JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Bispo orienta que paróquias suspendam eventos e encontros com aglomeração de pessoas

sábado, 14 de março de 2020

Bispo orienta que paróquias suspendam eventos e encontros com aglomeração de pessoas

O bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, divulgou na noite desta sexta-feira (13/03), novas orientações diante do aumento do caso de coronavírus no Brasil. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que, nesta sexta-feira (13/03), há 19 casos confirmados e 228 suspeitos no estado. De acordo com Dom Roberto, que também é o bispo referencial para a Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estão suspensos os encontros de Catequese e da Crisma nas paróquias em todo o território diocesano, também no que diz respeito a festivais, eventos de evangelização sejam transferidos para outras datas.
O Seminário Diocesano Maria Imaculada também irá suspender as atividades por 15 dias, antecipando as férias dos seminaristas, assim como a Escola Mater Ecclesiae de Campos. A Diocese de Campos está dividida em dois vicariatos, 10 foranias, 66 paróquias e 792 capelas, distribuídas em 17 cidades das regiões Norte e Noroeste fluminense.
“Já com relação às Celebrações Eucarísticas, se sugere na medida do possível, a multiplicação das mesmas, para evitar aglomerações em certos horários. Também que possa estar em vigor às celebrações para pequenos grupos, ou mesmo durante a semana da Celebração da Palavra. Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão deverão se deslocar também para o atendimento aos doentes. Sugerimos aos irmãos idosos, por integrarem o grupo de risco, que possam participar das Santas Missas transmitidas pela TV ou Web. Tudo isso, voltamos a afirmar é para uma cultura da vida e para vencermos juntos este flagelo que é o coronavirus. Sem diminuir em nada a nossa fé, mas alimento com a caridade, pois uma fé sem obras é uma fé morta”, apontou a nota de Dom Roberto Francisco.
Quais são as medidas de prevenção ao Covid-19?
O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:
– lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
– evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– evitar contato próximo com pessoas doentes;
– ficar em casa quando estiver doente;
– usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
– não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
– limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário