JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: ALERJ LANÇA FRENTE DE COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

quinta-feira, 9 de junho de 2022

ALERJ LANÇA FRENTE DE COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

 



A Frente Parlamentar de Combate à Violência Obstétrica e Mortalidade Materna será instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em reunião realizada, nesta quinta-feira (09/6), a partir das 10h, na sala 1819 do Parlamento fluminense, que fica na Rua da Ajuda, 5 - Centro. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube @AlerjDigital.
A proposta da frente é abordar as causas da mortalidade materna, um grave problema de saúde pública no Brasil, que se reflete no Estado do Rio, onde os casos mais que dobraram durante a pandemia. O colegiado pretende reforçar ações de enfrentamento a esses casos. A maior parte é das vítimas é de mulheres negras, de acordo com a deputada Mônica Francisco (PSol).
“Os altos índices de óbitos evidenciam falhas na gestão pública e a ocorrência de racismo obstétrico dentro das unidades de saúde. Isso acontece, por exemplo, quando as mulheres negras se veem esquecidas nas emergências, têm o parto realizado muito depois da hora ou são tratadas pelos médicos com xingamentos e humilhações. Não podemos naturalizar o desrespeito aos nossos direitos!”, diz a deputada.

ALERJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário