JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Porciúncula faz parte da história da Copa do Mundo

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Porciúncula faz parte da história da Copa do Mundo

 




A Copa do Mundo traz à memória de todo o mundo histórias e curiosidades dos jogos ao redor do planeta desde a primeira edição, em 1930, no Uruguai. Mesmo quem não viveu à época, se interessa pelos feitos conquistados através e ao redor de uma simples bola de futebol.

Porciúncula faz parte da história desta competição internacional desde que o atleta porciunculense Friaça atuou na Seleção Brasileira e fez seu nome quando, em 1950, fez o gol do Brasil contra o Uruguai na Copa realizada no Maracanã.

Albino Friaça Cardoso, o Friaça, era um gênio com a bola, tanto que conquistou diversos títulos no Vasco da Gama e em outros times que atuou. Após a Seleção Brasileira, o ponta direita ficou conhecido como O HOMEM DO GOL. Afinal, o porciunculense marcou o primeiro gol do Brasil numa final de Copa do Mundo. O Brasil não venceu o jogo contra o Uruguai, mas a partida entrou para a história como uma das mais emocionantes de todos os tempos.

O craque faleceu aos 84 anos em 12 de janeiro de 2009 e seus feitos não podem ser esquecidos. Parte desta memória está sendo conhecida e vista pela primeira vez por olhos atentos e curiosos na exposição “Friaça – nosso eterno campeão”, que o Centro de Memória de Porciúncula preparou como parte do projeto “Taça Friaça – tudo começa na base”, da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e lazer.

A exposição está sendo levada às escolas do município pelo historiador Vítor José de Araújo Cunha, que apresenta o craque às novas gerações, conta histórias, elucida dúvidas e reafirma a importância do atleta que dá nome ao estádio municipal.

Seus pés estão registrados na Calçada da Fama do Maracanã. O nome Friaça corre o mundo todo através de reportagens quando o assunto é futebol e Copa do Mundo. É preciso que Porciúncula inteira tenha este nome na ponta da língua, na memória e no coração, e  que se orgulhe da relevância do nosso maior craque – Friaça!

Para conhecer esta história a fundo e solicitar a apresentação da exposição “Friaça – nosso eterno campeão” basta ir ao Centro de Memória Histórica de Porciúncula, localizado ao lado da Casa do Artesão, na Praça Santo Antônio. Neste espaço, o visitante encontra estas e outras memórias dos porciunculenses que fazem a história de Porciúncula.

Rosimere Ferreira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário