JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Policiais Penais farão parte do 'Segurança Presente' por meio do RAS

sábado, 19 de agosto de 2023

Policiais Penais farão parte do 'Segurança Presente' por meio do RAS

 Projeto de lei foi aprovado na Alerj e será encaminhado ao governador Cláudio Castro



Foi aprovado o projeto de lei (pl) que autoriza o poder Executivo a permitir a participação de policiais da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) nos postos remanescentes do programa Segurança Presente, por meio de Regime Adicional de Serviço (RAS). Agora, o texto será enviado ao governador Cláudio Castro (PL), que decidirá pela sanção ou veto ao PL. A proposta n° 700, de 2023, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (dia 17).

O Regime Adicional de Serviço (RAS) foi criado para remunerar o trabalho dos agentes de segurança em dias de folga e/ou férias, de forma a complementar a renda dos profissionais, reforçando o patrulhamento no estado.

De autoria da deputada estadual Índia Armelau (PL), o projeto de lei trata das vagas ociosas no programa Segurança Presente. Ela esclarece que nenhum policial penal vai entrar nas vagas dos policiais militares, e todos passarão por treinamento.

– Várias bases do Segurança Presente estão apenas com 60, 70% do efetivo. Quanto mais policiais nas ruas, maior a nossa proteção. Espero que isso logo seja aprovado –, afirmou..

Em consonância, um dos relatores do projeto, o deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB), defende o uso das vagas.

– Entendemos que hoje há cerca de 40% de vagas ociosas no RAS que atende ao Segurança Presente, pelo menos na segunda metade do mês. A ideia é fazer com que seja possível aceitar os policiais penais nestas vagas –, explica.

O texto garante que o Fundo Estadual de Fomento à Operação Segurança Presente pode ser usado para custear a medida.

Sobre o programa

O Programa "Segurança Presente" é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações do programa visam um ambiente mais seguro aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.

As operações se realizam no município do Rio de Janeiro - em bairros da região central, zona norte, zona sul, e zona oeste - além das cidades de Niterói, São Gonçalo e de municípios da Baixada Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário