Iniciativa aconteceu no Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida
Foto: Divulgação
Na última terça-feira, dia 10 de abril, o Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida, no município de Santo Antônio de Pádua, recebeu o Projeto TRE vai à Escola. Cerca de 150 alunos do ensino médio assistiram à palestra da juíza Cristina Sodré Chaves, titular da 34ª Zona Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro. No encontro, a magistrada falou sobre as atribuições da Justiça Eleitoral; a importância do voto consciente e do exercício da cidadania, entre outros assuntos.
Em linguagem didática, a juíza ressaltou, entre outras coisas, que o voto é secreto e com total garantia de sigilo, resguardando o cidadão de quaisquer ameaças de coerção. Acrescentou também que o bom uso do voto faz toda a diferença para a manutenção das bases democráticas de cada país, alertando para a importância de se conhecer o histórico dos candidatos. "Nós também temos que fazer a nossa parte; não é só a Justiça que tem de ver se um candidato é bom ou não", afirmou.
Idealizado pela diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Ana Teresa Basílio, com o apoio do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, o Projeto TRE vai à Escola consiste na promoção do exercício livre e consciente da cidadania por intermédio da realização de palestras, pelos juízes eleitorais do Estado do Rio de Janeiro, que tratam de temas como: atribuições da Justiça Eleitoral; significado e consequências do voto; exercício da cidadania, democracia e temas conexos.
Tags: TRE TRE-RJ Santo Antônio de Pádua
Fonte: NF10.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário