Inaugurada em 12 de junho de 1998, a CAP - Casa do Artesão de Porciúncula surgiu como um espaço real de produção e venda de produtos artesanais. O empreendimento foi fruto de um convênio entre o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo e a Prefeitura de Porciúncula – MICT/PMP.
Mantida exclusivamente pela Prefeitura Municipal, a CAP apóia os artesãos oferecendo cursos, estimulando a produção e efetuando a comercialização dos produtos artesanais. Para usufruir dos benefícios da CAP, o artesão deve cadastrar-se na Associação Casa do Artesão.
Pelo convênio firmado com a associação, a Secretaria Municipal de Cultura direciona recursos para a manutenção da Casa do Artesão. Além do suporte técnico, a administração municipal é responsável pela cessão de funcionários, aluguel e outras despesas.
Na época de sua criação, em razão da grande repercussão e sucesso, a entidade serviu de modelo para a criação de várias associações em outras cidades do Estado do Rio de Janeiro e até outros estados. Foi também o ponto de partida para o desenvolvimento do artesanato de Porciúncula, além do resgate cultural, e da geração de renda para os artesãos com a comercialização no showroom e em feiras regionais, estaduais e até nacionais.
O sucesso do artesanato porciunculense deve-se também ao apoio da prefeitura, através de uma assistência constante, bem como das parcerias firmadas com o Sebrae-RJ, instituições e órgãos governamentais, oferecendo a consultoria de profissionais especializados para o aprimoramento profissional do artesão, cuja atividade vem se consolidando.
Com peças exclusivas, dotadas de grande originalidade, feitas por artistas, com técnicas artesanais primitivas em cipó, bambu, sementes, brejaúba, palha, corda, contas, couro e retalhos de malha e outros materiais, os artesãos porciunculenses desenvolvem seus trabalhos artesanais, utilizando elementos da natureza e matérias primas abundantes na região.
Nestes vinte anos de atividade, a Casa do Artesão obteve grande êxito, divulgando o artesanato municipal e alcançando destaque e projeção para a cultura de Porciúncula. Em função do talento, bom gosto e ineditismo de seus trabalhos, os artesãos receberam inúmeros prêmios em âmbito estadual e até federal, como: Prêmio Cultura Viva, em 2008, O Melhor Bordado do Estado do Rio de Janeiro, em 2013 (quando foram premiadas três bordadeiras do município).
Ivana de Paula
Assessoria de Comunicação
SMC/PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário