A Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social, fez o encaminhamento do Cartão Recomeçar ao Banco do Brasil nos dias 13 e 14 de maio, após reunião com 50 (cinquenta) beneficiados do programa que tiveram suas casas atingidas pelas cheias do Rio Carangola.
Ao todo, 295 famílias se cadastraram e dez receberam o benefício em março. A secretária de Promoção Social, Antonieta Correa, esclarece que o Governo do Estado tem enviado os cartões em blocos. “Assim que chegarem ao Banco do Brasil, as famílias serão convocadas imediatamente por telefone ou em suas casas, para comparecerem à Secretaria de Promoção Social para orientações e procedimentos para aquisição do cartão.”
O Cartão Recomeçar é o auxílio que o Governo do Estado está oferecendo àqueles que tiveram prejuízos durante a enchente do início do ano. O benefício possibilita às famílias a aquisição de eletrodomésticos (linha branca) e/ou material de construção.
“O Programa Cartão Recomeçar, de certa forma, vem favorecer o comércio local, tendo em vista que as famílias contempladas recebem de R$ 2.000,00 (dois mil reais), quando desalojadas, a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), quando desabrigadas”, conclui Antonieta Correa.
Ainda de acordo com a secretária, assim que passar a pandemia, as visitas serão retomadas.
Veja as exigências para as famílias terem acesso ao Cartão Recomeçar:
- Renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos à época do desastre;
- Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Residir em município em que foi declarada Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública por decreto estadual;
- Laudo definitivo sobre a situação de desabrigado, emitido pela Defesa Civil do município atingido.
Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário