JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Alerj começa a organizar a 11ª edição do Parlamento Juvenil

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Alerj começa a organizar a 11ª edição do Parlamento Juvenil


Projeto deve reunir mais de 90 jovens no legislativo fluminense para debater melhorias de políticas públicas no Estado do Rio de Janeiro







11ª edição do Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, já começou a ser produzida. Sob a coordenação do deputado Wanderson Nogueira (PSOL-RJ), o projeto deve reunir mais de 90 jovens de todas as cidades do Estado no parlamento fluminense. Durante uma semana, de 26 de novembro a 1 de dezembro, os parlamentares juvenis terão a oportunidade de apresentar projetos de lei, debater e propor melhorias em políticas públicas.
principal objetivo do projeto é aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliar a consciência política, formar novas lideranças e oferecer a oportunidade de estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, do 1ª e 2ª anos do Ensino Médio, defenderem projetos no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. As inscrições serão novamente on-line e irão de 27 de março a 14 de maio. No dia 8 de maio acontece o dia D de divulgação, no qual haverá atividades do projeto em cada cidade do Estado.
A expectativa é bater o recorde de inscritos, superando a edição passada, que contou com 621 candidatos. “O Parlamento Juvenil vem se superando a cada ano. É muito emocionante ver o desenvolvimento dos jovens. Vamos trazer ainda mais novidades este ano e continuar fazendo do PJ um projeto que cria cidadãos mais críticos e conscientes. A empolgação para coordenar pela terceira vez seguida o PJ só aumenta!”, destacou o coordenador do projeto Wanderson Nogueira.
Após as inscrições, os alunos passarão pelo processo eleitoral. O primeiro turno, entre as escolas dos interessados, será no dia 24 de maio. Após a eleição na escola, o candidato vencedor disputará com os colegas de outras unidades em sua cidade no segundo turno, a ser realizado no dia 14 de junho.
Depois da etapa eleitoral, ocorrerão as capacitações, um auxílio para que os jovens eleitos desenvolvam os projetos de lei que defenderão na Alerj. Primeiramente, as capacitações começam com uma etapa on-line, de 2 a 20 de outubro e posteriormente serão presenciais, nos dias 23 2730 e 31 de outubro e 1 de novembro. O prazo final para o envio do projeto concluído será dia 16 de novembro. Com o projeto em mãos, os parlamentares passarão uma semana na Alerj para defendê-los e levá-los à aprovação. Os projetos mais bem votados pelos deputados jovens serão encaminhados ao governador, que poderá sancioná-los para que virem leis de verdade.

As novidades do PJ 11
A semana de atividades do Parlamento Juvenil já está sendo pensada pelos organizadores, no entanto, o projeto já conta com algumas novidades na próxima edição. O colégio de líderes, eleito na edição anterior, participará de reuniões ao longo do ano, para discutir assuntos relativos aos seus mandatos de parlamentares juvenis. Serão três encontros no ano: o primeiro no dia do lançamento da 11ª edição, dia 24 de março, outro em agosto e o último durante a semana do PJ deste ano, quando os líderes regionais antigos farão um apanhado do que foi debatido e resolvido durante o ano e passarão seus postos aos deputados jovens que irão compor o novo colégio de líderes.
Além disso, haverá também o Concurso da Bandeira do Parlamento Juvenil. Alunos da rede pública estadual que frequentam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão desenhar a nova bandeira oficial do PJ. Os desenhos serão votados no próprio site do Parlamento Juvenil e os três mais votados participarão de uma votação final, na qual os parlamentares juvenis eleitos em 2017 escolherão o vencedor. O concurso distribuirá também prêmios para os campeões.
O Parlamento Juvenil também pretende estreitar a relação com outros projetos políticos, como o Jovem Senador, Jovens Embaixadores, Parlamento Jovem Brasileiro e Parlamento Juvenil do Mercosul. A ideia é promover uma troca de experiência entre representantes e jovens lideranças para que possam debater a política.
Veja o calendário do Parlamento Juvenil 2017:
Divulgação / Inscrições - 27 de março a 14 de maio
Dia D de Divulgação - 8 de maio
1º Turno - 24 de maio
2º Turno - 14 de junho
Eleições Suplementares – 9 de agosto
Capacitação Online - 2 a 20 de outubro
Capacitação Presencial - 23 de outubro a 1 de novembro
Envio dos Projetos de Lei - Até 16 de novembro
Semana do Parlamento Juvenil - 26 de novembro a 1 de dezembro

-- 
Bruno Pedrete -Contato: (22) 9 9896-9595
Assessor de imprensa do deputado estadual Wanderson Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário