JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 3 de abril de 2011

sábado, 9 de abril de 2011

“I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”.




A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aperibé em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) realizou, na quarta-feira, 30 de março, das 8h às 16h, na sede da instituição, o “I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. Este projeto foi apresentado pela Fenapae (Federação Nacional das Apaes) com o objetivo de elaborar um documento final para que no encontro estadual, se possível, fazer um documento por estado, e apresentar assim, as peculiaridades regionais, servindo para negociação com autoridades em todos os níveis.


O seminário buscou levantar questões através de quatro eixos: Estrutura, Socialização, Aprendizagem e Satisfação, na visão dos pais e responsáveis, alunos, professores da inclusão e especialista (técnicos e educacionais), alguns temas demonstraram ser polêmicos.


O encontro contou com a presença da Secretária Municipal de Educação e Cultura Cássia Rosane Amim Pontes, que fez a abertura do evento que recepcionou os participantes e colocou a pasta dela à disposição da APAE-Aperibé, através de sua representante Regina das Graças T. R. Rodrigues. O seminário contou também com a presença das representantes do NAPES – Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado de Miracema, as professoras Rosemary de Paula, Cristina Oliveira e Patrícia Gonçalves, que falaram da necessidade da inclusão no processo educacional.


Compareceram também ao evento professores, especialistas, alunos do processo de inclusão e seus familiares. A ideia inicial seria apenas com participantes do município de Aperibé, mas teve alguns representantes dos municípios de Itaocara, Miracema e Cambuci que levantaram questões relevantes para um diagnóstico da qualidade do processo e identificação dos pontos a serem aperfeiçoados. Este seminário resultou em documento que será encaminhado à Federação do Estado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e assinado pela gestora e pelo Presidente da APAE – Aperibé. Um marco importante da Educação de nosso município.


Segundo a representante da APAE, Regina Rodrigues, esta é a realização de um desejo da instituição. “Este é um momento para reflexão de como as escolas recebem nossas crianças. Acreditamos estar dando um passo muito importante para a verdadeira inclusão dos Portadores de Necessidades Especiais. Vivemos em nosso município um grande avanço no que diz respeito a APAE, destacou.”


Para a organizadora do seminário, Arilene Gomes de Oliveira, este é um momento ímpar na história educacional de Aperibé. “Ousamos realizar este seminário que está sendo um marco importante na luta por uma igualdade social, educacional e humana. Hoje todos os envolvidos: família, aluno e profissionais tiveram voz e vez , sem medo de serem julgados. Esperamos estar presente no Seminário Estadual que acontecerá no mês de maio, representando Aperibé, um povo que luta sempre pelo seu ideal, frisou.”


De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Aperibé, Cássia Rosane Amim Pontes, o seminário foi muito importante porque proporcionou aos participantes – professores, técnicos das áreas, pais e alunos – discutirem sobre a necessidade de uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno que dela faça parte, independente de ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades e respeite a diversidade.


- Sabemos que a escola deve ser capaz de atender seus alunos em suas especificidades e singularidades e isso é válido para todos, não somente para os que possuem algum déficit. Sendo assim, é preciso que a escola esteja aberta para a "escuta", favorecendo assim, as trocas para a construção do processo de inclusão escolar. E foi exatamente isso que aconteceu nesse seminário. - Declarou Cássia.

O 36º BPM ESTÁ DE LUTO



Nós de 36º Batalhão de Pólicia Militar de Santo Antônio de Pádua, RJ ficamos muito tristes pelo desfecho do ato monstruoso cometido irracionalmente por um criminoso em Realengo, Subúrbio do RJ.


Mesmo estando habituados e preparados para enfrentarmos situações mais extremas que possam ocorrer em nosso dia a dia, nunca iremos nos acostumar com ocorrência envolvendo crianças ou idosos.


Sentimos profundamente a dor da perda de vidas de crianças que possivelmente iriam, de alguma forma, contribuir com a humanidade, na construção de um mundo melhor.


Assim como todos os seres humanos de boa índole, também estamos comovidos com tamanha irracionalidade e violência, pois a instituição abriga em sua maioria cidadãos que também são pais, mães, tios e avós. Em fim, Policiais Militares. Seres humanos.


As nossas bandeiras ficarão em meio mastro. Estamos de luto.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reunião do Conselho de Segurança Publica surge resultado Policia Militar e Civil Unidos em Prol da comunidade em Páduana

Policia Civil e Militar realizam blitz juntos Motocicletas carregando crianças foram paradas
Motorista com documentaçãoem dia é o exemplo a ser seguido

Apesar dos transtornos no trânsito á população apoia esta grande operação e espera que seja frequente para que se diminua o numero de morte em nosso municipio.

REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA LEVA COMUNIDADE A DEBATER SOBRE O TRÂNSITO EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA












1º Atentado em escola no Brasil deixa 11 mortos e 18 feridos

Wellington Menezes de Oliveira, homem que atirou contra alunos na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)

O secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, corrigiu para 11 o número de mortos no ataque a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (7). Mais cedo, ele havia afirmado que 13 pessoas morreram no tiroteio. As vítimas são 9 meninas e 1 menino, entre 12 e 14 anos, além do atirador. O número de feridos também diminuiu: ao invés de 22, são 18 os feridos.


Ainda segundo Côrtes, a maioria das vítimas foi atingida na cabeça e no tórax. "É uma situação muito triste. Nunca ia esperar experimentar na minha vida uma experiência como essa. Vi toda a equipe nos corredores. As pessoas chorando desesperadas. É uma situação de violência desnecessária contra crianças," disse.


style="font-size: x-small;">EntrEntre os feridos, três já passaram por cirurgia e há outros transferidos para o Instituto Nacional de Traumatologia (Into), Hospital Pedro Ernesto, Hospital de Saracuruna e Hospital da Polícia Militar.


Atirador deixou carta O atirador foi identificado pela polícia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno da escola.


De acordo com o coronel da polícia Djalma Beltrami, Wellington deixou uma carta, segundo ele, com inscrições complicadas, no local. "Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia", contou Beltrami. A carta foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios.


Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes.


Segundo a polícia, uma equipe da Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) passava próximo ao local e foi à escola depois de ver crianças correndo pela rua.


Funcionária viu crianças feridas "O cara entrou, foi para o terceiro andar e começou a atirar. As crianças disseram que foi pai de aluno. Vimos muitas crianças carregadas, desacordadas, baleadas", disse uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar.


"Começamos a ouvir tiros. Com o eco, parecia que uma coisa estava desabando. Todo mundo correu. Depois, a professora chegou dizendo que o cara chegou atirando em uma sala. Foi um desespero", afirmou ela.


Secretária de educação volta dos EUA A subsecretária municipal de Educação do Rio, Helena Bomeny, está a caminho do local. No Twitter, a secretária municipal da Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, afirmou: "Estou pegando o primeiro avião de volta. Desmarquei a palestra de hoje e não vou ver minha neta." Segundo o twitter da secretaria, ela está em Washington, nos Estados Unidos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Campanha Contra Dengue atrai mais de 2 mil pessoas 'Miracema chuta o balde da dengue'




Num dos maiores movimentos do gênero já realizados no município, mais de duas mil pessoas participaram do Dia D de Combate à Dengue promovido em parceria pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Miracema, no último sábado, dia 2, das 9h às 12h, na Praça Dona Ermelinda, no centro da cidade. Denominado “Miracema chuta o balde da dengue”, o evento teve como objetivo principal sensibilizar a população para a necessidade de todos atuarem na prevenção contra a doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti.


Esta verdadeira mobilização miracemense contra a dengue foi convocada pelos secretários Marcelino Tostes Padilha Neto (Saúde) e Luciana Rodrigues de Moura Souza (Educação). Durante o evento houve apresentações musicais, brincadeiras, sorteio de brindes, mostra de trabalhos escolares sobre o tema do encontro ao ar livre, distribuição de lanches para alunos das escolas das redes municipal e particular de ensino que funcionam em Miracema, além de teatro com o ator Robson Terra, de Juiz de Fora-MG, que é referência nacional em atividades educativas contra a dengue e contratado pela TV Globo sempre que a emissora de televisão promove um evento dessa natureza.


Várias tendas foram montadas na Praça Dona Ermelinda pelas duas secretarias municipais, especialmente a do Serviço de Combate à Dengue da Prefeitura Municipal, que tem como coordenador Jonei Reis da Silva.

Vereadora Tilda participa do carnaval com a comunidade



A vereadora Tilda Manhães Resende Eccard, participou ativamente dos festejos carnavalescos juntamente com a comunidade aperibeense. Desde o ano passado, quando o carnaval de Aperibé voltou a brilhar, ela e mais um grupo de amigas, como Emília, Dalvinha e a saudosa Imaculada, criaram o bloco Mulheres de Fibra, que mostra na avenida a força da mulher.


