JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Rede social da Igreja na JMJ: E-Catholicus

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Rede social da Igreja na JMJ: E-Catholicus

Arede social da Igreja, lançada no dia 30 de abril, tem um dos seus principais objetivos convergir o público peregrino da jornada, virtualmente. O acesso à rede pode ser feito por meio do site www.ecatholicus.com.br , e o cadastramento gratuito é aberto a qualquer pessoa que queira se conectar.
 
Se o propósito da Igreja é ter um diálogo pleno e estar mais perto desse segmento de pessoas, a tecnologia e as redes sociais são ferramentas que os jovens usam como “nativos”, mas que a Igreja já “fala sem sotaque”, apesar de ser “forasteira” no ambiente. A propagação da Palavra também está buscando nas redes sociais, novos caminhos do diálogo e da aproximação dos fiéis. Este é o sentido da e-Catholicus, a rede social da Igreja.
“Para propiciar um espaço virtual de partilha e fraternidade e no contexto da JMJ Rio 2013, nasce a eCatholicus, que possibilita a conexão entre todas as células da Igreja presentes no Brasil e  também inclui os fiéis, ampliando o diálogo com a maior nação católica do mundo”, explica Fábio Castro, diretor da Promocat, empresa parceira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesse desenvolvimento.  O acesso à rede pode ser feito por meio do site www.ecatholicus.com.br, e o cadastramento é aberto para qualquer pessoa que queira se conectar. “Espaços virtuais também são espaços de evangelização, pois ali nós nos encontramos para mais uma forma de diálogo”, argumenta.
A nova rede social tem a missão inicial de ajudar na divulgação da JMJ Rio 2013, e torna-se também o ponto de encontro “antecipado” para os peregrinos que estarão no Rio para a Jornada, assim como aqueles que não poderão participar do encontro, mas que podem acompanhar tudo por meio da rede social.
 
E-Catholicus e o Anuário Católico
 
A eCatholicus foi criada com base no Anuário Católico e outra, dentre suas relevâncias, é a aplicação desse espaço virtual para ampliar e potencializar a captação de dados para o Censo da Igreja, mantendo a pesquisa sempre atualizada e em seu benefício, de forma perene e qualificada.
Todos os integrantes da Igreja têm uma página pessoal disponível, onde é possível postar mensagens, fotografias e vídeos, que podem ser compartilhados e comentados por quem tiver acesso ao perfil. Esse espaço virtual torna-se também, um novo ambiente de evangelização e propagação da Palavra, principalmente para os jovens.
 
A rede é mais uma via entre os religiosos e os leigos verem e ser vistos em suas comunidades, trocarem mensagens, experiências e expressões de fé, em uma linguagem acessível ao jovem, seja ele leigo ou religioso, dentro dos desígnios da doutrina cristã e segundo a fé católica. “Esta é, de fato, uma nova oportunidade que se abre para uma evangelização efetiva na internet.”, encerra Castro.
 
Sobre a JMJ
A Jornada Mundial da Juventude, evento que vai de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, espera reunir 2,5 milhões de peregrinos. Trata-se de um encontro internacional dos jovens com o Papa e nasceu da iniciativa do Papa João Paulo II, em 1984. O primeiro encontro foi realizado em Roma no ano seguinte, e se repete em espaços de dois ou três anos, em diferentes lugares do mundo, com o propósito de propagar a fé católica entre a população jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário