Desde o início da pandemia, as Equipes de Saúde da Família têm trabalhado no fortalecimento e reestruturação de toda a rede da Atenção Primária no SUS. O serviço visa melhorar o acompanhamento e prover atendimento humanizado aos usuários do SUS que estão em situação de vulnerabilidade frente à pandemia.
A pandemia de COVID -19 é infelizmente uma tragédia sanitária e humanitária sem precedentes. A continuidade do forte apoio da sociedade e das Unidades Básicas de Família junto aos outros segmentos é de extrema importância para conter o agravo e continuar o trabalho de prevenção, não podendo esquecer outras doenças que continuam a existir e necessitam de acompanhamento. Temos que viabilizar uma rede de serviços completos e complexos, distribuída em todo o município, o que demanda uma necessidade de trabalho intenso e em equipe para não deixar a população sem assistência.
A criação do Centro de Triagem e o apoio da rede laboratorial tem sido de grande importância para dar aos usuários do SUS o atendimento que a população merece com uma equipe formada por vários profissionais e também reforçar a importância do atendimento domiciliar e agilidade no diagnóstico para que se tenha um número concreto de casos e já sejam atendidos em sua integralidade.
Devemos lembrar que existem moradores do município que são portadores diabetes, hipertensão arterial e outras doenças não transmissíveis que também estão sendo acompanhados. A intensificação das visitas domiciliares também é outro ponto a ser ressaltado. Os profissionais estão utilizando todas as EPIs preservando assim a saúde dos mesmos e da população.
Conforme relatado pela responsável pela Atenção Básica Eliane Tavares e Letícia Celebrim da Equipe Sentinela.
Texto: Marco Avellar
Subsecretário de Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Fabiano Júnior – Ascom
Prefeitura de Porciúncula
Nenhum comentário:
Postar um comentário