JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 25 de fevereiro de 2024

sábado, 2 de março de 2024

É HOJE DIA D CONTRA A DENGUE ! AS 08:00 NO CENTRO DE PÁDUA ! DEPOIS MONTE ALEGRE E CHALÉ!

Para o coordenador do Controle de Endemias, Elton Cleber, é fundamental que o município permaneça vigilante nas ações de prevenção e combate. “Como já informado por meio das mídias sociais, rádio, jornal, este é um período do ano com tendência a temperaturas mais altas, e isso gera uma maior incidência dos casos.

Hoje
sábado, 2 de março, acontece em todo o país o Dia D – Brasil unido contra a dengue. A mobilização nacional conta com a união do governo federal, estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema '10 minutos contra a dengue'.

O CHEFE DA ATENÇÃO PRIMARIA DA SAÚDE ROGÉRIO MACHADO, TEM UM CONVITE PARA VOCÊ ASSISTA AO VIDEO A BAIXO !



Na cidade de Santo Antônio de Pádua a Secretaria Municipal de Saúde estará por meio do Controle de Endemias e uma equipe da atenção primaria da Saúde coordenada pelo Sr Rogério Machado vai reunir no centro da cidade  um multirão será disponibilizado em para o Centro da cidade e o Bairro Chalé na divisa além do Distrito de Monte Alegre onde os casos notificados estão em alta, apartir das 08:00 da manhã, vai ser  entregue pelos agentes panfletos educativos e de informação importantes para o combate ao Aedes aegypti.

Confira os números da Dengue em Pádua !

O mês de fevereiro termina com a confirmação de 414 casos notificados de dengue no município de Santo Antônio de Pádua. De acordo com a Vigilância em Saúde e 145 casos positivos (Laboratório).

Bairro/ Distritos com maiores números de casos de 09 a 28 de fevereiro

O distrito de Monte Alegre lidera com 85, seguido por:

Cidade Nova 57

Dezessete 27

Marangatu 22

Farol 15

Cehab 14

Gabry 12

Gloria 11

Baltazar 10

Centro 10

Fique atento aos sintomas 👆 A dica é sempre procurar a orientação de um profissional de saúde para um diagnóstico preciso.

Se ligue nas informações e procure uma unidade de saúde, caso identifique algum desses sintomas. 

Compartilhe essa mensagem e fique de olho! 


















FGTS para os afetados do vendaval do dia 26 de dezembro, em Itaperuna. Liberado na próxima segunda o saque! Saiba mais

 


A Secretaria de Defesa Civil de Itaperuna informa que a Caixa Econômica Federal começará a liberar o benefício de calamidade pública, o saque FGTS, na próxima segunda-feira, 04 de março. Por exigência da agência bancária, o período para realizar o saque vai até o dia 28 de março, sem possibilidade de prorrogação do prazo. O valor para saque é de até R$6.220,00 (seis mil e duzentos e vinte reais).

O saque é para apenas os moradores atingidos pelo vendaval que aconteceu no município, no dia 26 de dezembro de 2023, e que informaram sobre os danos nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social e tiveram esses danos confirmados pela Defesa Civil.

O morador deve solicitar o saque do FGTS por motivo de calamidade pública, decretada pelo município, exclusivamente pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal. Não é necessário comparecer à sede da Defesa Civil ou agência bancária.



Os documentos necessários para a solicitação são: documento de identidade pessoal, comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamento, entre outros), emitido entre 29/08/2023 a 26/12/2023. Não poderá haver divergências entre o comprovante apresentado e o relatório emitido pela Prefeitura.

Caso o comprovante de residência não esteja no nome do solicitante ou este não possuir saldo na conta do FGTS, qualquer pessoa que resida na mesma casa e tenha saldo na conta do FGTS deve se dirigir à sede da Defesa Civil do município para obter uma declaração confirmando a residência no endereço informado.



De acordo com o secretário da pasta, Aloisio Luz, o coronel Luz, o trabalho é de previsão e organização para atuarem nesse tipo de situação.

“Nosso trabalho é atender a todos os moradores que foram atingidos e, com certeza, esse benefício vai ajudar muito na recuperação das casas danificadas e outros prejuízos”, disse.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um link do passo a passo de como realizar o saque.











sexta-feira, 1 de março de 2024

Temporal acompanhado de ventos fortes causam estragos em Porciúncula


 A chuva acompanhada de fortes rajadas de ventos, causou estragos no município de Porciúncula no final da tarde desta sexta-feira (01).

Na Rua Tancredo de Melo, na área central, parte das paredes laterais de um antigo galpão abandonado veio abaixo, atingindo pelo menos três veículos – carro, moto e caminhão – que estavam estacionados à margem da via, que está interditada.

Apesar dos prejuízos, não há registro de feridos. Segundo moradores, em diversos outros pontos da cidade, são relatadas quedas de árvores e imóveis destelhados. Tanto na via urbana, quando na área rural, galhos prejudicam o tráfego.

Bombeiros do destacamento 4/21 de Natividade estão no local e apoiam a Defesa Civil Municipal, que avalia a situação.

Da redação da Rádio Natividade VIDEO AQUI VIDEO CARRO DESTRUIDO




DIA D! Santo Antônio de Pádua registra 414 casos notificados de Dengue. Monte Alegre tem o maior número notificado

 


O mês de fevereiro termina com a confirmação de 414 casos notificados de dengue no município de Santo Antônio de Pádua. De acordo com a Vigilância em Saúde e 145 casos positivos (Laboratório).

Bairro/ Distritos com maiores números de casos de 09 a 28 de fevereiro

O distrito de Monte Alegre lidera com 85, seguido por:

Cidade Nova 57

Dezessete 27

Marangatu 22

Farol 15

Cehab 14

Gabry 12

Gloria 11

Baltazar 10

Centro 10



 “O município vem adotando todas as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mas para isso é necessário que cada morador cuide dos seus espaços, evitando acúmulo de lixo e de água parada que possam servir de criadouro para o mosquito, evitando a circulação do Aedes Aegypti e consequentemente evitando a doença.” Afirma o coordenador do Controle de Endemias, Elton Cleber.

No próximo sábado, 2 de março, acontece em todo o país o Dia D – Brasil unido contra a dengue. A mobilização nacional conta com a união do governo federal, estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema '10 minutos contra a dengue'.


Video: Atenção primaria da Saúde coordenada 
pelo Sr Rogério Machado

Na cidade a Secretaria Municipal de Saúde estará por meio do Controle de Endemias e uma equipe da atenção primaria da Saúde coordenada pelo Sr Rogério Machado vai reunir no centro da cidade  um multirão será disponibilizado em para o Centro da cidade e o Bairro Chalé na divisa além do Distrito de Monte Alegre onde os casos notificados estão em alta, apartir das 08:00 da manhã, vai ser  entregue pelos agentes panfletos educativos e de informação importantes para o combate ao Aedes aegypti.

Com informações de:




Por: Marcius Mendes / JSL










Terminam neste domingo (3) as inscrições do Programa de Estágio da Firjan para cursos técnicos e universitários

 


Terminam neste domingo (3) as inscrições para as vagas Programa de Estágio da Firjan, voltado para estudantes da área técnica e do ensino universitário. O estágio tem duração de seis meses a dois anos e carga horária de quatro ou seis horas diárias, com benefícios que incluem bolsa-auxílio, auxílio alimentação, auxílio-transporte, seguro de vida e recesso remunerado. O processo de seleção do programa começa com a inscrição on-line no site da Firjan www.firjan.com.br/trabalhe-conosco/programa-estagio . seguida de entrevistas comportamentais, resolução de cases e painel final.

 

Efetivado em outubro do ano passado na Firjan, como assistente de Recursos Humanos, na Gerência de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Luiz Alexandre Cortat, 27 anos, começou como estagiário na Biblioteca da empresa. “Estagiar na Firjan foi uma experiência incrível, que se concretizou com a minha efetivação. Ainda tive a chance de fazer uma transição de carreira. Me desenvolver durante o estágio e seguir evoluindo na empresa é uma oportunidade única. Desejo que todos possam viver essa experiência”, destaca Luiz.

 

Estudantes de cursos técnicos e universitários estão aptos a entrar no Programa de Estágio, que engloba diversas áreas de atuação: Comunicação, Desenvolvimento e Inovação, Educação, Cultura, Planejamento e Finanças, Saúde e Segurança do Trabalho, Suprimentos e Serviços, Tecnologia da Informação e Tecnologia e Inovação.

 

“O Programa de Estágio da Firjan contribui na formação de novas gerações de profissionais e ajuda a criar e manter um ambiente de renovação, de oxigenação permanente para a Firjan e para as empresas, que posteriormente aproveitam nossos estagiários”, enfatiza Cintia Miranda, gerente de Seleção e Administração de Pessoal da Firjan.

 

O objetivo do programa, previsto para começar no mês de maio, é levar aos estudantes a oportunidade de complementar a sua formação escolar, por meio de experiências profissionais e de ações de desenvolvimento que promovam o aperfeiçoamento técnico, cultural e de relacionamento humano.

 

Desenvolvimento

 

Para permitir um acompanhamento mais próximo do estagiário, o programa prevê a realização de uma trilha de desenvolvimento, ou seja, momentos de capacitação sobre as temáticas mais atuais para o profissional. A Firjan ainda proporciona a roteirização de eventos, abordando fatores técnicos da formação acadêmica universitária ou da escola técnica, um canal de comunicação para discussões e sugestões e, até mesmo, para rodas de diálogo com executivos da federação.

 

Cintia Miranda chama a atenção para o fato de o estágio ser totalmente prático e de o jovem se envolver em todas as tarefas. “Os estagiários têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, por meio de experiências práticas, participando ativamente da rotina, dos processos e dos projetos da empresa”, acrescenta.

 

Mais informações e inscrições no site da Firjan: www.firjan.com.br/programadeestagio .

 








Célia Jordão cobra solução definitiva para abastecimento em Miracema

 



Após uma audiência pública realizada pela Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, na semana passada, a deputada estadual Célia Jordão (PL) cobrou publicamente da concessionária Águas do Rio providências para acabar de vez com os problemas de abastecimento na cidade.  A audiência foi realizada após denúncias sobre interrupções e má qualidade na prestação dos serviços em Miracema e na Baixada Fluminense. Na ocasião, moradoras da cidade mostraram um vídeo no qual era possível ver água de coloração escura distribuída na região.


¨A população de Miracema precisa ser tratada com respeito. A concessionária Águas do Rio não pode continuar cobrando por uma água suja e insalubre. Os moradores da cidade não aguentam mais tamanho descaso. Na Alerj, vamos acompanhar de perto e cobrar uma solução definitiva da empresa responsável”, ressaltou a deputada, que possui um gabinete de apoio parlamentar em Miracema para atender as demandas da população do Norte e Noroeste do Estado.
Presente na audiência, o presidente da Câmara Municipal de Miracema, Genessi Rodrigues, fez um pedido de socorro em nome da população da cidade: ¨Miracema pede socorro. O desabastecimento é constante e a água fornecida é de péssima qualidade. A Águas do Rio já foi diversas vezes convocada a comparecer para dar explicações na Câmara Municipal, mas, até agora, nada foi feito. Hoje, estamos aqui pedindo socorro, para atender nossa população com dignidade¨, ressaltou o vereador.


Moradoras de Miracema que participaram da audiência denunciaram que as pessoas não têm água de qualidade nem para lavar roupa, nem para fazer comida. Além disso, afirmaram que os funcionários da concessionária estão chegando na casa das pessoas sem nenhuma notificação e passam a cobrar uma conta arbitrária antes mesmo de instalar o hidrômetro.


O ex-prefeito do município, Juedyr Orsay, alegou que, entre as cidades no Noroeste fluminense, Miracema foi a que mais perdeu com a concessão: ¨Antes, existia uma superintendência da Cedae na cidade e, quando levei a ela o projeto da obra do esgoto para a cidade, nós detectamos que 60% da tubulação que leva água para a população ainda é de cano de amianto. Quais os investimentos foram feitos pela Águas do Rio em Miracema? Até agora, só vimos cobrança aos usuários¨, afirmou Juedyr.

MPRJ denuncia duas pessoas por criarem campanha falsa de arrecadação de doações para criança com doença grave



 O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Ilha do Governador/Bonsucesso, titularizada pelo Promotor de Justiça Sauvei Lai, denunciou duas pessoas que realizaram uma "vaquinha" virtual fraudulenta de arrecadação de doações para falsamente ajudar uma criança com câncer. O casal, Tainara Ribeiro Subtil e Luiz Antonio dos Santos Barbosa, responderão pelos crimes de falsificação e uso de documento falso.

A denúncia narra que Tainara e Luiz Antonio conseguiram gerar comoção pública após criarem um perfil falso em rede social, onde postaram fotos de uma criança, bem como de um documento médico falso que atestava ser a menina portadora de doença grave (câncer). Embora a criança exibida na campanha exista e seja doente, ela não tinha nenhum vínculo com os dois estelionatários, que recolheram para si todo o dinheiro arrecadado.  Ainda de acordo com o MPRJ, os denunciados são "criminosos habituais" e já atuaram com o mesmo modus operandi, criando campanha fraudulenta de arrecadação de fundos para um falso tratamento de outras crianças.



A promotoria ressalta que esse tipo de delito gera desprestígio de campanhas legítimas destinadas ao tratamento de pessoas com doenças graves, que, não raro, se amparam em sentimento de compaixão pública por não terem condições financeiras para prover medicamentos e procedimentos médicos necessários. Esse contexto, ainda segundo a promotoria, aumenta o potencial lesivo desse golpe, diferenciando -se das corriqueiras falsificações e fomentando a desconfiança do público sobre campanhas destinadas a fins lícitos e filantrópicos.

A investigação apurou que na realidade os dois denunciados se apropriaram de publicações feitas tempos atrás por uma outra família, que solicitou contribuições para o tratamento de uma criança realmente acometida de doença grave.

A denúncia foi recebida pelo Juízo da 27ª Vara Criminal da Comarca da Capital.

Por MPRJ