JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Responsáveis pelo canil municipal de Pádua visitam UENF, buscando soluções de melhorias para o local.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Responsáveis pelo canil municipal de Pádua visitam UENF, buscando soluções de melhorias para o local.

Sala de reuniões da UENF - Prof. Helena Hokamura, Sec. Marco Tobias, Edgar diretor do canil, Tiago Médico Veterinário no canil

Na última Terça-feira dia 26/06, o Secretário de Segurança Pública Marco Tobias, juntamente com os responsáveis pelo Canil Municipal de Santo Antônio de Pádua, o Diretor geral Edgar, e o veterinário Tiago estiveram em uma reunião em Campos dos Goytacazes, na Universidade UENF com a professora e Médica Veterinária Helena Hokamura para tratar a respeito de melhoramento estrutural do canil, tal qual traçar estratégias para diminuição de abandonos e controle de população de animais errantes.

Tiago Médico Veterinário do canil, Prof. Helena Hokamura, Sec. Marco Tobias, Edgar diretor do canil

Foi citado também a questão do castra-móvel e de como esse método muita das vezes, pela própria experiência da professora, não é eficaz e nem seguro para realização de cirurgias de castração, por conta da falta de estrutura que essa ferramenta apresenta. Além do mais, para que o procedimento da castração seja realizado de forma segura, não é necessário apenas uma sala cirúrgica, existem protocolos de pré e pós operatório que devem ser feitos, onde o veículo impossibilita, por questões de espaço e grande demanda de pacientes. 

Campus UENF
Entretanto isso não quer dizer que essa ferramenta não possa ser usada para outras funções, como um ambulatório veterinário, para os animais da população. 

É importante salientar que uma das estratégias discutidas foi a de coleta de dados e chipagem dos animais assim que chegarem ao canil, dessa forma cada indivíduo terá seu banco de dados e caso seja adotado e venha a voltar as ruas com o chip é possível identificar que esse animal já foi alojado no canil e voltou as ruas após a adoção, facilitando assim encontrar o indivíduo que o adotou, e retornou com ele paras ruas. 

Utilizando essa estratégia também, é possivel ter uma métrica para acompanhar a evolução do animal enquanto está alojado no canil, realizando novas coletas de dados, e comparando-as com as da chegada, é possível saber como os animais estão sendo tratados no canil.

Uma das falas da professora, foi relizar atividades de promoção educaional, a respeito da importância de não abandonar animais, pois além de ser um crime é questão de segurança pública. Animais circulando em vias públicas sem uma tutoria pode ocasionar acidentes de trânsito ou até mesmo atacar pedestres.

Além desse, como Pádua é a única cidade que tem um canil municipal, na região, muitos municípios de divisa abandonam animais na cidade,por esse motivo a tentativa de realizar um consórcio com municípios vizinhos e Governo do Estado pode ser estudada. 

Texto: Kauan Rocha - Jornal Sem Limites

Nenhum comentário:

Postar um comentário