagem a discussão de um projeto social que deverá promover na cidade a união entre cultura e conscientização ambiental entre os jovens moradores da área urbana e também da zona rural.

Encantada com a riqueza ambiental de Trajano de Moraes, a gerente de Educação Ambiental do Inea, Ângela Canal, conversou com o prefeito Rodrigo Viana e com o secretário municipal interino do Meio Ambiente David Campos. “É tão bom quando a gente chega a uma cidade e encontra gestores comprometidos com o Meio Ambiente. O que estamos conversando nesta primeira reunião renderá boas oportunidades aos jovens dessa cidade”, disse Ângela Canal.

A ação que será implementada no município, é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), em parceria com a prefeitura de Trajano de Moraes. Segundo Ângela, os resultados se bem trabalhados e desenvolvidos dará a cidade um resultado bem positivo. “Estamos muito feliz com a visita da equipe de Educação Ambiental do Inea, e esperamos o próximo passo para que em breve esse projeto mude de forma positiva a vida de nossos jovens e também de nossas comunidades e bairros”, acredita o prefeito Rodrigo Viana.

O projeto apresentado durante a reunião possui uma proposta de alertar ao jovem do valor artístico e educativo por trás do material descartado no lixo. Em outra iniciativa, por exemplo, os jovens poderão receber aulas criando roupas com materiais que seriam descartados, como retalhos, tecidos, jeans usados e banners. “A proposta de fazer oficinas em Trajano de Moraes, acredito que vai mostrar ao jovem e também a sociedade que é possível transformar o lixo em algo diferente. Quero agradecer a equipe de Educação Ambiental do Inea em ofertar essa oportunidade a Trajano de Moraes”, agradeceu o secretário municipal do Meio Ambiente David Campos.















-- 


Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes - RJ
Assessoria de Imprensa - Ascom
End.: Praca Waldemar Magalhães, nº 5
Telefone: (22) 2564-1108

Ato contra o racismo em Campos, no RJ

Pádua teve representatividade no  ato contra racismo em Campos: A paduana Alessandra Miranda

Instrumentos de percussão


O ato contou com a presença de diversos manifestantes da região, Santo Antonio de Pádua  foi representada por Alessandra Miranda, fundadora do projeto pérolas negras.






Durante o ato, os manifestantes usaram cartazes contra ações racistas e tocaram instrumentos de percussão no campus (Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV)




O ato  contra racismo foi conduzido por alunos e servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF)  na quinta-feira (9) na unidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. 

Segundo os manifestantes, o protesto foi realizado após alunos do Maranhão que estão no IFF para um evento terem sido alvo de ofensas raciais.
Ainda de acordo com os manifestantes, os estudantes do Maranhão estão em Campos para o III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e tiveram o ônibus riscado com palavras como "macaco" e "macumbeiros".
Durante o ato, os manifestantes usaram cartazes contra ações racistas e tocaram instrumentos de percussão no pátio do campus.




Em nota divulgada em seu site, o IFF lamentou o ocorrido  e informou que atitudes discriminatórias não representam a comunidade de estudantes e servidores do Instituto. Segue a íntegra da nota:
"O Instituto Federal Fluminense vem a público manifestar repúdio aos possíveis atos discriminatórios praticados contra estudantes e educadores do Instituto Federal do Maranhão, que estão alojados no Campus Campos Centro, para participação no Terceiro Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Tais atitudes não representam a comunidade de estudantes e servidores do IFFluminense. Não admitimos o desrespeito e a não-valorização da riqueza da diversidade dentro da instituição, e atitudes como as ocorridas maculam a reputação e a história de uma terra sofrida como Campos dos Goytacazes, marcada pela escravidão, pela pobreza, pela injustiça, mas também marcada por histórias de lutas e de brava gente.
Somos expressamente contra qualquer ato de violência. E reafirmamos que o IFFluminense é um espaço de transformação de vidas, uma instituição de oportunidades e onde todos são bem-vindos. O que aconteceu se coloca como um grande desafio para todos nós, de levar consciência e educação para nossos estudantes e servidores, mostrando que temos muito a caminhar enquanto sociedade."



Não ao racismo! 



Não a violência contra qualquer raça!!!!!!!!!!!



Convite para inauguração de quadra em Porciúncula


MÉDICOS CUBANOS QUE ATUAM EM TRAJANO RECEBEM CERTIFICADO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE


Mais um avanço na saúde de Trajano de Moraes. Os médicos cubanos que atuam na cidade receberam das mãos do prefeito Rodrigo Viana, o certificado de Declaração de Registro Único de Médico Intercambista no Projeto Mais Médicos para o Brasil, emitido pelo Ministério da Saúde. A entrega do documento foi feita no gabinete, e contou com a presença da secretária municipal de Saúde Ana Paula Oliveira.

Atualmente o médico intercambista é aquele que, independentemente da nacionalidade brasileira ou estrangeira, tem registro profissional no exterior. “O médico intercambista que vier a participar do Mais Médico deverá seguir algumas regras e procedimentos especificamente relacionados à sua condição. Aqui em Trajano os médicos estão de parabéns, eles atuam de forma muito profissional e sempre com boa vontade”, disse a secretária.

O Programa Mais Médicos tem como principal objetivo levar mais profissionas as regiões. O programa passou a integrar um conjunto de ações para o fortalecimento da política nacional de Atenção Básica, que é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), presente em todos os municípios e próximo das comunidades do Brasil – é neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

O programa Mais Médicos vem desenvolvendo em Trajano,  trabalho em várias Unidades de Saúde. “Aqui no município, o atendimento dos médicos tem ofertado pontos positivos. Eles tem tido de forma eficaz e dedicada,  um serviço humanizado, mantendo o foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Quero parabenizar os profissionais por mais esse ganho do Ministério da Saúde”, disse o prefeito Rodrigo Viana.






-- 



Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes - RJ
Assessoria de Imprensa - Ascom
Douglas Smmithy - MTB: 27.589 / RJ
Contato: (21) 97175-9464 
End.: Praca Waldemar Magalhães, nº 5 
Telefone: (22) 2564-1108

Água e abastecimento em Porciúncula em discussão







Água. Sempre uma solução. Ultimamente, tem sido um problema. Problema causado pela inconsequência e irresponsabilidade do homem. Problema porque está em falta, e seu uso consciente é mais que necessário. Ainda tem gente neste rico país que não tem água em casa; tem animais morrendo por falta de água; tem lavouras perdidas pela seca; tem calor insuportável. Falar sobre água é primordial para a sobrevivência sobre a Terra.
No dia 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma audiência pública na Câmara Municipal para expor o Plano de Saneamento Básico do município para os próximos 20 anos. Um momento de conhecimento da realidade, de esclarecimentos e de planejamento de serviços públicos diretamente ligados à questão de abastecimento de água potável para a população, o manejo de água da chuva e a coleta e o tratamento de esgoto.
Infelizmente, muito poucos munícipes estiveram presentes, mas o secretário da pasta, Wagner Pessoa, esclareceu sobre a atual situação da água na região e o Plano de Abastecimento. “O Plano Municipal de Saneamento Básico é uma obrigação. Sem ele, a prefeitura não recebe recursos federais, e é uma forma de planejar e estabelecer diretrizes para a prestação de serviços públicos de saneamento”, disse o secretário.
A audiência pública contou com a presença de secretários, vereadores municipais e do gerente operacional da Cedae no Noroeste Fluminense, que deram grandes contribuições à discussão.
O secretário Wagner Pessoa lembrou que o saneamento começa em cada pessoa, ao fazer a bem ao meio ambiente, e concluiu: “Temos desafios e precisamos de paciência para utilizar os recursos com sabedoria e para colocar o plano em ação”.
O Plano Municipal de Saneamento Básico, que está sendo revisto após quatro anos de sua elaboração, foi levado para apreciação dos técnicos da Cedae (que alertaram sobre algumas divergências), à discussão em audiência pública e será revisto pelo departamento jurídico da prefeitura antes de ser enviado para aprovação na Câmara de Vereadores.
É hora de todos termos ciência e consciência a respeito da água, esse bem tão precioso e necessário.













Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Festival gastronômico em Itaperuna apresenta deliciosos pratos



Tudo pronto para o Festival Gastronômico Sabores do Noroeste que acontece dias 10, 11 e 12 de novembro








A  equipe da B2B Empreendimentos, empresa que organiza o Festival Gastronômico Sabores do Noroeste surpreendeu mais uma vez e preparou uma decoração pra lá de especial. Quando o visitante estiver no boulevard irá perceber os detalhes inspirados na intervenção urbana que aconteceu no mês de julho, na pequena cidade de Águeda, em Portugal.
Não é à toa que o evento já se consagrou como um dos melhores festivais de gastronomia do interior do Estado do Rio de Janeiro, afinal, a cada ano que passa, a equipe B2B surpreende. A enorme estrutura é sempre muito bem planejada, privilegiando a sofisticação, glamour e organização, aproveitando todos os espaços imagináveis e inimagináveis. A limpeza e o requinte dos ambientes são outros fatores que ratificam o sucesso do festival.
E o que dizer da gastronomia?! Difícil expressar em palavras, delícias que se ‘comem com os olhos’ antes mesmo de prová-las e, ao saboreá-las, deseja-se mais e mais.
E, dentre as iguarias, bacalhau com nata, risoto de camarão cremoso com ervas e calda de maracujá, spaghetti ao gambero, iguarias do Primu´s, filé gourmet, salmão tropical, arroz aos três cogumelos frescos e filé mignon no vinho, bobó de camarão, combo mineiro, salmão do cheff, Romeu e Julieta gourmet, combinado gourmet, torre de batatas, iscas de frango à Cantoria, ceviche, junto e misturado, taça de doce loucura e muito mais. Irresistível, não é?!
É sempre importante lembrar que o já consagrado ‘prato festival’ – que cada expositor irá apresentar – custará R$ 20, além de outras delícias mais com preços variados. A entrada é gratuita e os visitantes encontrarão inúmeras atrações, como Feira dos Produtores da Região, oficinas de gastronomia, food trucks e food bikes, espaço exclusivo para crianças, shows musicais e outros atrativos.
E como dizia o poeta ‘a noite é uma criança’, a programação musical também promete agradar ao mais exigente expectador e, na agenda musical, Mayara Moreira, Banda BR 356, Banda O Salto, Grupo Tendências, Banda Charada Carioca, Moby Jam e Banda RX 2.
A abertura oficial do Festival acontece nesta sexta-feira, 10, a partir das 18h e contará com a presença de autoridades, dentre elas, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt. O evento acontece no Espaço Unidos, BR 356, Km 01, Bairro Cidade Nova.

O Festival Gastronômico Sabores do Noroeste é um Oferecimento do Sistema Fecomércio RJ - Sesc | Senac. Apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; e Sincomércio Itaperuna. Promoção e organização da B2B Empreendimentos.



















Informação: Eusébio Dornellas | Agência Comuniqque - www.comuniqque.com

VENCIMENTO DE CONTAS DE SERVIDORES PODE SER ASSOCIADO A DATA DE PAGAMENTO DO SALÁRIO




Os servidores públicos podem ter os vencimentos de suas contas - de serviços como água, luz e gás - adiados até as datas de pagamento total dos salários pelo Estado. O projeto de lei 2.340 altera a Lei 7.384/16, que permitia que os funcionários modificassem a data de vencimento para até o décimo dia útil. 

A proposta é de autoria dos deputados Wagner Montes (PRB) e Luiz Paulo (PSDB) e será votada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (09/11), em primeira discussão.

Segundo os autores, a mudança se deve à falta de cumprimento do calendário de pagamento dos servidores. “Diante dos constantes atrasos nas remunerações do funcionalismo e com a definição do décimo dia útil do mês como calendário oficial para o pagamento, foi aprovada a Lei 7.384/16. 

                                             

Porém, o Estado continua a atrasar e ainda faz parcelamento dos salários. Precisamos, portanto, de novas medidas para aliviar as dificuldades dos servidores”, justificam os deputados.


Fonte: Site da Alerj

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Policiais militares feridos após acidente com viatura

Dois policiais militares do 29º BPM ficaram feridos após se envolverem em acidente no final da manhã desta quinta-feira (09), na RJ 214, próximo dos limites entre os municípios de Natividade e Varre-Sai.
De acordo com informações apuradas no local pelo jornalismo da Rádio Natividade, o condutor da viatura Nissan Frontier, prefixo 52-2263 trafegava sentido à Varre-Sai, quando logo após passar sobre uma ponte, perdeu o controle da direção do veículo, que rodou, capotou diversas vezes, invadiu uma área de pastagem, despencando da altura de aproximadamente dez metros. Chovia no momento do acidente e aparentemente, havia marca de óleo na pista.

Bombeiros do destacamento 4/21 de Natividade foram acionados, mas quando chegaram, a dupla já havia sido removida consciente e com escoriações leves pelo corpo ao pronto socorro municipal de Varre-Sai, onde estão sendo atendidos neste momento. O subtenente Moreira e o sargento Bitão, passam bem.
Da redação da Rádio Natividade – Fotos: Antônio Garcia Neto/Rádio Natividade

Cultura de Porciúncula resgata história e realiza pedido feito há cerca de 40 anos













No dia 26 de outubro, o secretário Municipal de Cultura, Vitor José, convidou o filho do ex-prefeito e jurista Dr. Edésio Barbosa da Silva, José Edésio Barbosa da Silva, e, na presença do prefeito Leo Coutinho e de outros entusiastas da cultura local, foi inaugurada uma placa solicitada nos anos 80, eternizando o passado do prédio e o pedido de um grande homem na história de Porciúncula.

A Estação Ferroviária deixou de funcionar a serviço da estrada de ferro no ano de 1976, quando os trilhos foram retirados pelo governo “em nome da economia nacional”. O ex-prefeito Dr. Edésio Barbosa da Silva, um apaixonado pela cidade, não se conformava com a destruição das ferrovias e, em seu livro “Subsídios para a História de Porciúncula”, editado postumamente pela Secretaria Municipal de Cultura no ano 2000, deixou um pedido para que a história da velha estação ficasse eternizada. Na página 76 de sua obra, o autor solicita: “Que a Prefeitura de Porciúncula, quando, em nome do progresso, demolir a velha estação, ou seu velho casarão se transformar em sede de qualquer instituição, faça colocar na parede sua placa, modesta que seja: ‘Por aqui passaram, durante quase um século, semeando progresso, as estradas de ferro Leopoldina e Carangola. O povo não esquece’.”

 O prédio foi reformado e inaugurado no ano de 1991 como Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva. Vinte e seis anos depois, o pedido do autor, falecido em 1990, veio a ser concretizado. O pedido já havia sido feito por ofício pelo arquiteto Guilherme Fonseca Cardoso em 2014, não sendo possível atender.
Este ano, nas comemorações dos 70 anos do município de Porciúncula, a Secretaria Municipal de Cultura realiza o desejo expresso do ex-prefeito Dr. Edésio Barbosa da Silva e eterniza os feitos da estrada de ferro em Porciúncula.











Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Porciúncula

Pezão e Hartung assinam carta em busca de apoio do governo federal para implantação de ferrovia

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO



 Núcleo de Imprensa




Os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, assinaram, na quarta-feira (08/11), uma carta endereçada ao presidente Michel Temer reforçando a importância da implantação da ferrovia que ligará os dois estados, a EF-118 Rio/Vitória. O documento será entregue pessoalmente pelos dois governadores na próxima semana. O objetivo é criar condições para que a EF-118 seja incorporada ao Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Governo Federal, ainda no primeiro semestre de 2018.

Considerada fundamental para a integração logística da região Sudeste, a Rio/Vitória tem o potencial de atrair novos polos industriais nos 25 municípios fluminenses e capixabas cortados pelo traçado da ferrovia. A EF-118 se articulará à EF-354 (também conhecida como Transcontinental), projeto ferroviário que cruzará o país no sentido leste/oeste, a partir do Porto do Açu, alcançando a região Centro-Oeste e, eventualmente, o Oceano Pacífico na costa peruana.

Com custo estimado em R$ 5,5 bi e 577 km de extensão, uma vez implantada, a ferrovia será diretamente conectada à malha ferroviária da concessionária MRS e da Vitória/Minas, interligando Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. 

Para o governador, a única saída para a crise é o desenvolvimento econômico.

- Não tenho dúvida que vamos dar a volta por cima. O melhor caminho é o do crescimento econômico, do desenvolvimento, de apoiar o empreendedor. E quem vai puxar esse crescimento é o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Se tem uma região que vai crescer na geração de empregos e na geração de renda é a nossa – afirmou Pezão.

O governador Paulo Hartung enfatizou a importância da parceria com o governo federal para que a ferrovia seja viabilizada o mais rápido possível.

- Estamos criando uma aliança entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, que une os dois governos, empresários, prefeituras e trabalhadores, para reivindicar junto ao governo federal que os recursos obtidos na renovação dos contratos de concessão da malha ferroviária sejam direcionados à construção dessa nova ferrovia, que é estratégica para o desenvolvimento do país. Com isso, surgirá uma estrutura de logística que não é para o Rio, nem para o Espírito Santo: é para o Brasil – ressaltou Hartung.

O secretário da Casa Civil, Christino Áureo, destacou que a futura ferrovia é fundamental para o desenvolvimento dos municípios dos dois estados.

- Os efeitos positivos dessa ferrovia serão espraiados por todos os municípios da região. Essa infraestrutura logística vai tangenciar cada microrregião no trajeto entre Rio e Vitória. Não há empreendimento que vá em frente sem mobilização das pessoas. Numa democracia a mobilização se dá através de suas lideranças. Em especial lideranças políticas e da sociedade organizada que se unem em torno de uma grande causa, como vemos aqui – disse o secretário.

O documento também foi assinado pelos secretários da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, e de Estado de Transporte do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, além de representantes de entidades de classe, como Firjan, FINDES, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Espírito Santo em Ação, entre outros.



--

-- 

Alunos da rede estadual já podem votar na bandeira do Parlamento Juvenil











Foi dada a largada da penúltima etapa do Concurso da Bandeira do Parlamento Juvenil. Depois de serem selecionadas como as melhores em suas escolas, municípios e regionais, as bandeiras chegam de todos os cantos do Estado para serem escolhidas como símbolo do maior projeto de política pública de juventude do estado do Rio de Janeiro.
Nesta etapa são 14 desenhos, um de cada regional. Todos os estudantes da rede estadual podem participar votando pelo site: (www.parlamento-juvenil.rj.gov.br). Basta fornecer o número de matrícula e data de nascimento para concluir o voto.
Coordenador do projeto pelo terceiro ano consecutivo, o deputado estadual Wanderson Nogueira exaltou a participação dos jovens no processo. “Fizemos questão de que os próprios jovens escolhessem o símbolo desse projeto, que é deles. O Parlamento Juvenil se consolida a cada ano pela transparência e democracia. A votação da bandeira do projeto já está superando todas as expectativas”, frisou Wanderson.
A votação online se encerra no dia 24 de novembro. No dia 26 de novembro, primeiro dia da Semana do Parlamento Juvenil 2017, os parlamentares juvenis eleitos terão como opção de voto as três mais bem votadas pela eleição on-line. Caberá a eles, justamente decidir a premiação: o desenho que ficar em primeiro lugar não apenas premiará o seu autor como também a sua escola, que será equipada com um laboratório multimídia completo.
 Confira abaixo a premiação do Concurso da Bandeira:
1º lugar: Laboratório Multimídia Completo para a Escola + (1) Notebook + (1) Smartphone + (1) Tablet
2º lugar: (1) Smartphone + (1) Tablet
3º lugar: (1) Smartphone 

-- 
Bruno Pedrete -Contato: (22) 9 9896-9595
Assessor de imprensa do deputado estadual Wanderson Nogueira