JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Prefeito de Itaperuna prestigia curso de capacitação do Programa de Saúde Mental

quinta-feira, 24 de março de 2022

Prefeito de Itaperuna prestigia curso de capacitação do Programa de Saúde Mental

 Em Itaperuna, RJ, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, prestigiou o curso de capacitação do Programa de Saúde Mental, realizado no auditório do Hospital São José do Avaí (HSJA).



Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de Saúde Mental, o curso abordou importantes temas, dentre eles, "História da Loucura e Reforma Psiquiátrica". Também participaram do evento Adriana Levone, secretária Municipal de Saúde; Rosimeire Almeida, coordenadora Municipal de Saúde Mental; demais autoridades e convidados.

De acordo com a secretária de Saúde Adriana Levone, o curso de capacitação é de suma importância para os profissionais do setor.

“Esse curso de capacitação é de suma importância para os nossos profissionais e vem atender as demandas do setor. A Secretaria de Saúde vem valorizando essas iniciativas, além de buscar parceiros, a fim de implementarmos cada vez mais, iniciativas como essa. Todos vocês estão de parabéns e espero que aproveitem bem essa oportunidade”, diz Adriana.

O prefeito Alfredão também parabenizou a todos os envolvidos no planejamento do curso.

“Em nome da coordenadora Rosimeire Almeida, eu parabenizo a todos os envolvidos no planejamento desse importante curso. Entendo que os cursos e treinamentos são importantes para todos os profissionais. Espero que todos possam aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível. Grande abraço e um excelente curso”, deseja Alfredão.  

UM POUCO MAIS SOBRE A CAPACITAÇÃO

Repensar a Saúde Mental é cada vez mais necessário e não há melhor forma de repensar a ‘loucura’ do que, montar-se uma linha do tempo, com os principais elementos que atravessam as ações e intervenções em Saúde Mental, por terem concepções diferentes de crenças sociais e formas de tratar ao longo do tempo.

E é por isso, que a Coordenação Municipal de Saúde Mental de Itaperuna lançou a proposta do Programa de Saúde Mental, entrando em contato com reflexões pleiteadas na qualificação, que tem como projeto a educação continuada na compreensão dos atravessamentos e crenças sociais que giram em torno do estereótipo do ‘louco’ na sociedade. 

A psicóloga e supervisora clínica institucional Patrícia Durans ministrou a fala nomeada como “História da Loucura e Reforma Psiquiátrica” e posteriormente, foi aberto aos profissionais a fala direcionada às ações em Saúde Mental e os atravessamentos de todas estas crenças, possibilitando aos profissionais uma análise crítica sobre suas funções no aqui e agora, como agente reforçador ou não de práticas manicomiais.

A qualificação contou com a presença em peso dos dispositivos de Saúde Mental do Município de Itaperuna: CAPS II, CAPS AD, CAPS i, Residências Terapêuticas, P. U. e Ambulatório Ampliado de Saúde Mental. 

“A Saúde Mental evolui na medida que entende ser dinâmica e construída. Repensar em crenças, práticas e ações fazem parte do trabalho do profissional de Saúde Mental. Estamos dando nosso melhor, aos nossos usuários e familiares”, reforça Rosimeira Almeida, que ao final, propôs um fechamento com a reflexão dos profissionais sobre suas funções como agentes em Saúde Mental.

DECOM - Itaperuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário