O Jornal Sem Limites esteve no Canil Municipal de Santo Antônio de Pádua nesta semana após diversos vídeos divulgado em rede soicial apontando um abandono na unidade e sem agendamento prévio o Jornalista Marcius Mendes e seu cenografista Kauan Rocha visitaram a unidade e se depararam com uma realidade bem diferente apontada em vídeos.
O diretor do Canil sr. Edgar nos deu total acesso ao local e vimos animais e baias bem limpas e cuidadas uma estrutura que deixou a equipe do Jornal Sem Limites muito tranquila referente aos cuidados que o município tem com esses animais.
Lembramos que Santo Antônio de Pádua é o único município que tem um canil municipal o outro município mais próximo com um canil é Campos do Goytacazes, com isso muitos animais são abandonados em nossa cidade colocando hoje o canil com a sua capacidade máxima atingida.
Ao Jornal Sem Limites o Prefeito Paulo Roberto Pinheiro (Paulinho da Refrigeração), falou sobre às falsas denúncias e deixou aberto a visita de qualquer um ao canil e inclusive aqueles que queiram ajudar de verdade, que doem ração, adote os animais que lá estão ou até mesmo fazer a recreação com os animas.
Uma herança que o governo atual herdou, onde foi construído não é um local ideal, pois a área era próximo ao lixão desativado e ao lado a fábrica de reciclagem, com difícil acesso e longe de tudo. Na festa de Santo Antônio o Prefeito divulgou em primaria mão, ao Jornal que já tem uma nova área para realocar o canil com uma estrutura nova a ser construída em local de fácil aceso. E falou sobre o castra-movel que foi entregue ao governo somente uma caixa e que já esta sendo mobiliado e em breve estará ativo também.
De acordo de fontes do Jornal Sem Limites, a prefeitura busca o melhor ambiente para os animais que já sofreram muito. O melhor amigo do homem merece toda atenção e cuidado. Por isso, os cerca de cento e noventa cães que, hoje, recebem tratamento no Canil Municipal, estão sendo cada vez mais bem cuidados. Tudo graças às obras de manutenção e melhoria das instalações da unidade, administrada pela Prefeitura de Santo Antônio de Pádua.
Foram realizadas melhorias na infraestrutura do canil, que hoje conta com trê funcionários e três veterinários que atuam em esquema de escala de domingo a domingo.
Recentemente, foram construídas cerca de vinte e quatro baias para a separação de animais. Por lá, cada indivíduo é separado por um grupo, usando critérios de temperamento, sexo e porte. Uma sala de cirurgia também está em fase de finalização para prestar primeiros socorros aos animais que chegam à unidade, vítimas de maus tratos e abandono, e também para castração, uma ação que além de controlar a superpopulação de rua, evita diversas doenças. Além disso, para evitar o contato excessivo dos cães com à terra e a proliferação de doenças, o pátio do canil recebeu uma cobertura de cimento.
“Buscamos proporcionar o melhor ambiente para esses animais que já sofreram muito. Trabalhamos desde a captação, resgatando das ruas e de casas com maus tratos, até a recolocação em novos lares”. Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua RJ.
Texto: Marcius Mendes/ Jornal Sem Limites
Nenhum comentário:
Postar um comentário