A 10ª. ExpoCatólica e seus eventos, como o
FÉstival de Turismo Religioso, Expo Vocacional, o BOTE FéBrasil, com os
shows de música católica, além das atividades de solidariedade e cidadania,
como a coleta de alimentos e agasalho - tudo isso converge para a Cidade da Fé,
que se desenvolve no contexto da JMJ Rio 2013 e que promete ser um dos maiores
eventos católicos do mundo, com um público estimado em mais de 2,5 milhões de
jovens.
A CIDADE DA FÉ ocupa um espaço de cerca de 70 mil m2 no Riocentro, e foi
criada para agregar vários eventos de apoio e outros que fazem parte da Jornada
Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). “Temos aqui um grande encontro de
atividades pertinentes à fé católica, oportunizado no eixo da JMJ. Por uma
questão estratégica e logística, todas as atividades anexas ao evento foram
projetadas para compor a CIDADE DA FÉ, com o objetivo de otimizar esta grande
ação católica mundial”, explica Fábio Castro, diretor da Promocat, promotora
responsável pela Gestão do evento. “O projeto CIDADE DA FÉ nasceu da parceria
entre a CNBB e a Promocat Marketing Integrado e é o local designado para
bem receber os milhares de peregrinos que virão à JMJ Rio 2013”, diz.
A CIDADE DA FÉ se prepara para receber até um milhão de pessoas, desde o
dia 20 de julho até o encerramento das atividades da Jornada Mundial da
Juventude, no dia 29/07, contemplando a visita do papa Francisco, no dia 28/07
e sua reunião com os voluntários da JMJ, e a reunião do Neocatecumenato,
movimento iniciado na Espanha na década de 1960 e que visa ao alinhamento
cristão às diretrizes do Concílio Vaticano II.
Os eventos
·
ExpoCatólica – de 20 a 26/07 – (Feira de Livros
e Artigos Religioso)
Na feira encontram-se fabricantes de artigos religiosos e de material de liturgia, editoras, prestadores de serviço de tecnologia, distribuidores e representantes especializados. O público da feira é formado por padres, freiras e lideranças religiosas, mas atraí maciçamente lojistas, atacadistas e o consumidor comum, que podem visitá-la para comprar livros, imagens sacras, incensos, CDs e também participar das atrações promovidas pelas gravadoras e editoras.
Na feira encontram-se fabricantes de artigos religiosos e de material de liturgia, editoras, prestadores de serviço de tecnologia, distribuidores e representantes especializados. O público da feira é formado por padres, freiras e lideranças religiosas, mas atraí maciçamente lojistas, atacadistas e o consumidor comum, que podem visitá-la para comprar livros, imagens sacras, incensos, CDs e também participar das atrações promovidas pelas gravadoras e editoras.
·
FÉstival (Festival Internacional de Turismo Religioso) - de 20
a 26/07 - É uma grande feira de produtos e
destinos turísticos, com o propósito de promover este segmento, também
conhecido como turismo peregrino. Nesse contexto, os caminhos de
peregrinação estarão presentes na feira, como a cidade de Belém, no Pará, e uma
representação do Círio de Nazaré, considerada uma das maiores manifestações
católicas do mundo. O Ministério do Turismo – MTur – patrocina as áreas
de exposição que serão ocupadas com estandes dos estados brasileiros e do
Distrito Federal, por considerar que esta modalidade de turismo favorece as
economias das regiões que oferecem atrações motivadas pela fé. “A própria JMJ é
um evento turístico religioso, a realizar-se próximo de um dos pontos
turísticos religiosos mais famosos do mundo, que é o Cristo Redentor”, observa
Kiara Castro, diretora comercial da Promocat.
Dentre os expositores, estão santuários, rotas de peregrinação,
municípios com destinos cristãos, destinos internacionais católicos, festas
religiosas, agências de viagens e empresas de suporte ao turismo.
Além dos estandes com os principais destinos religiosos do mundo, serão
apresentadas atrações culturais como: Congadas, Folia de Reis, Corpus Christi,
Cavalhadas, Festa do Divino, Arraial de Festas Juninas e Paixão de Cristo.
·
Bote Fé Brasil (Shows, Entretenimento,
Cultura) – de 20 a 26/07- Aqui será possível estabelecer um diálogo entre fé e cultura e
promover o intercâmbio entre brasileiros das diversas regiões e os estrangeiros
que vierem para a jornada. Esta será uma excelente oportunidade para cantores,
músicos, atores, dançarinos e expositores mostrarem o seu trabalho para a
juventude do mundo todo. É também no Bote Fé Brasil que a CNBB encerrará a
passagem da Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora pelo Brasil.
·
Expo Vocacional (Feira de Congregações e Comunidades Religiosas) - de 20
a 26/07 - Este é um espaço para a Igreja
divulgar seus carismas na CIDADE DA FÉ. Será onde os jovens do mundo inteiro
terão a oportunidade de descobrir novos caminhos vocacionais conhecendo os
carismas da Igreja Católica. Congregações, Dioceses, Comunidades e Movimentos
ocupam o Pavilhão 2 do Riocentro.
·
E-Catholicus – Arede social da
Igreja, lançada no dia 30 de abril, tem um dos seus principais objetivos
convergir esse público da jornada, virtualmente. “Para propiciar um espaço
virtual de partilha e fraternidade e no contexto da JMJ Rio 2013, nasce a
eCatholicus, a rede social que possibilita o diálogo entre todas as células da
Igreja presentes no Brasil e também inclui os fieis, ampliando o diálogo
da Igreja com a maior nação católica do mundo”, explica Fábio Castro. O
acesso à rede pode ser feito por meio do site www.ecatholicus.com.br, e o cadastramento é aberto para
qualquer pessoa que queira se conectar. “Espaços virtuais também são espaços de
evangelização, pois ali nós nos encontramos para mais uma forma de diálogo”,
encerra.
Atendimento à imprensa
Equipe Promocat de Assessoria de Imprensa
Equipe Promocat de Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário