JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Concurso Receita Federal: Parecer do MPF indica que concurso para Receita Federal teve questões com temas não previstos no edital

sábado, 19 de agosto de 2023

Concurso Receita Federal: Parecer do MPF indica que concurso para Receita Federal teve questões com temas não previstos no edital

 Banca organizadora da seleção é acusada de vazamento das questões. Oitenta processos foram abertos contra a instituição .



O Ministério Público Federal (MPF) emitiu um parecer sobre o concurso da Receita Federal em andamento para o provimento de 699 vagas de auditor-fiscal e analista-tributário. O documento do MPF, ao qual a coluna teve acesso, aponta que houve a inclusão, supostamente inapropriada, de tópicos relacionados aos conhecimentos de bancos de dados relacionais SQL.

Para piorar ainda mais a situação, dezenas de participantes acusam a banca da Fundação Getulio Vargas (FGV) de irregularidade. As reclamações apontam suspeitas de vazamento, questões plagiadas e falta de justificativas na resposta aos recursos.

Insatisfeitos com o atendimento da FGV, cerca de 80 participantes entraram com pedidos no Ministério Público Federal (MPF). A ideia, com o movimento, é que o MPF abra uma ação civil pública para averiguar o suposto vazamento antecipado de questões. Eles também reclamam que questões do exame abordaram temas não incluídos no edital.

Procuradas, as assessorias da Receita Federal, do Ministério Público Federal não se manifestaram sobre as reclamações.

Veja íntegra da nota de esclarecimentos da FGV

A assessoria de imprensa da Fundação Getúlio Vargas informou o seguinte:

"Como informado no próprio parecer, a Banca Examinadora do concurso já avaliou as alegações que geraram a Notícia de Fato e concluiu que as questões se encontravam absolutamente em consonância com o objeto do concurso e com o conteúdo programático previsto no edital. O fato de um analista, isoladamente consultado, ter opinião contrária, com todo respeito, não pode colocar em dúvida a posição dos membros da Banca, de notória capacidade técnica e dotados de elevada reputação e reconhecimento nacional, tampouco pode se sobrepor à soberania e independência asseguradas às bancas examinadoras por entendimento consolidado em sede de repercussão geral pelo próprio Supremo Tribunal Federal, que assentou que não compete ao Poder Judiciário substituir a banca examinadora para avaliar respostas dadas por candidatos e notas a eles atribuídas", apontou.

Vagas do edital

Auditor-fiscal: 230 vagas / Analista-tributário: 469 vagas.

As remunerações iniciais podem chegar a R$ 21.029,09, além dos benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário