Medidas administrativas para conter o coronavírus sempre geram dúvidas, oposições de uns e aplausos de outros. Isso vai de interesses particulares, de posição política ou de interesses comunitários. O que podemos dizer é que a administração pública está tentando fazer o melhor por toda a comunidade. Alguns estão sem ganhos, outros estão com restrições, outros fiscalizados, muitos sendo impedidos de entrar na cidade, e outros tantos recebendo atendimento de conscientização e cuidados de saúde.
É difícil, quase impossível, que toda a população fique satisfeita, porque cada um tem seus próprios interesses, argumentos, pensamentos e sugestões para governar um município que passa por um delicado momento. No entanto, a Prefeitura de Porciúncula está se desdobrando em cuidados para evitar que o vírus se propague e que se perca o controle da doença. Após o decreto municipal 2017/2020, medidas mais drásticas foram implantadas para resguardar a comunidade. Comércio, funcionários, professores e alunos, bancos, indústrias, clubes, prestadores de serviços, equipes de saúde e a própria administração estão enfrentando a este momento com perdas, queixas e dúvidas numa tentativa diária de minimizar os danos e consequências de uma pandemia. Ninguém está tranquilo, assim como ninguém está a salvo.
O mundo todo está na base de tentativas, acertos e erros para evitar prejuízos, principalmente, que atinjam a saúde e a vida.
Como os números não param de subir, mais uma tentativa tem sido feita pela administração para manter a população resguardada. O decreto 2017/2020, além de manter por mais uma semana comércio e atividades não essenciais fechadas, instaurou o atendimento apenas por delivery para restaurantes, supermercados, mercearias e padarias e restringiu o funcionamento a farmácias e bancos.
A administração também designou funcionários para averiguação e controle de trânsito no trevo de entrada da cidade e no bairro Santo Antônio. Os servidores informam, conscientizam, distribuem máscaras e barram as entradas não essenciais. A equipe está a cargo da subcoordenadoria de trânsito, sob o comando de José Renato (Escorpião).
Muitas são as ações, mas como atualmente não existe vacina para prevenção de infecção por COVID-19, a melhor maneira de prevenir é evitar a exposição ao vírus. Os cuidados pessoais ainda são os mais significativos.
- Usar máscara sempre que sair de casa ou receber entregas em domicílio;
- Higiene frequente das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
- Evitar aglomeração e contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;
- Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário