JORNAL SEM LIMITES DE PÁDUA_RJ: Prefeitura de Varre-Sai implanta nova forma de coleta de lixo

segunda-feira, 26 de março de 2018

Prefeitura de Varre-Sai implanta nova forma de coleta de lixo



















Visando resolver um antigo problema do município,  a Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou uma nova forma de lidar com o lixo.  A empresa A&R Natividade Construtora LTDA -ME será a responsável pelo serviço de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares urbanos e rurais até um aterro licenciado na cidade de Campos dos Goytacazes, localizado a 162 km de Varre-Sai.
O secretário municipal de Obras de Varre-Sai, Jean Pierre Vieira Valentim, lembrou que em 2010 foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre Prefeitura, Ministério Público e municípios vizinhos (Natividade, Itaperuna, Porciúncula), onde seria feito um consórcio com os mesmos para dar destino final aos resíduos sólidos dos municípios, o que teria se arrastado ao longo do tempo sem o consórcio sair do papel. Sendo que em 2012,  a Prefeitura foi notificada, gerando um processo que determinou que o município se adequasse à legislação ambiental e que se acabasse com os lixões.
Quando o prefeito Silvestre José Gorini  assumiu o governo se deparou com a situação precária do local onde se colocava o lixo de Varre-Sai e a coleta que era realizada. Em reunião com o secretário Jean Pierre, o prefeito se mostrou preocupado com os danos ambientais já causados ao município,  determinando que teria que solucionar o problema que poderia acarretar ainda multas à Prefeitura e ao gestor.
O prefeito decidiu disponibilizar os recursos para a elaboração de um projeto que fosse viável financeiramente para o município e que atendesse às exigências da Lei de Resíduos Sólidos.
“Com esse projeto, estamos trabalhando para que Varre-Sai possa obter o Selo Verde, o que possibilitará ao município receber recursos federais do Ministério das Cidades”, ressaltou o secretário de Obras de Varre-Sai.
O prefeito de Varre-Sai afirmou que uma das primeiras preocupações ao assumir o governo foi resolver o problema do lixo.
“Aprovamos o projeto para atender à legislação vigente e ainda zelamos pelo nosso meio ambiente. E o próximo passo, será a coleta seletiva para fazermos uma cidade mais limpa e saudável. Uma cidade linda como a nossa, com esse clima extraordinário! Faltava essa iniciativa para transformá-la em um local com um padrão de vida (sanitário) de primeiro mundo”, concluiu o prefeito.
Na primeira fase de implantação do serviço, a empresa contratada está conhecendo a realidade e a demanda para então estabelecer horários e rotas a serem definidos posteriormente. O serviço vai abranger ainda a zona rural do município com coleta a ser realizada em dois dias da semana, que também terão as datas definidas e divulgadas futuramente.


Silaine Terra
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Varre-Sai
Fotos :Elcinei Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário