Hoje, dia 29 de Outubro, Dia Mundial do Combate ao AVC, data a qual é marcada pela conscientização e combate acerca do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nós do JORNAL SEM LIMITES, falamos um pouco sobre os principais sinais e o que fazer ao se deparar com uma pessoa com suspeita de AVC.
O Acidente Vascular Cerebral, mais popularmente conhecido como AVC, acontece quando vasos levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais homens do que mulheres, e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações no Brasil e em todo o mundo.
LEMBRANDO que, quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa.
Existem 02 tipos de AVC, que ocorrem, por motivos diferentes:
-AVC hemorrágico: ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, podendo causar morte com mais frequência.
- AVC Isquêmico: ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). É o mais comum e representa cerca de 85% de todos os casos.
SINTOMAS: independentemente do tipo de AVC que ocorre, os sintomas principais são:
- fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo
- confusão mental
- alteração da fala ou compreensão
- alteração na visão, podendo ser em um ou ambos os olhos
- alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar
- dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
FATORES DE RISCO: existem alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de ocorrência de um AVC, seja ele de qualquer tipo, são eles:
- Hipertensão, diabetes tipo2, colesterol alto, sobrepeso, obesidade, tabagismo, uso excessivo de álcool, idade avançada, sedentarismo, uso de drogas ilícitas, histórico familiar, ser do sexo masculino.
Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento do AVC, no entanto, muitos podem ser prevenidos dependendo apenas da pessoa, são eles:
- Não fumar
- Não consumir álcool
- Não fazer o uso de drogas ilícitas
- Manter alimentação saudável
- Manter o peso ideal
- Beber bastante água
- Praticar atividades físicas regularmente
- manter a pressão e a glicose sob controle
A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC.
IMPORTANTE: caso qualquer um desses sintomas apareçam, é fundamental ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU- 192) ou levar a pessoa imediatamente a um hospital para avaliação clínica detalhada. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances de sobrevivência e recuperação total.
Realize seu check-up conosco e previna-se contra o AVC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário