JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Quais as perguntas mais importantes que queremos fazer às autoridades públicas visando a que cumpra o previsto na Constituição e garanta o direito humano de qualidade para todas as pessoas?

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Quais as perguntas mais importantes que queremos fazer às autoridades públicas visando a que cumpra o previsto na Constituição e garanta o direito humano de qualidade para todas as pessoas?


 Para todo o noroeste fluminense.


Avanços significativos foram feitos no processo democrático no Brasil desde o fim do regime militar. Desde então houve regularidade de eleições diretas, de funcionamento do Poder Legislativo e de alternância de poder. No entanto, persistem características atávicas do comportamento político de alguns grupos sociais.  Aqui no município o prefeito eleito se isola junto a poucos líderes partidários  e aliados políticos, que deixa a sociedade distante, desinformada, sem voz, nem oportunidade de intervir no processo político.

Um sistema pouco transparente, que não valoriza o mérito, que se mantém desconectado do interesse público e que impede que o prefeito eleito leve adiante o programa, promessas, para o qual obteve o mandato. Desse processo derivam a falta de Transparência e livre acesso à informação  Mais do que abrir as informações sobre os gastos, é preciso dar transparência aos critérios para definição de prioridades de investimento e possibilitar à sociedade o acesso aos dados por meio de protocolos abertos. Reduzir drasticamente o número de cargos comissionados ocupados por quem não é servidor público, sabemos que a lista de funcionários contratos esta maior que do antigo governo, mesmo com as demissões, e onde esta sendo divulgada essa lista de demissões, exonerações e novas contratações, no portal da transparência não tem.
 Promover ampla, contínua e irrestrita ação de combate à corrupção e mau uso dos recursos públicos em todos os níveis da administração. Recursos públicos devem ser tratados como recursos sagrados.   Como jornalista é requisitada a ouvir muitas reclamações, denuncias, mas do tipo “eu não posso aparecer, pois tenho medo de perseguição e tenho família para cuidar”.
Muitas das vezes a imprensa é chamada de mentirosa, tem algumas situações de matérias pagas por interesse político, sim.
Mas outras não com provas e testemunhas não têm como ser distorcida, mas para que essa verdade venha à tona é necessária a responsabilidade do autor da denuncia.
A publicação da Lei de Acesso a Informações significa um importante passo para a consolidação democrática do Brasil e também para o sucesso das ações de prevenção da corrupção no país. Por tornar possível uma maior participação popular e o controle social das ações governamentais, o acesso da sociedade às informações públicas permite que ocorra uma melhoria na gestão pública. Então já que essa lei de acesso na verdade não funciona, que tal você que não quer denunciar, perguntar.

 Qual a pergunta que gostaríamos de fazer ao poder público, ao vereador, prefeito eleito pelo seu voto?Vamos ver se eles terão a mesma honestidade em responder como você teve em votar neles, confiando o seu voto.
 As perguntas vão ficar a disposição a cada um que sentir vontade de responder a população do seu município.



2 comentários:

  1. Poxa até aprece que este Jornal ta contra os contratados da Prefeitura, penso que talvez os repsonsaveis pela publicação queria ser um deles, pois até esta gloriando a infelicidade de muitos serem demitos!

    ResponderExcluir
  2. Como trabalhar num órgão onde não temos estabilidade, se somos ameaçados a cada momento de ser mandado embora, assim não dá pois nosso auto estima em trabalhar e ajudar o governo fica baixo demais...

    ResponderExcluir