Na última sexta-feira (11), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o prefeito de Itaocara Gelsimar Gonzaga prestigiaram a palestra sobre piscicultura em tanque escavado e tanque rede realizado pelos técnicos do Escritório Regional Noroeste da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para 25 pessoas no Clube União Itaocarense.
O secretário Felipe Peixoto destacou a importância da piscicultura como atividade econômica e lembrou que a secretaria, através da Fiperj, vem dando o apoio aos interessados seja na realização de palestras, cursos de capacitação ou na assistência direta ao produtor.
- É preciso acordar para a piscicultura, que é uma área muito rentável. Criar peixe em cativeiro é simples e a Fiperj está aqui para dar todo auxílio técnico que os interessados precisarem – frisou Felipe Peixoto.
O prefeito de Itaocara, Gelzimar Gonzaga, elogiou o trabalho que a Fiperj tem realizado na região.
- Ações como essa ajudam a melhorar a renda dos trabalhadores e consequentemente movimentam a economia da nossa cidade. Só tenho que agradecer o empenho da Fiperj com a nossa região, especialmente nessa área da piscicultura, que estava esquecida e tem grande potencial – destacou o prefeito.
O produtor rural Fabiano Rodrigues, morador de Laranjais, foi um dos que participaram da palestra e mostrou a intenção de expandir seus negócios por meio da piscicultura.
- Tenho um açude no meu sítio onde crio peixes apenas para consumo da família. Como tenho ouvido falar muito do retorno financeiro do pescado estou pensando em investir na atividade. Agora, com um escritório da Fiperj na região, estou entusiasmado – disse Rodrigues.
De acordo com a responsável do escritório Regional da Fiperj, Caroline Lisboa, as palestras tem objetivo de orientar os piscicultores e dar apoio a quem deseja entrar no ramo.
- A produção aquícola aqui na região ainda é arcaica. A medida apresentamos novas técnicas aos produtores, o resultado torna-se expressivo em qualidade e rendimento. Nós também estamos realizamos um cadastro para quem deseja receber assistência pessoal, com diagnóstico personalizado. Desde que demos inícios às palestras, a procura de piscicultores aumentou significativamente – explicou Lisboa.
A palestra consiste em esclarecer dúvidas sobre licenciamento ambiental para produção e formas de criação e comercialização. Para os interessados em se aprofundarem no assunto, o escritório da Fiperj oferece curso de seleção de área e construção de viveiro, manejo e produção e beneficiamento do pescado. Atualmente são 204 piscicultores atendidos pelo Escritório Regional Noroeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário