JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Golpistas se passam por servidores da Justiça para aplicar golpes

sexta-feira, 25 de março de 2022

Golpistas se passam por servidores da Justiça para aplicar golpes

 


A Central de Mandados de Maricá alertou que golpistas estão enganando pessoas com o “golpe da falsa intimação de testemunha”. Os criminosos encaminham mensagens, por meio do Whatsapp ou e-mail, com falsas intimações em nome do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O golpe é aplicado como se o destinatário estivesse sendo intimado por um oficial de Justiça a comparecer em uma audiência judicial como testemunha (conforme prints de tela abaixo). 

Nas mensagens falsas enviadas contêm link para que seja visualizado o mandado de intimação. Dessa forma, ao clicar os criminosos podem subtrair dados pessoais das vítimas ou clonar seus números de celulares para aplicar outros golpes. 

O Setor de Fiscalização de Serventias Judiciais do 2º NUR do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informa que pode se tratar de um golpe denominado “Phishing” e que situações similares também ocorreram nos Tribunais de Santa Catarina, Amazonas e Minas Gerais, em dezembro de 2021.

A situação foi relatada à Corregedoria Geral da Justiça que alerta a população sobre o crime cibernético em questão e reforça que o Tribunal de Justiça não se comunica via aplicativo de mensagens.

Fonte: CGJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário