JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: CLUMI MOBILIZA POPULAÇÃO NO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

quarta-feira, 10 de julho de 2013

CLUMI MOBILIZA POPULAÇÃO NO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Os membros do Clube da Melhor Idade de Porciúncula (CLUMI), em parceria com a Secretaria de Promoção Social, realizaram, no dia 20 de junho, uma importante ação para a população do município. Reuniram-se na Praça Antônio Amado, no centro da cidade, para prestar informações e alertar a comunidade sobre a importância do respeito ao idoso, distribuindo panfletos, cartilhas educativas e a fitinha da campanha.
O evento teve início às 15h, no calçadão em frente aos bancos, onde os idosos armaram uma tenda e fizeram uma grande roda, com direito ao forró do Mestre Joaquim. A população correspondeu, interagindo com o grupo e a equipe da Secretaria de Promoção, que abraçou firme a campanha. Também estiveram presentes, a secretária de Cultura Ivana de Paula, a secretária de Promoção Social, Maria Bernadete Campos Terra e a coordenadora do CLUMI, Taicy Vieira Duarte e sua equipe.   
De acordo com a psicóloga do CREAS, Lilian Pinheiro e a assistente social, Gisele Esdeves Vaz, os porciunculenses aderiram à campanha com entusiasmo. “É importante a participação de todos, principalmente dos idosos, que só multiplicam a campanha”, disse Gisele.
Enquanto o grupo se concentrava na praça, uma parte da equipe se deslocava pela cidade, passando pelos PSFs, Posto de Urgência (PU), Policlínica e a Prefeitura, onde foi recebida pela prefeita Mirian Porto, que destacou a importância da iniciativa.
No dia 15 de junho é comemorado em todo Brasil o Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que objetiva contribuir para com a criação de uma consciência social e política sobre a existência da violência contra os idosos, que pode se apresentar de várias formas: violência física, psicológica, financeira, sexual, negligência, entre outras.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Porciúncula, oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou de violação de seus direitos. Os telefones para denúncia são: 22 3842 2942 (CREAS) ou o 100 (Disque direitos humanos).

Fabiano Júnior
Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Porciúncula

Nenhum comentário:

Postar um comentário