O samba-enredo do bloco, de autoria da vereadora Tilda e de Jaqueline Rosa, diz, entre outros belos versos: “E não importa se somos loiras ou morenas. Pretas, brancas, amarelas ou de qualquer cor. Pobres ou ricas temos o mesmo valor. Somos mulheres de fibra. Criação de Deus, nosso senhor!”.


Além do bloco, a vereadora desfila como porta-bandeira da Unidos da Palmeira desde a volta da agremiação em 2010. “Fui convidada no ano passado para carregar na avenida o pavilhão da escola e aceitei. Este ano, a diretoria fez questão que eu continuasse nessa função, o que me deixou muito lisonjeada” – disse a vereadora, que já foi rainha da escola, o que demonstra seu laço fraternal com a Palmeira, sem esquecer que também já desfilou pela Tradição Popular em anos anteriores. “Acho muito bom para o município a volta das grandes escolas de samba. É uma brincadeira saudável que faz cada um mostrar o melhor de si” – completou Tilda, que ainda parabenizou os organizadores do carnaval e todos os foliões, que souberam ir para avenida aproveitar com respeito e segurança.


Ascom CMA /Rômulo Freitas

Câmara aprova lei que regulamenta táxis em Aperibé



Os veículos que fazem o serviço de táxi deverão obedecer normas para transitar em Aperibé. Um projeto de lei de autoria do Executivo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e agora segue para sanção do prefeito dr. Flávio Gomes de Sousa.


Entre as determinações, os veículos detentores da permissão deverão obrigatoriamente ter cor branca; faixas laterais nas cores azul e amarelo quadriculado, em adesivo; e nome e brasão do município, em adesivo, nas portas dianteiras.


Além disso, fica terminantemente proibida a colocação de qualquer outro tipo de adesivo ou pintura nas portas e laterais do veículo. No caso de multa, os permissionários e seus auxiliares terão 10 dias a contar da data do recebimento da notificação para apresentarem o devido recurso junto ao secretário municipal de Transportes.


Visando assegurar o equilíbrio entre a oferta e a procura dos serviços de táxi no município, será feito um recadastramento dos veículos, que terá a duração de 60 dias a contar da data de publicação da lei. Os proprietários de automóveis que já operam como táxis terão um prazo de 180 dias para se adaptarem às disposições.


Além de aprovar a “lei do táxi”, a Câmara também aprovou outro projeto de lei do Executivo autorizando abrir crédito especial no orçamento vigente no valor de R$ 200.500,00 para a Secretaria Municipal de Segurança Pública.


“Estes recursos vão fomentar os trabalhos na área da segurança do município, o que é de extrema importância para o cidadão, que vive dias cada vez mais turbulentos” – argumentou o presidente Inácio Zanata.


Ascom CMA /Rômulo Freitas

CAXAMBU MICHEL TANNUS DIVULGA CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES PARA 2011





O Caxambu Michel Tannus teve uma apresentação especial na noite de sexta-feira (18/03). No Cineclube Porciúncula, o tradicional grupo folclórico do município deu início aos trabalhos do ano 2011, com a divulgação do calendário de apresentações do grupo até dezembro e o lançamento da camisa oficial do Pontão de Cultura do Jongo Caxambu, do Rio de Janeiro.


Paulo Henrique Kaskão, liderança jongueira do município, Eloiza Morucci, Secretária Municipal de Cultura e Joaquim Raimundo Ramos, mestre de cultura popular, realizaram a abertura do calendário 2011 para o Caxambu Michel Tannus, dando sequência à parceria entre o grupo de cultura popular e a Secretaria Municipal de Cultura. O líder jongueiro ressalta a importância da parceria:


- É relevante demais para a cultura popular o apoio da Secretaria de Cultura. Sendo um órgão do governo municipal ajuda a dar visibilidade ao caxambu no município e a divulgá-lo em outras regiões. O Caxambu Michel Tannus faz parte do patrimônio imaterial do Estado do Rio, título concedido pelo IPHAN, e a Secretaria de Cultura tem respaldo e confiabilidade para divulgar e dar visibilidade ao projeto - explica Kaskão.


A Secretaria Municipal de Cultura e o Pontão de Cultura não medem esforços para integrar as comunidades jongueiras e manter viva a tradição da cultura do jongo. A população também deve colaborar, valorizando a cultura popular e participando das apresentações, o que possibilita que uma parte de nossa história seja preservada e levada às futuras gerações.


Rosimere Ferreira


Decom/Porciúncula













































DIA


HORA


LOCAL


29 de abril


19h


Quadra do Bairro da Ilha


27 de maio


19h


Praça Raul Veiga – Fórum


24 de junho


19h


Quadra do Bairro Olívia Peres


29 de Julho


19h


Quadra do Bairro Cristo Rei


17 de agosto


20h


Exposição Agropecuária de Porciúncula


30 de setembro


19h


Quadra do Bairro João Francisco Braz


28 de outubro


19h


Quadra do Bairro Santo Antônio


20 de novembro


19h


Semana da Consciência Negra


16 de dezembro


19h


Praça Antônio Amado (Encerramento)


CAMPEONATO DE XADREZ EM MIRACEMA




Secretaria Municipal de Educação apoia Campeonato Escolar de Xadrez de Miracema também em 2011



Os alunos Filipe Carvalho (SEC), Rayane da Silva (Ciep 267) e Lucas Borges (Colégio Estadual Deodato Linhares) foram os vencedores da segunda etapa de 2011 do Campeonato Escolar de Xadrez de Miracema. A competição foi realizada na Escola Municipal Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra (Ciep da Exposição).


Esta foi a 50ª vez que um torneio desta natureza foi realizado no município desde que este trabalho começou a unir educação com cultura e lazer. Participaram desta etapa do xadrez 86 estudantes de várias escolas das redes oficial e particular de ensino que funcionam em Miracema, com todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura e a participação da indústria de brinquedos Pais e Filhos e da corretora de seguros Lemas Club.


Na oportunidade, os alunos vitoriosos receberam as suas medalhas. Houve também o sorteio de cinco brindes. Os alunos participantes desta etapa fizeram a doação de tubos de creme dental, que foram repassados para a Casa dos Pobres São Vicente de Paula.


A próxima etapa do Campeonato Escolar de Xadrez de Miracema acontecerá no dia 24 de maio, na Escola Municipal Professora Solange Coutinho Moreira. Para se inscrever, basta ao aluno interessado doar um rolo de papel higiênico.



Classificação geral do Campeonato Escolar de Xadrez após as duas etapas realizadas












































































































































Categoria Mista (até 12 anos)


Ouro


Prata


Bronze


1º) Filipe Moraes Carvalho (Sistema de Ensino Contemporâneo-SEC)


1


0


0


2º) Francisco Leal Santana (Colégio Cenecista N. Sª das Graças)


1


0


0


3º) Vinícius da Silva (E. M. Prof. Álvaro Augusto da Fonseca Lontra)


0


1


0


4º) Jorge Henrique Soares Matos (Sist. Ensino Contemporâneo-SEC)


0


1


0


5º) Alerrrandro Rocha (E. M. Prof. Álvaro Augusto da Fonseca Lontra)


0


0


1


6º) José Carlos Júnior (Ciep 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes)


0


0


1


Categoria Feminina Livre


Ouro


Prata


Bronze


1º) Rayane Leandro da Silva (Ciep 267 Mª Aparecida L. S. Tostes)


2


0


0


2º) Victória Miranda (E. M. Prof. Álvaro Augusto da Fonseca Lontra)


0


1


0


3º) Eveline da Silva Pereira (C. E. Manoel Rodrigues de Barros)


0


1


0


4º) Sabrina Eugênio (Ciep 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes)


0


0


1


5º) Luara Ramos de Oliveira (Ciep 267 Mª Aparecida L. Souto Tostes)


0


0


1


Categoria Masculina Livre


Ouro


Prata


Bronze


1º) Lucas Borges Alvin (Colégio Estadual Deodato Linhares)


1


0


0


2º) Guilherme Novaes (Colégio Estadual Deodato Linhares)


1


0


0


3º) Daniel Barretos (Colégio Estadual Deodato Linhares)


0


1


0


4º) Raphael Coutinho (E. M. Prof. Álvaro Augusto da Fonseca Lontra)


0


1


0


5º) Márcio Vinicius da Silva (Ciep 267 Mª Aparecida L. Souto Tostes)


0


0


1


6º) Maurílio Araújo (Colégio Estadual Deodato Linhares)


0


0


1


Classificação por escolas


Ouro


Prata


Bronze


1º) Ciep 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes


2


0


4


2º) Colégio Estadual Deodato Linhares


2


1


1


3º) Sistema de Ensino Contemporâneo - SEC


1


1


0


4º) Colégio Cenecista Nossa Senhora das Graças


1


0


0


5º) Escola Municipal Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra


0


3


1


6º) Colégio Estadual Manoel Rodrigues de Barros


0


1


0