JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Jornada deve levar 2 milhões de pessoas ao Rio confira programação

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Jornada deve levar 2 milhões de pessoas ao Rio confira programação

A Jornada Mundial da Juventude, que começa na próxima terça-feira (23) no Rio e segue até o dia 28, é tida como o "maior evento católico do mundo" e deve levar cerca de 2 milhões de fiéis à cidade, interessados tanto em ver o papa Francisco ao vivo, em sua primeira viagem internacional, quanto em participar da peregrinação, que acontece desde os anos 1980.
A primeira jornada foi realizada em 1986, em Roma. Desde então, o encontro, que tem entre os seus objetivos "dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo", já passou por outras 11 cidades. Em 2011, em Madri, o evento reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Além dos atos principais – cerimônia de abertura, acolhida do papa, via-sacra, vigília dos jovens e missa de encerramento -, serão realizados catequeses, uma feira vocacional e eventos culturais envolvendo os peregrinos espalhados pelas paróquias da cidade.
No dia 23, às 19h, será realizada em Copacabana, na zona sul da cidade, a Missa de Abertura. Celebrada pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, a missa é o único ato central sem a presença do papa e será seguido por apresentações musicais na praia.
No dia 24 começam as catequeses, que acontecem em 20 idiomas diferentes. Ao todo serão 133 locais celebrando missas em português, 50 em espanhol, 25 em inglês, 15 em italiano, 15 em francês, oito em alemão e cinco em polonês. Também serão realizadas missas em croata, dinamarquês, esloveno, euregio (idioma falado em parte da Alemanha e da Holanda), grego, holandês, húngaro, lituano, romeno, russo, tcheco, ucraniano e árabe.
As catequeses irão ocorrer entre as 9h e às 13h nos dias 24, 25 e 26 em locais próximos aos de hospedagem e foram divididas de acordo com o idioma dos peregrinos.  Nesses locais também serão realizadas missas e confissões, além da distribuição do café da manhã, entre 7h e 8h.
No dia 25, enfim, os peregrinos dão as boas vindas ao papa, também na praia de Copacabana. A cerimônia começa às 18h e conta com uma missa e a apresentação de diversos artistas, entre eles a cantora Fafá de Belém que interpretará a canção-tema do Círio de Nazaré.
No dia 26 terá início a programação de atividades para os romeiros em Copacabana com a oração conjunta do terço da misericórdia às 15h.  Às 17h começa apresentação da Via Crucis, que terá 14 estações. Além de Cássia Kiss, que interpretará a virgem Maria, está confirmada a participação da apresentadora Ana Maria Braga e dos atores Murilo Rosa, Eriberto Leão e Lívia Aragão.
Já no dia 27 acontecem dois dos momentos mais esperados pelos romeiros – a peregrinação e a vigília, que segue madrugada adentro até missa de encerramento, realizada pelo papa Francisco às 10h30 do dia 28 no Campus Fidei, em Guaratiba, na zona oeste da cidade, palco principal do evento.
A programação da vigília começa no dia 27 pela manhã com apresentações de bandas e DJs. Serão 13 shows com cerca de 50 atrações reunidas. Entre os destaques estão o padre Marcelo Rossi e Luan Santana e a participação do ator Tony Ramos.
A única forma de acessar o Campus Fidei é a pé. Os peregrinos terão que caminhar 13 quilômetros por meio de rotas iniciadas nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Recreio dos Bandeirantes, também na zona oeste. A caminhada é uma tradição da jornada.
No dia 28, às 9h30, a organização planeja, ainda, realizar um flash mob gigante com os peregrinos presentes em Guaratiba como forma de homenagear o pontífice. Depois da missa de encerramento, o papa irá anunciar onde será a próxima Jornada.
Entre os dias 23 e 26 também será realizada a Feira Vocacional, a fim de "levar o jovem a perguntar qual é o sentido e missão de sua vida". A feira acontece na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade, e abriga 130 estandes individuais, além de confessionários, praça de alimentação, palco e tendas para missas, adoração e oficinas. Segundo a organização, as tendas podem ser usadas por padres que querem celebrar missas com seus grupos e os palcos serão destinados a shows católicos e pregações.
Há ainda outras 400 apresentações, entre shows, vigílias, exposições, recitais, filmes, peças de teatro e danças realizadas durante toda a semana em diferentes áreas do Rio de Janeiro, que podem ser consultadas no site da Jornada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário