JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: 2 de outubro de 2022

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

A falta de condições psicológicas de pleno discernimento do usuário de droga, transfere a responsabilidade aos seus responsáveis

 


Mesmo sendo maior de idade, o dependente perde o direito devido à ausência de sua capacidade de decisão sobre sua própria vida, isso cabe aos pais ou familiares

Internação compulsória – dependência química – dever do Estado

Cabe ao Estado, por intermédio de suas políticas públicas de saúde destinar tratamento adequado para as pessoas portadoras de transtornos mentais, nos termos da legislação, especificamente, da Lei 10.216/2001.
Demonstrada a urgente necessidade do agravado ser submetido à desintoxicação em ambiente especializado, em razão do alto risco de ocorrência de crises causadas pela abstinência do uso do álcool, bem como de resguardar a incolumidade física dele próprio e de todos aqueles com quem convive, é legítima a internação compulsória do paciente.” 

“O art. 196 da Constituição Federal assegura que a saúde é direito de todos e dever do Estado, o qual é garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

De acordo com a Lei nº 10.216/01, cabe ao Estado, por intermédio de suas políticas públicas de saúde, destinar tratamento compulsório para as pessoas portadoras de dependência química, especialmente quando o respectivo quadro de saúde indicar que não há mais possibilidade de tratamento voluntário.

Por se tratar de pedido de internação compulsória também deve ser observado no caso a legislação de regência do tema, a Lei nº 13.840/19, recente alteração legislativa que incrementou a Lei de Drogas (Lei nº 13.343/06) e trouxe a previsão de que o usuário de drogas deverá realizar tratamento em uma rede de atenção à saúde com prioridade para as modalidades de tratamento ambulatorial.
Inobstante tal previsão, admite-se também na nova legislação a internação de dependentes de droga, desde que ‘realizadas em unidades de saúde ou hospitais gerais dotados de equipes multidisciplinares e deverá ser obrigatoriamente autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina – CRM do Estado onde se localize o estabelecimento no qual se dará a internação’ (art. 23-A, §2º, da Lei nº 13.840/19).
A internação não voluntária de pessoa dependente de drogas demanda, portanto, a comprovação de situação de perigo concreto, próprio ou para com terceiros, circunstanciando o laudo do médico psiquiatra o histórico e quadro clínico, atestando a impossibilidade ou insuficiência de adoção de outras alternativas terapêuticas, de modo a justificar a necessidade atual da medida extrema.
Resguarda-se, ainda, o direito da família ou representante legal, a qualquer tempo, a requisição de interrupção do tratamento ao médico assistente.

Embora o Poder Público não adote as medidas necessárias para garantir o direito à saúde assegurado constitucionalmente, de modo a garantir uma vida digna, não nos cabe mitigar os direitos à vida e à saúde em razão de recursos que não foram destinados para casos específicos.

.

Fundamentos para as internações involuntária e compulsória do dependente químico

São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

I – Internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

II – Internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

III – internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

A internação involuntária, como o próprio nome diz, independe da anuência do dependente químico. Refere-se à modalidade de internação solicitada pela família ou responsável pelo toxicômano, desde que o pedido seja subescrito e assinado pelo médico psiquiatra responsável.

A lei determina que, nesses casos, os responsáveis técnicos do estabelecimento de saúde informem ao Ministério Público da comarca sobre a internação e seus motivos no prazo de 72 horas.

As internações involuntárias dos toxicômanos, justificam-se para os casos em que, os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Geralmente, a família ou o responsável legal recorre à internação involuntária no momento em que o adicto apresenta quadros psicóticos graves, delirantes ou em extrema depressão com risco de homicídio ou suicídio.
No que tange à internação compulsória, conforme preceitua o artigo 9º da Lei 10.216/2001, somente poderá ser determinada pelo Poder Judiciário, em atenção às condições de segurança do estabelecimento quanto à proteção do paciente, dos demais internados e dos funcionários.

Em que pese internações involuntárias e compulsórias pareçam uma violação aos direitos fundamentais e ao princípio da dignidade da pessoa humana, consagrados no artigo 1º, III, CF, é bem verdade que tais medidas, pelo contrário, visam assegurar e garantir os direitos fundamentais à vida, à integridade física do dependente químico e à segurança de todos os cidadãos.

QUANDO FAZER A INTERDIÇÃO

Destacamos também que a interdição se dá para qualquer tipo de enfermidade que gere a falta de condições psicológicas de pleno discernimento e segue o mesmo procedimento para graus avançados de mal de Alzheimer, traumatismos, dentre outros.
Sendo assim, o familiar que ingressar com a ação deverá provar que o sujeito não possui condições para fazer a gestão de seu patrimônio. Esta prova se dá, por exemplo, por meio de relatório emitido por médico (constando o CID), laudo psicológico, enfim, por meios técnicos que demonstrem a necessidade desta medida. No caso da dependência química é comum que tais documentos sejam emitidos diretamente por clínicas ou comunidades terapêuticas onde o paciente já esteja em tratamento, no caso nos CAPS, que se encontram em todos os municípios do Brasil.
Muitos pacientes não seguem à risca o tratamento, devido ao uso da droga o afasta da busca por ajuda e o faz procurar satisfazer sua dependência química.
Levando a instabilidade familiar, pois, muitos roubam, matam, se prostituem, se tornam vendedores do produto para manterem seus vícios.

Muitas famílias não tem estrutura para lidar com a situação e os deixa de lado, por isso, a grande quantidade de dependentes químicos embaixo de pontes e ruas, tomando o espaço da sociedade e que vivem sem  segurança por todo Brasil, surgindo espaços que passam a ser conhecidos como cracolândia, e crescem à olhos vistos pelo Poder Público, que pouco faz para conter esse crescimento.
O dependente químico perde a liberdade que lhe foi dada como cidadão quando se torna dependente de quaisquer tipos de drogas, não somente crack e cocaína, mas, por exemplo, o álcool.

 DOCUMENTOS EM MÃOS

Instruir o processo já com tais documentos é importante para demonstrar os fatos narrados pelo autor do pedido e concessão de decisão liminar, contudo, o juiz também poderá solicitar perícia para comprovação da necessidade da medida e mesmo audiência para oitiva do interditando.
Demonstrada a incapacidade do dependente químico o juiz emitirá decisão nomeando o curador que ficará responsável pela gestão do patrimônio e forma de prestação de contas de sua administração, também deverá declarar o alcance da incapacidade e realizar a publicação para dar publicidade a eventuais terceiros interessados.









CASA DO BISCOITO EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


 

Policiais Civis e Militares em ação conjunta cumprem mandato de busca e apreensão no morro do Demétrio em Miracema

 


 

A Seção de Comunicação Social do 36 BPM informa que na tarde do dia 05 de outubro, Policiais Militares juntamente com Polícia Civil, em cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão em desfavor de “A”, mulher de 32 anos, deslocaram-se até a Rua Francisco Ribeiro dos Santos, no morro do Demétrio, em Miracema, onde “A” foi abordada em via pública, sendo conduzida para sua residência, momento este que acompanhou as buscas,  sendo encontrada sobre o guarda roupas do quarto de sua filha, 05 munições intactas Cal. 38 e 01 munição intacta Cal. 45. A ocorrência foi apresentada na 138ºDP (Laje do Muriaé), que registrou o fato. “A” foi autuada no Art. 12 da Lei 10.826/03, permanecendo presa e aguardando a transferência para a casa de custódia. Foi estipulada a fiança no valor de R$ 450,00, valor este que não foi pago até o término da ocorrência.



Policiais Militares abordam homem com um tablete de material aparentando ser maconha

 



A Seção de Comunicação Social do 29º BPM informa que por volta das 03:25Hs da madrugada do dia 07 de outubro, Policiais Militares quando em patrulhamento pela Rua Francisco Teixeira - Bom Jesus do Itabapoana. Tiveram a atenção voltada para suspeito, que ao vê-los ficou muito agitado. Ao aborda-lo logrou êxito em encontrar um tablete de material aparentando ser maconha. o mesmo foi conduzido a 144DP onde os fatos foram apresentados. Suspeito foi enquadrado no art. 28 da lei 11.343/06, ouvido e liberado.

Policiais Militares abordam homem e encontram 02 pedras aparentando ser crack

 


A Seção de Comunicação Social do 29º BPM informa que por volta das 18:20HS da noite desta do dia 06 de outubro, policiais militares em patrulhamento pela Rua Amadeu Tinoco de Lacerda – Centro – Itaperuna, avistaram suspeito jogando algo no chão. Ao fazer a abordagem, encontraram 02 pedras aparentando crack. Ele foi encaminhado junto com material a 143DP, onde apresentaram os fatos. O suspeito foi enquadrado no art. 28 da lei 11.343/06, ouvido e liberado.



Um pouco sobre a história do Município de Itaocara no mês em comemoração aos seus 132 anos no dia 28 de Outubro 2022.




O inicio de uma terra linda! 


A Aldeia da Pedra, antigo nome de Itaocara, foi fundada pelo capuchinho italiano Frei Tomás de Castelo e era habitada pelos índios Puris e Coroados, que viviam em constantes conflitos. Com o intuito de controlar a situação, seguiram para a localidade o frei Ângelo Maria de Luca e frei Vitório Cambiasca, iniciando o processo de colonização.


O povoado foi instalado em 1809, com a denominação de São José de São Marcos, em homenagem ao Vice-Rei, mas os habitantes acabaram optando pelo nome de Aldeia da Pedra, em virtude de um penhasco que ficava defronte, do outro lado do rio Paraíba. 


O aldeamento, criado pelo esforço pacifista dos missionários, para separar os índios Puris dos Coroados, veio a se tornar justamente o ponto de aldeamento das duas tribos.


 A história mais recente é uma continuidade de luta pelo progresso e desenvolvimento sócio-cultural do Município de Itaocara, cujo topônimo deriva do tupi: "ITA" (pedra) e "OCARA" (aldeia), OCAS onde a oca, casa, ARA - lugar, da casa de pedra.  


Facebook prefeitura Itaocara

MIRACEMA PODERÁ RECEBER MERCADORIAS DA RECEITA FEDERAL

O município de Miracema preencheu os requisitos necessários e consequentemente os formulários e, a partir de agora está apto para receber mercadorias apreendidas pela Receita Federal.
As referidas mercadorias serão de suma importância para os trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Social , visando o atendimento de cidadãos hipossuficentes.
Ressalta - se que o prefeito Clovinho Tostes se sensibilizou com a possibilidade e se empenhou na conclusão da documentação , ao lado da secretária de governo Geysa.
A Secretaria de Desenvolvimento Social seguirá buscando benefícios para a população.

Facebook: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Miracema

COPA JOSÉ AMAURI SOARES DOS SANTOS, AMAURI GOLEIRO ACONTECERÁ DIA 09 DE OUTUBRO EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

 


A secretaria municipal de Esportes convida você desportista para abertura oficial da copa José Amauri Soares dos Santos - Amauri Goleiro, nesse domingo dia 9 de outubro, a partir do Meio dia, no campo do distrito de São Pedro.

Teremos uma abertura oficial com as delegações dos times participantes da primeira rodada e a entrega de uma placa em homenagem ao senhor Amauri goleiro.

Logo após início da s partidas entre Campelo e Imparcial FC, categorias aspirante e principal.

A Secretaria Municipal de Esportes deseja a todos os participantes muito boa sorte.





Itaperuna: equipe de Educação em Saúde realiza palestra na UBS São Manoel

 



Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue trabalhando buscando ampliar as ações de combate ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus).

E, dentre as ações, a equipe de Educação em Saúde vem atuando em unidades escolares, associações de moradores, feira livre, dentre outros espaços; além de unidades de saúde instaladas no município. Nesta semana, a equipe esteve realizando palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro São Manoel.

De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o trabalho educativo é de suma importância no combate ao mosquito

“Nós estamos trabalhando em várias frentes de trabalho, dentre eles, reforçando as ações educativas, em escolas, unidades de saúde e em muitos outros locais. É preciso conquistar o apoio da população diariamente e, fazer com que todos entendam que essa guerra contra o mosquito é de toda a sociedade. Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio do prefeito Alfredão e da secretária de Saúde Adriana Levone, ambos, trabalhando firmes com o nosso setor”, finaliza o coordenador.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.

 DECOM - Itaperuna

Outubro Rosa: equipes da Secretaria de Saúde de Itaperuna realizam ação no CIAM

 


Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando uma série de ações, que vão além da estrutura física dos setores e departamentos. Dentre os objetivos, ir até o cidadão, oferecendo os serviços realizados pela Secretaria.

Nesta semana, a equipe do Programa Saúde do Trabalhador (PST), em parceria com integrantes do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) realizaram importante ação no CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher).

A ação foi referente ao ‘Outubro Rosa’, mês de prevenção ao câncer de mama, quando a Secretaria Municipal de Saúde fará uma série de ações e eventos para chamar a atenção de toda a população, sobre a prevenção.

De acordo com Estevania Theadoriche de Moraes Coutinho, coordenadora do PST, dentre os serviços ofertados “a atualização de preventivo e marcação de exames de mamografia para as funcionárias do CIAM”, diz a coordenadora.

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) oferece acolhimento e apoio à mulher vítima de violência doméstica, auxiliando as mulheres com assistência psicológica, social e jurídica, incluindo acompanhamento processual de medida protetiva e audiências.

É importante lembrar que a violência doméstica e familiar contra a mulher não escolhe classe social e nível de escolaridade. A violência contra a mulher constitui uma grave violação dos direitos humanos!

O CIAM Itaperuna está localizado na Rua Galdino Lessa, nº 47, Centro, Itaperuna. O telefone para contato é (22) 3824-1700, fixo e WhatsApp.

Acompanhe as notícias sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

DECOM - Itaperuna




Prefeitura de Pirapetinga entrega uniformes escolares aos alunos da rede municipal

 


A Prefeitura de Pirapetinga, por meio da Secretaria de Educação, fez a

entrega dos uniformes escolares para os alunos regularmente matriculados nas unidades municipais de ensino. Ao todo, mais de 1200 estudantes foram beneficiados. O kit de uniforme escolar fornecido pela Prefeitura inclui duas camisetas, uma de manga curta e outra sem manga. Em sua fala o prefeito da cidade, Luiz Henrique, ressaltou a importância do impacto que o uniforme vai gerar no orçamento das famílias. “A entrega dos uniformes vai gerar economia para as famílias, que não precisam se preocupar em comprar roupas para as crianças irem até a escola. Além do aumento da segurança já que, uniformizadas, elas são facilmente identificadas dentro e fora das escolas.”, disse o prefeito. Além das crianças, todos os funcionários da pasta foram contemplados também com uniformes, garantindo a organização e igualdade na rede de ensino municipal da cidade de Pirapetinga. Decom Pirapetinga

PAULO ROBERTO PINHEIRO, PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - MENSAGEM DE DIA DAS CRIANÇAS


 

SECRETÁRIA E VICE SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - MENSAGEM PARA O DIA DAS CRIANÇAS


 

COPAL, ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


 

GRÁFICA 2 AMIGOS, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


 

GRUPO IRMÃOS FRAUCHES, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


 

IZALENE STUDIO DE BELEZA, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


 

PADARIA TAVARES, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


 

MANANCIAL VIDRAÇARIA E SERRALHERIA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

 


ECOPOWER ENERGIA SOLAR EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


 A ECOPOWER ENERGIA SOLAR DESEJA A TODAS AS CRIANÇAS, QUE SÃO O FUTURO DA NAÇÃO, UM FELIZ DIA!

Prefeito Paulo Roberto Pinheiro fala sobre andamento da construção da creche na CEHAB, em Santo Antônio de Pádua



Obra da creche e da praça na CEHAB está a todo vapor!

A nova unidade escolar de Ensino infantil que vai atender crianças, no bairro CEHAB, município de Santo Antônio de Pádua, cuja construção se iniciou em 14 de março de 2022, está avançando a cada dia mais.
A creche está sendo construída no local onde funcionava o CESP, antiga FAM, que ficou fechado pelos quase oito anos da gestão anterior. No local já foram feitos os alicerces das salas, armações dos pilares da estrutura, instalações da tubulação de esgoto, na fachada já está sendo colocados os azulejos, a laje já foi batida, enfim, a obra está seguindo em ritmo acelerado.
E a obra da praça também não está ficando para trás não, para alegria dos moradores do bairro.
O prefeito Paulo Roberto Pinheiro, do município de Santo Antônio de Pádua está satisfeito com as múltiplas obras que vem sendo realizadas. De acordo com o prefeito, todas as obras realizadas pela prefeitura tem que ter sondagem, para verificar a instabilidade do solo.
“Com relação a obra da creche no Ibitinema, existe um projeto e o recurso que foi destinado para essa obra, mas a sondagem para a fundação da obra não foi feita, muitas vezes o solo é instável, não aguenta a estrutura do projeto – Projeto este que já havia sido iniciado no governo anterior, e por não ter sido feita a sondagem, seria necessário gastar o dobro do recurso que veio.
Eu tenho um projeto de creche que eu estou fazendo na CEHAB, que precisa de uma fundação menor, com o recurso de um milhão e duzentos mil reais. Então o que eu vou fazer: A obra vai parar, vou devolver o dinheiro para o Governo Federal  e fazer uma obra mais barata, com o mesmo número de salas, por um milhão, cento e setenta mil reais, sem ter que usar os dois milhões de reais e sem ter nenhuma surpresa. Uma obra que será feita em seis meses, como a obra da creche da CEHAB, que será entregue em janeiro.
A administração é saber entender o que temos pela frente, e se vale à pena investir naquilo ou não. Não é só porque tem o recurso reservado, nós estamos recebendo outros recursos, como quatro milhões de reais para fazer o saneamento no bairro Dezessete, temos a mesma quantia para fazer o saneamento no bairro Cidade Nova – Estamos licitando, e temos que avaliar o recurso e o tempo.
Eu tenho tempo ainda, meu mandato são quatro anos e ainda tem dois anos , mas não vou ficar pelejando com uma obra que já saiu e ficou enrolada quase dois anos no governo passado”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.





























Capotagem de veículo deixa dois homens feridos em Itaperuna.

 



Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada no final da madrugada do dia 06 de outubro, às 5h55, após um veículo capotar na Rodovia BR-356, altura do Biomédico.

Quando os bombeiros chegaram ao local uma das vítimas já estava do lado de fora do veículo. Os dois homens, um com 35 e o outro 25 anos, não sofreram ferimentos graves, ambos foram levados para uma melhor avaliação no Hospital São José do Avaí.

Itaperuna fm

 

Duas mulheres são presas com produtos furtados do atacarejo em Itaperuna.



Duas mulheres foram presas com produtos furtados do atacarejo localizado à Avenida Presidente Dutra, bairro Cidade Nova, no início da noite do dia 05 de outubro.

De acordo com o fiscal do estabelecimento comercial, as supostas clientes colocaram produtos dentro de uma sacola de cor preta e não passaram no caixa, alegaram que compraram em outra loja. O funcionário pediu para abrir a sacola, sendo comprovado o delito. Em seguida, policiais militares foram acionados.

Na sacola havia um pacote com bombons, pacote com balas de gelatina, 20 sachês para cachorro, sabonete, quatro pacotes de queijo ralado, dois pinos adaptadores, dois inseticidas, pacote elástico, três pacotes com pó de café, pacote com talheres, duas esponjas, três garrafas pets com óleo de cozinha, corretivo, quatro canetas, dois pacotes com 5kg de arroz cada, dois pacotes de lasanha, macarrão, duas travessas assadeiras, toalha de mesa, quatro lençóis e uma fronha.

Já na 143ª DP, durante revista nos pertences das infratoras, sacolas e mochilas, os agentes encontraram roupas e acessórios com etiquetas e sem as notas das mercadorias. As duas confessaram que furtaram de três lojas: 19 camisas, 12 bermudas, seis capas de celulares, 12 pulseiras, três calças, quatro tops, três conjuntos, três maiôs, carteira e um macacão.

As duas mulheres foram enquadradas por furto qualificado, permanecendo presas à disposição da Polícia Civil.

Natividade



Homem é detido após ameaçar moradores de Itaperuna com punhal.



Chegou ao conhecimento da Polícia Militar que um homem estava ameaçando moradores do bairro Matadouro com punhal, na tarde do dia 05 de outubro, na Rua Bonifácio Alonso.

Alterado, o homem de 32 anos desacatou e enfrentou os militares, sendo necessário uso de força para que fosse feita detenção. Na cintura dele havia um punhal. Tanto o infrator quanto três policiais sofreram ferimentos leves, foram medicados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O homem foi enquadrado por porte ilegal de arma branca na 143ª DP, sendo liberado após o registro de ocorrência.

Natividade FM


Idoso é morto por espancamento em Itaocara

 

Foto Ilustrativa

Um homem identificado como José Carlos, de 69 anos, foi morto durante a madrugada desta do dia 05 de outubro, na área central de Itaocara.

De acordo com informações do 36º BPM, acionada uma das equipes se deslocou até a residência da vítima, na Rua Coronel Pita de Castro, onde já a encontrou sem vida, com sinais de espancamento. O corpo passou por perícia e removido, por volta das 6h ao IML de Itaperuna.

O caso seguiu para registro na 135ª DP e horas depois, durante diligências, policiais conseguiram acessar imagens de câmeras de segurança, conseguiram identificar um suspeito de 49 anos, morador de Cambuci, encontrado na casa da mãe, usando as mesmas roupas da hora do crime.

Confrontado, ele confessou ter agredido o idoso com socos e chutes, após desentendimento entre ambos. Levado até a delegacia, foi ouvido e pelo fato de não ter havido flagrante, liberado enquanto que a distrital conclui o inquérito.

Rádio Natividade

 

Mulher é encontrada sem vida em Bom Jesus do Itabapoana

 



Uma mulher identificada até o momento apenas como “Gracinha”, foi encontrada morta na manhã do dia 06 de outubro, no interior da casa onde morava sozinha, na Rua Aristides Figueiredo, no bairro Pimentel Marques, Bom Jesus do Itabapoana.

Vizinhos se depararam com vítima sem os sinais vitais e acionaram militares do 29º BPM, que preservam o local até a realização da perícia e remoção do corpo ao IML de Itaperuna. Os indícios apontam para óbito provocado por mal súbito e o registro deve ser lavrado na 144ª DP.

Rádio Natividade com o apoio de Alan Gonçalves

Marido ciumento atinge a tiros seis carros de luxo em estacionamento no Sul do Estado

 


O atirador deixou um bilhete: "Quer mexer com mulher casada, sei onde trabalha"

Um estacionamento de veículos seminovos, com alguns até de marcas luxuosas, foi alvejado por tiros. O fato aconteceu por volta da meia-noite desta quarta-feira (5) e assustou a vizinhança local.
Imagens de vídeo que começaram a circular nos grupos de WhatsApp dão conta de que o atirador deixou um bilhete no para-brisa de um dos carros. E nele dizia: “Quer mexer com mulher casada??? Sei onde tu trabalha”.

Com as informações: R7/ndamais






Adolescente que atirou em três alunos de escola do CE premeditou ação após bullying, diz polícia

 

Arma utilizada pelo estudante de 15 anos tinha registro para CAC e seria de um familiar. Vítimas foram atingidas na cabeça e em perna

O aluno de 15 anos que atirou em outros três estudantes da Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes, em Sobral, no interior do Ceará, na manhã desta quarta-feira (5), premeditou o crime após ter sido vítima de bullying. A informação foi confirmada pelo próprio adolescente em depoimento na delegacia municipal da cidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Sobral, dois adolescentes, também de 15 anos, foram socorridos com ferimentos causados por bala na cabeça. Um deles está entubado e em estado grave. O outro, também atingido na mesma região, foi levado à unidade de saúde consciente e submetido a uma tomografia.

A terceira vítima, que era da mesma classe, foi atingida em uma perna e atendida pela equipe de traumatologia.

Segundo a SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), o garoto responsável pelos disparos foi apreendido. A arma utilizada pelo adolescente tinha registro de CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador) e seria de um familiar.

A governadora do estado do Ceará, Izolda Cela, se manifestou nas redes sociais. "Determinei resposta rápida das nossas forças de segurança, inclusive sobre a origem da arma utilizada no crime. A Secretaria de Educação do Estado também está dando o suporte necessário à comunidade escolar e às famílias", escreveu.

O ocorrido ainda segue em apuração pela Polícia Civil da cidade. As três vítimas continuam internadas na Santa Casa.

R7

TCU diz que avaliou 560 boletins de urnas e não encontrou falhas

 



Primeira etapa da auditoria foi encerrada dia 03 de outubro, um dia após a votação

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou que uma auditoria realizada no primeiro turno das eleições deste ano não encontrou falhas nas urnas eletrônicas. A instituição avaliou 560 boletins de urna e conferiu os votos dos eleitores para presidente, governador e senador. Todos os dados bateram com os divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A primeira análise foi encerrada na segunda-feira (3), um dia após a votação. Os boletins de urnas são documentos com dados da votação naquela urna. As informações são enviadas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) nos estados e no Distrito Federal e repassados ao TSE por meio de uma rede restrita.

Neste ano, além da tradicional auditoria nas semanas seguintes da eleição, o TCU optou por fazer uma checagem em tempo real. Uma auditoria maior, que avalia 4.161 boletins de urnas, deve ser concluída até novembro.

A demora na segunda avaliação ocorre por conta do recebimento dos boletins impressos por correio. Na etapa anterior, o TCU recebeu fotos tiradas dos boletins pelos auditores nos estados. 

R7