O Estado do Rio terá um sistema contra o roubo e o comércio ilegal de bicicletas, que inclui medidas como a tipificação deste tipo de crime nos registros de ocorrência e a criação de um cadastro de bicicletas roubadas e recuperadas. Este é o objetivo do projeto de lei 444/15, dos deputados André Ceciliano (PT) e Martha Rocha (PSD), aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta terça-feira (02/06), em segunda discussão. O projeto será enviado ao governador Luiz Fernando Pezão, que tem 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.
A proposta aprovada uniu projetos dos dois deputados sobre o tema e sugestões feitas pelo presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio, Raphael Pazos, em encontro realizado na Casa após o assassinato do médico Jaime Gold em um assalto na Lagoa, na Zona Sul do RIo.
Ex-chefe de Polícia Civil do Rio, a deputada Martha Rocha acredita que o registro de roubos de bicicleta será importante para combater os roubos. "A criação desse título vai permitir o olhar pontual sobre esse fenômeno. Eu não tenho a menor dúvida de que esse indicador vai facilitar o trabalho das polícias", afirmou.
Para André Ceciliano, o estímulo à identificação e o cadastro das bicicletas recuperadas vão ajudar os ciclistas. "Uma bicicleta roubada que é recuperada fica na delegacia, é difícil identificar o proprietário. Com esse cadastro, você vai estimular o proprietário a buscar a recuperação."
(Texto de André Coelho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário