JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 31 de março de 2024

terça-feira, 2 de abril de 2024

Governo está preocupado com o custo da energia

 


O custo da energia representa uma das principais preocupações atuais do governo, disse nesta segunda-feira (1º) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele reuniu-se no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir o cronograma de geração de energia a óleo e solar com os leilões de linhas de transmissão.

“Acredito que o ministro Alexandre até falou sobre esse assunto publicamente. Para que os cronogramas de geração e transmissão sejam compatíveis. A gente está envolvido porque a gente está preocupado com o custo de energia. A gente quer gerar energia barata para poder tentar equacionar esse problema que foi sendo acumulado ao longo dos anos”, declarou o ministro ao voltar do encontro.

O governo quer reduzir em 3,5% a conta de luz neste ano. Uma das medidas diz respeito ao atraso nos leilões de linhas de transmissão. Na semana passada, o primeiro leilão do tipo em 2024 levantou R$ 18,2 bilhões em investimentos.  

A Lei 14.120, de 2021, estabeleceu 48 meses para que os novos geradores de energia utilizem descontos nas tarifas. O governo quer estender o prazo em 36 meses porque a maior parte dos projetos não saiu do papel por falta de linhas de transmissão que não foram leiloadas.



De acordo com o ministro, alguns prazos não foram cumpridos porque as linhas de transmissão não tinham sido licitadas. “Já existiam autorizações, mas alguns prazos não foram cumpridos em virtude do fato de que não havia licitação das linhas de transmissão. Como esse processo foi concluído agora, você consegue abrir para ver se há manifestação de interesse. Na verdade, é aquela coisa de que os cronogramas de geração e transmissão ficaram descasados”, declarou.

A eventual prorrogação dos subsídios para usinas de energia renovável, declarou o ministro, não terá custo para o governo. “A gente está envolvido porque a gente está preocupado com o custo de energia. A gente quer gerar energia barata para poder tentar equacionar esse problema que foi sendo acumulado ao longo dos anos”, justificou Haddad.



Edição: Sabrina Craide













Suspeita de abuso sexual envolvendo pai e filha abala região

 


Suspeita de abuso sexual envolvendo pai e filha abala Itaperuna e região



Um possível caso de estupro de vulnerável está sendo investigado pela Polícia Civil de Itaperuna. A vítima, uma mulher de 29 anos em tratamento no Centro de Atendimento Psicossocial (CRAS), relatou o crime na 143ª Delegacia Legal.

A vítima, que não teve a identidade revelada, vivia com a mãe e, posteriormente, decidiu morar com o pai biológico e a madrasta em Campos dos Goytacazes.

Em um relacionamento com um homem, engravidou. O namorado, desconfiando do período gestacional, questionou a paternidade. Após o nascimento do bebê, um exame de DNA confirmou que ele não era o pai.



Após a revelação, a mulher começou a recordar eventos estranhos e relatou que o pai biológico lhe dava remédios que a deixavam dopada e vulnerável. Ela o acusou de tê-la abusado sexualmente durante esse período, sob ameaça de morte caso contasse algo a alguém.

A Polícia Civil de Itaperuna, em respeito à vítima e à complexidade do caso, está investigando o crime em sigilo. A apuração busca confirmar as denúncias e determinar a responsabilidade do acusado.

Da redação da 96,9 FM 









Carro derruba poste e causa queda de motociclista

 


Carro derruba poste e causa queda de motociclista na BR-356 em Italva


Na noite de domingo (31), um acidente na BR-356, em Italva, envolveu um carro, um poste e um motociclista. O carro colidiu com o poste, que caiu na pista, obstruindo o tráfego. A fiação exposta também representava um perigo. Logo em seguida, um motociclista que vinha logo atrás não percebeu os obstáculos e acabou caindo.



Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 20h52 para atender a ocorrência. No local, prestaram atendimento a três pessoas: o condutor do carro (homem, 26 anos), a passageira do carro (mulher, 24 anos) e o motociclista (homem, 41 anos). Todos os envolvidos foram atendidos no local e recusaram remoção para o hospital.

O acidente causou a interrupção do fornecimento de energia:

- A cidade de Italva ficou sem energia por alguns minutos.

- Localidades rurais próximas ao local do acidente ficaram sem energia por quase 2 horas.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) recomenda que os motoristas redobrem a atenção ao dirigir em rodovias, especialmente à noite. É importante estar atento à sinalização e às condições da pista. Em caso de queda de postes ou outros objetos na pista, pare o carro e espere a chegada da equipe de segurança.

Da redação da 96,9 FM - Foto: SF Notícias













segunda-feira, 1 de abril de 2024

Contas de energia da ENEL já estão mais caras

 


A Agência Nacional de Energia Elétrica definiu em 3,45% o efeito médio do reajuste dos consumidores da Enel Rio, que atende a 66 municípios fluminenses. Para os consumidores da alta tensão, o impacto será de 4,97%, enquanto na baixa tensão, fica em 3%. O reajuste já está em vigor e impacta cerca de 2,7 milhões de unidades consumidoras no estado do Rio de Janeiro.

Além do reajuste pela inflação (atualmente em 4,5% no acumulado até fevereiro no IPCA), os itens que mais influenciaram a alta foram custos com transporte e distribuição de energia e pagamento de encargos setoriais. A Aneel também decidiu devolver apenas parte dos créditos tributários do PIS/COFINS que deveriam ser restituídos na tarifa esse ano. O órgão regulador entendeu que a medida provisória que estabelece a restituição não possui um texto claro e para evitar um desequilíbrio financeiro na distribuidora optou pela devolução parcial.

Fonte: Canal Energia/Firjan










Milhares de brasileiros ganham direito à cidadania portuguesa a partir de hoje

 


Alteração na lei estabelece que estrangeiros que sofreram com demora na emissão da autorização de residência tenham o tempo de espera incluído no prazo legal de cinco anos

O benefício abrange aqueles que vivem em Portugal há pelo menos cinco anos, mas não tinham o tempo de espera pela autorização de residência reconhecido.

A alteração ao artigo 15º da Lei da Nacionalidade foi aprovada no Parlamento e entra em vigor a partir de hoje.

Antes, o brasileiro e demais estrangeiros que entraram a partir de 2019 em Portugal como turistas poderiam obter uma manifestação de interesse, que é uma autorização provisória.

As autorizações demoram dois ou três anos para chegar e o período entre a manifestação e o novo título era ignorado na contagem dos cinco anos de residência obrigatórios para pedir a cidadania.

Os anos perdidos na contagem passam a valer como prazo legal a partir de agora. Quem tem manifestação desde 2019 e conseguiu a autorização anos depois está apto a fazer o pedido de cidadania por tempo de residência.

É o caso da alagoana Ysla Xavier, de 27 anos. Assistente em um consultório dentário, diz que fez a manifestação em 30 de janeiro de 2019 e recebeu a autorização em 19 de novembro de 2020.

Ysla comemora que, com a nova lei, recuperou quase dois anos de espera. Agora, vai entrar com o pedido para tirar a cidadania para melhorar de vida.

— O mais rápido possível. Porque é muito melhor a cidadania para termos os mesmos direitos que os portugueses — explicou Ysla, que vive em Odivelas, Lisboa.

Entre as razões que lista como benéficas, ela cita a possibilidade de mudar de trabalho:

— Emprego, por exemplo: conseguimos empregos melhores (com a cidadania).