JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 26 de janeiro de 2020

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Aperibé: Tiros disparados contra morador. Policia investiga caso.

 Um morador do bairro Pinheiros, em Aperibé, foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada deste sábado (01/02). Criminosos em uma moto teriam disparados três vezes contra o morador, mas nenhum dos tiros o acertou.


   O crime teria ocorrido por volta de 1h quando a vítima passava pela Rua Poeta Aloísio Pinheiro. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o caso para a 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua. As investigações da Polícia Civil seguem sob sigilo.

Fonte: Folha Itaocarense

Itaocara: Acidente de moto no distrito de Portela faz uma vitima. Jhonatan tinha 19 anos

Um rapaz de apenas 19 anos morreu na madrugada deste sábado (01/02) no distrito de Portela, em Itaocara. Ele sofreu um acidente com a moto a qual pilotava, uma Honda CG 150.

  O acidente ocorreu ma RJ-158, próximo ao perímetro urbano do distrito. O jovem teria caído em uma valeta às margens da rodovia. Jhonatan Harduim, morador de Cambuci, não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes da chegada do socorro.

   O corpo foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) pela manhã. O caso foi registrado na 135ª Delegacia Legal de Itaocara.



Fonte: Folha Itaocarense  /  Imagem Ilustrativa da Internet

Itaocara: Homem é baleado na Cidade Nova

Um homem de 30 anos foi baleado no começo deste sábado (01/02) no bairro Cidade Nova, em Itaocara. O crime ocorreu por volta de meia-noite na subida do Morro do Eucalipto, e a vítima conseguiu correr até o quintal de uma casa na Rua Walter Luiz Rimes.

   Ferido por quatro disparos de arma de fogo, "E. da C." foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros da cidade. Os bombeiros o encaminharam para o Hospital Municipal de Itaocara. De acordo com a unidade, o paciente está fora de risco e o estado de saúde é bom.

    A Polícia Militar foi acionada e apurou com moradores que o autor dos disparos estaria em uma moto e usava touca ninja. O autor não identificado conseguiu fugir logo após o crime. O caso é investigado pela 135ª Delegacia Legal de Itaocara.


Fonte: Folha Itaocarense /  Imagem da Internet

Travesti rouba carro de idoso de 71 anos que se recusou a pagar programa

Itaperuna-RJ
Um travesti foi preso no início da manhã deste sábado após roubar um veículo Fiat na Avenida Presidente Dutra, bairro Cidade Nova. Após sair em disparada, o travesti se acidentou com o automóvel. PMs abordaram o condutor e o flagrante seguiu para a delegacia de Itaperuna.
Um senhor de 71 anos contratou o travesti. Após o cliente recusar pagar o programa, o contratado pegou um gargalo de garrafa de cerveja e ameaçou o idoso. Em seguida, fugiu com o automóvel é acabou preso nas proximidades. Os envolvidos foram levados para a 143ª DP.


Da redação da 96.9 FM

Cedae informa a população os motivos pelo desabastecimento de água em Itaperuna

Atendendo aos ouvintes que enviaram várias mensagens para o nosso jornalismo sobre o falta de água na cidade, a Rádio Itaperuna 96 FM fez contato com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Segundo a empresa, o desabastecimento acontece por causa da grande quantidade de água usada pela população na limpeza de casas e ruas, após a enchente no município, principalmente na área central e toda região ribeirinha.
Outro fator que prejudicou o fornecimento foi a falta de energia elétrica na última quinta-feira, 30, quando a Cedae precisou interromper o funcionamento da Estação de Tratamento de Água, das 15h ás 21h, durante o apagão da Enel, o que gerou caos no abastecimento. Segundo a empresa, cinco caminhões-pipa estarão levando água para os pontos mais afetados nos bairros Boa Fortuna, Aeroporto, Caiçara, São Francisco, Niterói e Frigorífico. Os clientes podem solicitar abastecimento pelo 0800-282-1195.
A companhia pede que os clientes usem água de forma equilibrada, e adiem tarefas que exijam grande consumo.
Da redação da 96.9 FM

Conta de luz não terá cobrança extra em fevereiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 31, que a bandeira tarifária no mês de fevereiro será verde, ou seja, não haverá custo extra na conta de luz para os consumidores. Segundo a agência, o mês deverá ser chuvoso nas áreas onde estão localizados os principais reservatórios das hidrelétricas e o custo de geração de energia será menor. Dessa forma, não haverá necessidade de acionamento das usinas termoelétricas, que custam mais para gerar energia.
Imagem ilustrativa da internet
As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.
Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras de energia para compensar o custo extra da produção de energia em períodos de seca.

Chuvas: Previsão para fevereiro na região é preocupante

O que nós tivemos nos últimos dias foi a formação de um sistema meteorológico que causou uma das chuvas mais intensas dos últimos 110 anos em Belo Horizonte.
Entre quinta (23) e sexta-feira (24), o volume de chuva chegou a quase 172 milímetros. Foi o maior registro de chuva da história, num período de vinte e quatro horas, na capital mineira. Esse sistema é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS, típica do verão. A ZCAS é formada pela combinação de ventos em diferentes níveis da atmosfera.
Temos ventos no térreo, que corresponde aos níveis mais baixos. Nos andares médios, que são os níveis médios da atmosfera e na cobertura, onde ficam os níveis mais altos. Quando ocorre essa conjunção de ventos em vários níveis, um corredor de nuvens carregadas se estabelece entre o norte e o sudeste do país. E quando esse corredor fica por mais de 4 dias no pedaço, temos a Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Só que essa engrenagem toda recebeu um reforço na semana passada: as águas do oceano mais quentes entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.
Na terça, dia 21, por causa das águas mais quentes do que o normal, o sistema de baixa pressão atmosférica que estava sobre o mar se intensificou. Esse sistema foi ganhando mais força ainda e com isso mudou de status na quinta: virou uma depressão subtropical.
Na sexta (24), ele evoluiu para uma tempestade subtropical Kurimí que significa menino, em tupi-guarani. O processo de formação desta tempestade ajudou a aumentar a chuva no interior do Sudeste. Foi essa conjunção de umidade, calor e vento que provocou essa combinação explosiva sobre parte do Sudeste.
E a previsão para fevereiro é preocupante. Essa engrenagem deve voltar a se organizar mais duas vezes, uma no início e uma no fim do mês. Ou seja, a chuvarada ainda não acabou.
Fonte: G1

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Texto com crédido de R$ 892 milhões para atender estados atingidos por enchentes é publicado. Veja aqui municípios atingidos no Rio de Janeiro.

Medida Provisória abre um crédito extraordinário de 892 milhões de reais para atender os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, afetados pelas fortes chuvas neste ano. O texto foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Os recursos serão utilizados para restabelecer serviços essenciais à população e reconstruir infraestrutura danificada. O auxílio emergencial será disponibilizado aos estados e municípios pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. No Rio de Janeiro, entre os municípios atingidos, estão em Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna e Porciúncula.

Da redação da 96.9 FM

Placas com padrão do Mercosul entram em vigor em todo o país. Saiba aqui quando trocar.

Detran que ficar fora do padrão não conseguirá emplacar novos veículos


Após sucessivos adiamentos, começa a valer nesta sexta-feira (31) o prazo para uso obrigatório da placa do Mercosul em veículos de todos os estados.

A data está de acordo com o que estipula a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina a adoção do novo modelo de placas de identificação veicular (PIV) a partir de 31 de janeiro de 2020. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que não aderir ao novo padrão, não conseguirá emplacar novos veículos.

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento. Para quem tiver o modelo antigo, a troca deverá ser feita no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.
Nas outras situações, a troca da placa cinza pela do padrão Mercosul não é obrigatória. Com isso, os carros com a atual placa cinza podem continuar assim até o fim da vida útil do veículo.
O novo modelo apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país, com três letras e quatro números. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode levar por mais de 100 anos.
Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para carros de passeio, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prata para veículos de colecionadores.
Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador do produto. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de sua autenticidade.
"O novo emplacamento seguirá a lógica da livre concorrência, não havendo definição de preços por parte do governo federal. Na prática, os Detrans estaduais vão credenciar empresas capacitadas para não só produzir as placas como também vendê-las ao consumidor final. Portanto, o proprietário do veículo poderá buscar o valor mais em conta na hora de adquirir o item", informou o ministério.
Desde que foi decidida a adoção da placa do Mercosul, a implantação no registro foi adiada seis vezes. A decisão foi anunciada em 2014, e a medida deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Disputas judiciais levaram ao adiamento da adoção da placa para 2017. Mais prazo foi dado para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas.
As novas placas já são usadas na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Dos 26 estados brasileiros, já aderiram ao modelo Mercosul o Acre; o Amazonas; a Bahia; o Espírito Santo; a Paraíba; o Paraná; o Piauí; o Rio de Janeiro; Rondônia; o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul.
"Atualmente são quase 5 milhões de veículos emplacados com a nova PIV. O governo federal estima que, até o fim de 2023, o Brasil já esteja com quase toda sua frota circulando com a nova placa", informou a assessoria do Ministério da Infraestrutura.
Edição: Nádia Franco

Novo valor do salário mínimo começa a vigorar amanhã

Valor foi fixado pelo governo em R$ 1045


Começa a vigorar amanhã (1º de fevereiro) o novo valor do salário mínimo. A medida provisória que fixa em R$ 1.045 o salário mínimo foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (31). De acordo com a MP, o valor diário do salário mínimo ficará em R$ 34,83; e o valor por hora, em R$ 4,75.
Estimativas divulgadas pelo governo apontam que cada R$ 1 a mais no salário mínimo resulta em um aumento de R$ 355,5 milhões nas despesas públicas. Ao todo, o reajuste do salário mínimo de R$ 1.039 para R$ 1.045 terá impacto de R$ 2,13 bilhões para o governo neste ano. Isso porque o mínimo está atrelado a 80% dos benefícios da Previdência Social, além de corrigir o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o abono salarial e o seguro-desemprego, entre outros.
Além disso, há um impacto de R$ 1,5 bilhão decorrente da elevação do valor do salário mínimo em relação ao valor original enviado no Orçamento de 2020, de R$ 1.031.
Até o ano passado, a política de reajuste do salário mínimo, aprovada em lei, previa uma correção pela inflação mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país).
Esse modelo vigorou entre 2011 e 2019. Porém, nem sempre houve aumento real nesse período porque o PIB do país, em 2015 e 2016, registrou retração, com queda de 7% nos acumulado desses dois anos.
Na semana passada, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, informou que o projeto de lei com a nova política de correção do salário mínimo incluirá uma mudança no período usado para definir os reajustes.
Segundo ele, em vez do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior fechado, de janeiro a dezembro, o governo pretende usar o índice entre dezembro do ano anterior e novembro do exercício atual para calcular o valor do mínimo para 2021.
Rodrigues acrescentou que a medida tem como objetivo prevenir situações como a deste ano, em que o salário mínimo primeiramente foi reajustado para R$ 1.039 e depois aumentou para R$ 1.045, porque a alta dos preços da carne fez o INPC fechar o ano além do previsto.
O sistema é semelhante ao do teto de gastos, em que o governo usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho do ano anterior a junho do exercício atual para corrigir o limite das despesas federais para o ano seguinte. Segundo Rodrigues, a mudança terá pouco impacto prático no valor final para o salário mínimo, mas dará mais transparência aos reajustes e mais previsibilidade para o governo e para os trabalhadores.
Publicado em 31/01/2020 - 10:44
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil 

Noroeste e parte do Norte Fluminense sem luz por até 12 horas nesta quinta-feira

Uma sequência de desarmes em linha de transmissão e falha na subestação campista de Furnas deixou todo o Noroeste e parte do Norte Fluminense sem luz por até 12 horas. O fornecimento de energia foi interrompido pela primeira vez às 15h01 desta quinta-feira (30). Somente às 3h15 desta sexta-feira (31) que o fornecimento foi totalmente restabelecido.


   Em Santo Antônio de Pádua e região, a energia caiu às 15h05 retornando apenas depois das 20:30h em parte da cidade. Outros bairros permaneceram sem luz até a madrugada de hoje.   

   Lojas fecharam mais cedo e comerciantes relatam prejuízos por conta do dia de trabalho perdido. Ninguém conseguia trabalhar sem luz e em meio ao calor de 38°C com sensação de 43ºC que fazia na tarde de ontem. 

   A falta de energia também comprometeu o abastecimento de água em toda a região. A Companhia Águas de Pádua chegou a emitir uma nota. Leia.



" Utilidade Pública

A Companhia Águas de Pádua comunica a população que devido a interrupção de energia por parte da ENEL, em toda região, o sistema de  abastecimento de água, ficou paralisado por  aproximadamente 5 horas, em horário de pico de consumo, o que poderá comprometer o abastecimento  em algumas localidades.

Informamos também que o sistema já está operando normalmente, e estamos reforçando nossa produção para que tudo se normalize o mais breve possível.

Pádua, 30 de Janeiro de 2020."

A Cedae também chegou a emitir uma nota pedindo que os moradores poupassem o consumo de água. O fornecimento foi normalizado horas depois.   



Leia. " QUEDA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA INTERROMPE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO NOROESTE FLUMINENSE.

Devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária Enel, as estações de tratamento de água dos municípios do Noroeste Fluminense encontram-se sem energia para operar.

Em razão da queda de energia, o abastecimento de água foi interrompido nos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, São José de Ubá e Varre-Sai. 

A Cedae já acionou a Enel e está em contato com a concessionária a fim de solucionar a questão. A previsão de retorno da energia elétrica, segundo a concessionária, é até às 22h desta quinta-feira (30/01). A Companhia solicita aos consumidores que utilizem a água de forma equilibrada e adiem tarefas que exijam grande consumo de água durante este período."


 De acordo com a Enel, concessionária de energia que atende a região, dois desarmes simultâneos ocorreram na linha de transmissão Italva/Usina de Campos. O primeiro desarme automático foi solucionado em quatro minutos. Já o segundo desarme causou o apagão que durou várias horas. Quando o fornecimento começava a ser restabelecido, "uma falha em equipamento da subestação de Furnas em Campos afetou a linha de alta tensão que abastece os clientes da Região Noroeste do Estado".

   Ainda segundo a Enel, é direito do cliente que teve equipamentos que foram danificados pela rede elétrica solicitar o ressarcimento. O cliente tem 90 dias da ocorrência para solicitar a análise do seu caso.

Texto: Folha Itaocarense/ Atualização e complemento: Marcius Mendes/ Imagem: Internet

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Itaperuna: Denúncia que diz que pessoas sem necessidade estão pegando doações é falsa. Veja Abaixo:

Denuncia feita: “Pessoas no galpão do aeroporto estão pegando sem necessidade.
Tinha que ter levado essas doações para os bairros afetados o único bairro que não foi afetado foi o aeroporto e 90% das pessoas que estão pegando não foram afetadas(…)”
Imagens: Blog Adilson Ribeiro

N dia 29, quarta feira, Após receber a denúncia acima, enviada por um leitor via WhatsApp, a equipe de reportagem do Blog do Adilson Ribeiro foi até o galpão mencionado e checou que se trata de afirmações incorretas.
O local está recebendo doações de roupas, alimentos, e água, porém, colaboradores da defesa Civil, Assistência Social, Secretaria de Educação, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Marinha e voluntários trabalham na administração, e na organização do local.
 
A guarda Municipal tem colaborado de prontidão na entrada do galpão controlando o trânsito e também solicitando identificação de condutores de veículos que queiram entrar no local.
Foi constatado que a afirmação do leitor não é verídica, pois, a dinâmica para a distribuição das cestas básicas se consiste em: As doações chegam, são contabilizadas pela equipe, as família que necessitam da doação fazem um cadastro, e o ônibus transporta a cesta básica para cada endereço cadastrado acompanhado de um membro da Assistência Social.
Nenhuma cesta básica sai do galpão em veículos que não sejam da prefeitura.
O secretário da Defesa Civil, Fernando Paulada, também esclareceu para a reportagem que não somente as vítimas da enchente tem direito em receber as doações, desempregados e pessoas que realmente necessitam das doações poderão recebe-las se forem cadastradas e avaliadas pelas secretaria de Assistência Social.



Fonte: Blog do Adilson Ribeiro

Minas Gerais: Força-tarefa mobiliza presos para limpeza de ruas na Zona da Mata

Internos foram autorizados pelo Judiciário a ajudar na remoção da lama e dos entulhos em Abre Campo, Ponte Nova e Manhumirim

Atuação dos custodiados em Abre Campo (Crédito: Divulgação / Sejusp)

O centro da cidade de Abre Campo, na Zona da Mata mineira, ficou totalmente alagado depois da tempestade que atingiu o município na última sexta-feira (24/1). Os resultados da cheia, e consequente transbordamento do Rio Santana, foram ruas completamente invadidas por lama, entulhos e muita sujeira.

Sensibilizado com a situação vivida pela população, o diretor-geral do Presídio de Abre Campo, Leandro Freitas, solicitou ao juiz da Vara de Execuções Penais da comarca a liberação de presos para o trabalho de limpeza das ruas da cidade. O pedido foi prontamente atendido pelo magistrado Bruno Camêlo, que concedeu, inicialmente, autorização para saída com o benefício da remição de pena – a cada três dias de trabalho, um é diminuído da pena -  para 16 custodiados.

“A cidade ficou completamente destruída. Todo o centro comercial ficou alagado e dezenas de comerciantes perderam praticamente tudo. Estou aqui há sete anos e tenho carinho por este município. Poder ajudar de alguma forma neste momento é muito recompensador. Tivemos o apoio da prefeitura, do Judiciário e de parceiros do sistema prisional”, relata o diretor-geral da unidade. Segundo ele, a prefeitura concede as ferramentas necessárias e o almoço dos internos, que trabalham de 8h às 16h.

Os moradores de Abre Campo já podem ver o resultado da parceria nas ruas. As atividades executadas por presos começaram na segunda-feira (27/1), inicialmente com o trabalho dos 16 custodiados autorizados. No dia seguinte, outros 17 internos receberam permissão para se juntar ao grupo, totalizando 33 presos trabalhando nas ruas centrais do município. A tarefa somente será finalizada quando todo o entulho e a lama forem removidos.
Trabalho dos detentos em Ponte Nova (Crédito: Divulgação / Sejusp)

Preso desde 2010, Julimar Costa Moreira é um dos custodiados participantes da força-tarefa. “É o mínimo que posso fazer. Poder fazer algo realmente útil é o que chamo de processo de ressocialização. Somos pessoas condenadas que precisam de uma oportunidade para fazer algo na intenção de melhorar cada vez mais. Quando ajudamos famílias de outras pessoas, temos a sensação de estar ajudando a nossa própria família. É muito gratificante”, diz.

Além dos detentos, moradores contam também com a presença diária dos policiais penais, responsáveis pela escolta dos internos. A ajuda vem de todos os lados: da custódia e da ressocialização, os dois pilares do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, pertencente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Para Fabiano Martins, servidor do sistema prisional que acompanha a execução dos trabalhos, a gratidão em poder ajudar a população é palavra de ordem.

“Temos que agradecer porque não perdemos nenhuma vida. Trazer presos para ajudar na recuperação das ruas e na limpeza das casas de pessoas que perderam praticamente tudo causa uma sensação inexplicável de gratidão. As pessoas nos recebem com sorriso no rosto, apesar do turbilhão de problemas que enfrentam. Os presos também ficaram satisfeitos e estão muito dispostos a ajudar. Toda a população está contentada e agradecida ao Depen”, afirma o policial penal.

Ponte Nova

Em Ponte Nova, a situação é similar. Para auxiliar na limpeza das ruas depois da cheia do Rio Piranga e dos ribeirões Vau-Açú e Oratórios, foram acionados 22 presos - que trabalham em uma parceria da prefeitura com o Complexo Penitenciário local - para fazer a remoção de lama e limpeza das vias. Os internos já tinham autorização judicial para trabalhar na parceria e fazem parte da equipe de funcionários que realizam a limpeza e manutenção de praças e ruas de Ponte Nova.

Segundo a diretora de Atendimento do Complexo Penitenciário do município, Aline de Araújo, os internos estão sendo muito bem recebidos por todos. Foram eles, também, que ajudaram no deslocamento de idosos e no transporte dos mobiliários e roupas de um asilo que foi atingido. “Eles estão fazendo a diferença. Devido ao efetivo reduzido de servidores da própria prefeitura, os internos conseguem ajudar bastante. Estamos muito satisfeitos com a parceria e em saber que eles estão sendo importantes para a cidade”, afirma.

Manhumirim

Nesta quarta-feira (29/1), cinco presos que cumprem pena em Manhumirim começaram a prestar os mesmos serviços no município. A cidade também foi bastante atingida pelas chuvas. O poder Judiciário, em parceria com o presídio, concedeu autorização para a saída dos internos.

Fonte: Agência Minas

Vítimas de chuvas terão adiantados valores do Bolsa Família. Confira os18 municípios do estado do Rio de Janeiro já declararam situação de emergência ou de calamidade pública.

Vítimas de chuvas terão adiantados valores do Bolsa Família e BPC-Loas. Os beneficiários do Bolsa Família que vivem em cidades atingidas pelas chuvas e ainda não receberam o pagamento em janeiro podem antecipar o saque. O governo federal liberou o benefício para moradores de municípios de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (confira abaixo a relação). O calendário já vem sendo cumprido, mas muitos pagamentos ainda seriam feitos nos dias 29, 30 e 31 (para pessoas com Número de Identificação Social (NIS) terminados em 8, 9 e 0).

Para os moradores dessas cidades, o Ministério da Cidadania também vai antecipar os saques em fevereiro. O pagamento dos beneficiários será feito no dia 12, para todos os beneficiários, desconsiderando o calendário oficial (que se estenderia até o dia 28).

A pasta também vai antecipar uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para quem reside numa das cidades atingidas. Esse pagamento é feito a idosos acima de 65 anos e a pessoas com deficiência cuja renda mensal é de até 25% do salário mínimo por pessoa. Segundo o governo, 18 municípios do estado do Rio de Janeiro já declararam situação de emergência ou de calamidade pública. São elas:

Santo Antônio de Pádua (RJ)
São Francisco de Itabapoana (RJ)
São Fidélis (RJ)
São João da Barra (RJ)
São José de Ubá (RJ)
Varre-Sai (RJ)
Aperibé (RJ)
Bom Jesus do Itabapoana (RJ)
Cambuci (RJ)
Campos dos Goytacazes (RJ)
Cardoso Moreira (RJ)
Italva (RJ)
Itaocara (RJ)
Itaperuna (RJ)
Laje do Muriaé (RJ)
Miracema (RJ)
Natividade (RJ)
Porciúncula (RJ)

Fonte: MIXVALE

Força tarefa da Marinha atua em Itaperuna

O Ministério da Defesa (MD), por intermédio das Forças Armadas, está atuando contra as enchentes em cidades do estado do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
As ações nesses três estados envolvem militares da Marinha e do Exército e começaram na quinta-feira passada (23), em parceria com outros órgãos do governo, devido aos estragos causados pelas fortes chuvas.
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1° Distrito Naval (Com 1° DN), foi acionada pelo Ministério da Defesa, por volta das 12h de segunda-feira (27), para apoiar as ações de mitigação dos efeitos das fortes chuvas que têm assolado a região Norte-Fluminense, nas áreas próximas a Itaperuna-RJ.
A Força-Tarefa da MB conta com um helicóptero de grande porte, UH-15 COUGAR, e um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, composto por cerca de 210 militares. Às 14 horas, os Fuzileiros Navais iniciaram o deslocamento para a região afetada, localizada a aproximadamente 500 km de suas bases na capital do Estado.
Atividades na região atingida
No estado do Rio de Janeiro (em Itaperuna, Laje do Muriaé, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus de Itabapoana, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Porciúncula), a Marinha forneceu apoio à saúde, empregou aeronave de busca e salvamento, além de transportar equipes de socorro e material.
Foi realizada a retirada de pessoas ilhadas, a distribuição de alimentos e a desobstrução e limpeza de vias.
Nos municípios de Iconha, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves, no Espírito Santo, as ações foram: desobstrução de vias e remoção de escombros; recuperação e limpeza de instalações (escolas, hospitais, postos de saúde e creches); distribuição de água potável; salvamento de isolados em áreas de difícil acesso, além do transporte de material e pessoal empregados em socorro às vítimas.
Marinha e Exército ajudam nas operações
Atuam no Espírito Santo militares do 38° Batalhão de Infantaria do Exército, da Capitania dos Portos e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo.
Nas cidades de Contagem e Raposos, em Minas Gerais, os militares das Forças Armadas retiraram populares das áreas de risco e distribuíram mantimentos e medicamentos à população. As ações do Exército no local começaram no último sábado (25).
O trabalho vem sendo realizado por militares do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, organização militar localizada em Belo Horizonte (MG).
Os militares estão transportando equipamentos de Engenharia para limpeza e desobstrução de vias; pessoal de Apoio Logístico com veículos capazes de trafegar em qualquer terreno; embarcações para transporte de pessoal e material; integrantes das Operações Especiais da Marinha para ações de reconhecimento e resgate em áreas de difícil acesso.
Além disso, uma Unidade Avançada de Trauma para prestar atendimento de saúde a feridos também está sendo conduzida para o local.
Da redação da 96.9 FM com Ascom

Informativo Defesa Civil Cataguases 30/01/2020 05:20; O nível do Rio no momento estado 3,98 está abaixando.

BRAUNA - JUSANTE”, segue atualização da defluência:
30/01/2020
07:00 – 496,9 m³/s – Nível (151,38m)
06:03 – 496,5 m³/s – Nível (151,38m)
05:00 – 496,7 m³/s – Nível (151,38m)
02:59 – 496,7 m³/s – Nível (151,38m)
01:57 – 496,9 m³/s – Nível (151,37m)
00:55 – 496,5 m³/s – Nível (151,37m)
4,11 em Pádua

29/01/2020
23:58 – 498,4 m³/s – Nível (151,37m)
22:21 – 513,5 m³/s – Nível (151,39m)
21:28 – 514,0 m³/s – Nível (151,39m)
20:35 – 512,8 m³/s – Nível (151,40m)
19:37 – 512,5 m³/s – Nível (151,40m)
18:18 – 493,8 m³/s – Nível (151,40m)
17:25 – 485,9 m³/s – Nível (151,40m)
14:15 – 452,8 m³/s – Nível (151,39m)
Informativo Defesa Civil Cataguases 30/01/2020 05:20;
O nível do Rio no momento estado 3,98 está abaixando.
Qualquer apoio ou dúvidas ligue para a Defesa Civil pelos telefones 3851-2165 ou 199.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua / rede social oficial.

COPAPA COMEMORA 60 ANOS COM LANÇAMENTO DE CARINHO ECO GREEN. CONFIRA FOTOS SOCIAL DO EVENTO !

Produto é certificado por instituições de referência em sustentabilidade e reduz impactos negativos em todas as etapas de seu ciclo de vida.


Fotos: Márcia Mendes