Os professores da rede municipal de ensino têm um estímulo a mais no desafio de educar. Pela quinta vez, a Secretaria de Educação promove o Prêmio Professor Inovador, que premia as iniciativas de experiências educativas bem sucedidas implementadas nas escolas do município.
A apresentação dos projetos inovadores de 2014 aconteceu no dia 14 de novembro na Escola Municipal Orlinda Veiga e contou com a presença de professores e diretores das escolas dos três distritos. Cinco professores participaram de oficinas em que apresentaram, com muita criatividade, suas experiências, compartilhando com os demais colegas uma nova forma de ensinar, já experimentada com bons resultados durante o ano em suas salas de aula.
Foram inscritos cinco projetos na edição deste ano: Brincar, contar e saborear – professora Adriana Coutinho da Cunha; Contos da vovó – prof. Ana Luísa Simões Coutinho; Diversidade textual – prof. Marilda Souza Silva; Libras na sala de aula – prof. Fabíola de Lourdes Chaves; Tolerar e amar é só começar – prof. Stevam Eugênio M. Henriques. Os professores concorrem a dois tablets, um micro system, uma TV de 29 polegadas e um notebook.
A secretária de Educação, Silmeia Prevatto de Barros, falou sobre a satisfação de poder contar com professores que sonham e vivem uma educação mais produtiva e com resultados já aplaudidos pelos maiores interessados – os alunos. “A partir do sucesso em sala é que as experiências são compartilhadas. Ser inovador não é tarefa simples. Requer senso de prioridade, altruísmo, tempo, energia, enfim, envolve correr riscos e assumir desafios. Desafios que não intimidam os professores da rede de Porciúncula e por isso estamos diante de novas perspectivas de ideias e educação”, falou a secretária aos presentes.
O evento ainda contou com uma palestra do professor doutor Wagner Ferreira Lima, que apresentou o tema Redes de leiturização: do analfabetismo à formação leitora e com a apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Mirela Meira Lyra, que levou seu grupo de bate-lata, mostrando como a arte e a educação se complementam.
No dia 25 de novembro foi a vez de conhecer a colocação dos concorrentes. A equipe avaliadora selecionou assim os projetos inovadores: em primeiro lugar, o projeto da professora Ana Luísa Simões Coutinho, seguida pelos educadores Stevam Eugênio Henriques, Adriana Coutinho da Cunha, Fabíola Chaves e Marilda Souza Silva.
Os prêmios serão entregues no início do ano letivo de 2015, quando a Secretaria de Educação realiza uma grande festa de boas vindas e ocasião propícia para apresentar aos demais colegas docentes os inovadores do ano 2014.
Os vencedores de um projeto como este, na verdade, são todos os que acreditam que podem fazer mais pela educação e não esperam, vão e fazem.
Rosimere Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário