A Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as
restituições do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O
lote também contempla restituições de anos anteriores.
Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões -
4.362.766 não prioritários, que entregaram declarações deste ano e de
exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.
O restante tem prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de
80 anos; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência
física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de
renda seja o magistério.
A restituição será paga diretamente na conta bancária
informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação
de chave Pix. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 30 de
maio e não receba a restituição, deve verificar se entrou na malha
fina.
Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o
prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio a fim de diminuir os
efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na
obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de
restituição foi mantido, com cinco lotes pagos de maio a setembro,
sempre no último dia útil de cada mês.
Como consultar
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal
na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e,
em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no
aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas
Android e iOS.
Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar
o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o
contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita e
verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode
avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de
declaração retificadora.
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso
o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente
qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da
Receita por meio do telefone 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone
especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta
corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Edição: Graça Adjuto/Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário