JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Secretaria de Saúde de Itaperuna atende cerca de 200 pessoas durante a FIPE

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde de Itaperuna atende cerca de 200 pessoas durante a FIPE


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna participou da FIPE (Feira de Itaperuna de Preços Especiais – Edição 2013), intensificando os trabalhos de prevenção e educação em Saúde. O evento aconteceu entre os dias 09 a 12 de outubro, no Espaço FB.
Através do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social), a Secretaria atendeu cerca de 200 pessoas durante o evento. O setor não tem medido esforços para intensificar os trabalhos de prevenção e educação, que são realizados também em empresas, escolas, associações de bairros e afins.
Durante a FIPE, a abordagem principal foi com ações voltadas à mulher, dando ênfase ao câncer de mama. Além disso, os profissionais da Saúde orientaram o púbico feminino sobre preventivo e doenças que acometem a população feminina.
– O nosso intuito foi de informar o maior número possível de mulheres, o quanto é importante elas conhecerem o seu corpo. A montagem do estande na feira foi uma estratégia, pois ali estava uma grande parcela da população feminina de Itaperuna que desejávamos alcançar - diz Gesiney Botelho, coordenador do NICES.
De acordo com o coordenador do NICES, a informação é de fundamental importância.
– A informação é o melhor remédio e é a base de toda a programação da Saúde. Nós orientamos para que as pessoas estejam alerta. Se as pessoas abstraírem as informações, temos condições de minimizar os impactos das doenças - finaliza Gesiney.
É importante que as mulheres entendam que o câncer de mama, mesmo sendo preconizado pelo Ministério da Saúde, que os serviços devam ser da população feminina acima de 40 anos, todas as mulheres, inclusive as que tenha histórico familiar de câncer de mama, devem buscar orientação junto às consultas médicas e de enfermagem, para a sua própria tranquilidade.
Para o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), as ações preventivas e educativas devem ser realizadas constantemente. “É muito importante aproveitarmos todos os eventos para a realização desses trabalhos. Precisamos levar informação e melhorar a cada dia, nossos trabalhos no setor de Saúde”, reforça Alfredão.
O trabalho realizado na FIPE contou com a parceria do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM); Programa de DST/HIV/Hepatite Virais; e Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo.
INFORMAÇÃO E FOTO
NICES/SMS

Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário