Com a finalidade de diplomar os participantes dos cursos ministrados pelo Sindicato Rural de Santo Antônio de Pádua/Senar/Rio em parceria com o a Associação de Moradores de Santa Cruz (AMSC) realizou-se um almoço dançante na praça local no último dia 08 de abril, domingo, a partir das 10h. O evento foi animado com o show de Ivan e Muniz patrocinado pelo amigo da AMSC Elton Brum..
O público, além de saborear a típica comida caseira teve a oportunidade de assistir o desfile das bolsas ecológicas e conhecer as demais peças artesanais feitas com fibras de bambu, bananeira e bucha. Todas as peças confeccionadas durante as oficinas pelas moradoras da comunidade, foram expostas na praça durante o evento.
A verba arrecadada durante a confraternização será revertida em materiais para construção da sede da associação.
A AMSC através do Vice Presidente Claudevan Silva em conjunto com a Diretora de Cursos Mirian Brum Leite, com as instituições parceiras, Senar-RJ, Igreja Batista de Santa Cruz ,Igreja de São Tiago ( Santa Cruz ), Emater Rio, Sebrae-RJ, Sindicato Rural e o veterinário da EMBRAPA e proprietário do Rancho Agropecuário Antônio Candido Leite possibilitaram a realização dos cursos: Qualidade do leite, Casqueamento, Manejo sanitário, Doma racional,Rédea ,Fibras: bambu, bananeira e Informática, oferecidos gratuitamente às pessoas da comunidade entre 2011 e início deste ano.
Segundo a coordenadora Mirian, um dos objetivos dos cursos é qualificar e valorizar a mão de obra do homem e da mulher do campo, incentivar a produção agropecuária da região, além de estimular a criação e comercialização do artesanato local.
O vice-presidente Claudevan Silva da AMSC diz que os resultados começam a surgir, mas ainda há muito trabalho a ser feito. “Durante este mês de março a Secretaria Estadual de Agricultura do Estado do Rio por intermédio do Vereador Cassiano enviou máquinas e caminhões para a comunidade a fim de amenizar o estado precário das estradas que ligam Santa Cruz a localidade de Maromba”.
Enquanto isso outras reivindicações são diariamente feitas através de ofícios enviados aos órgãos competentes. “Apesar da diretoria da AMSC receber respostas do prefeito do município referente a algumas solicitações, até o momento não houve a concretização efetiva de nenhuma obra”. Afirma Claudevan.
Entre as solicitações mais urgentes está a necessidade de pavimentação de ruas, construção de uma capela mortuária, além de obras na rede de esgoto, canalização adequada das águas das chuvas, que sempre alagam os quintais no verão. Ressalta ele.
O Secretário do Meio Ambiente e da Defesa Civil do município, em visita ao distrito no início do mês de março reconheceu a necessidade das obras e garantiu encaminhar a solicitação da AMSC ao prefeito José Renato Padilha com a finalidade de obter uma resposta rápida para solução destes problemas que há anos incomodam os moradores.
Diretoria de Comunicação
Associação de Moradores de Santa Cruz (AMSC)
Jornalista responsável Nea Gesualdi
Tel: (22) 3853-5630/ (22) 3853-5425 begin_of_the_skype_highlighting (22) 3853-5425 end_of_the_skype_highlighting
E-mail: ssociacaodemoradoresdesantacruz@yahoo.com.br/ neagesualdi@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário