A chuva, que havia dado uma trégua durante o sábado, voltou a atingir municípios do noroeste do Rio de Janeiro no início da noite de ontem e na madrugada de Domingo e agora anoite volta a chover em alguns municípios como Santo Antônio de Pádua. De acordo com o coordenador de Defesa Civil no noroeste fluminense, coronel Douglas Paulich, por causa da instabilidade dos terrenos, encharcados com essa nova precipitação, as cidades de Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé entraram em estado de alerta para deslizamentos de terra.
"A situação é mais grave nessas cidades, que é onde caiu mais chuva e há um maior acumulado. Com isso, aumentam os riscos de escorregamentos de terra. Estamos agora em Itaperuna, no meio da enchente, para fazer uma avaliação melhor da situação aqui", afirmou. O coronel acredita, no entanto, que o escoamento vai ser mais rápido do que o da enchente da semana passada, quando demorou até cinco dias para que a água fosse retirada das ruas, pois o nível do rio Paraíba do Sul já baixou.
"Desta vez, acho que em algumas horas a água vai escoar", disse, ao acrescentar que nessa região do estado o volume de chuva chegou a 120 mm durante a madrugada. "Nosso maior medo é mesmo em relação à ocorrência de deslizamentos. Nas enchentes, por mais que se percam bens, é possível retirar as pessoas com antecedência e salvar vidas. Já os deslizamentos são abruptos e matam sem avisar", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário